Pelo jeito, as marcas de automóveis tipicamente americanas estão com os dias contados. Agora é a vez da Mercury estar na marca do pênalti. De propriedade da Ford, a Mercury amarga uma imensa queda nas vendas – hoje emplaca apenas um quarto do vendia há dez anos.
Seu portfólio está esvaziado e se resume a versões de carros da Ford e da Lincoln com seu emblema – o Milan, por exemplo, é um Fusion remodelado. Segundo a agência Bloomberg, Allan Mullaly, o CEO da Ford, estaria negociando com os concessionários da marca para encerrá-la a partir de julho.
Se isso ocorrer, o que é praticamente certo, sobrarão apenas a Lincoln e a Cadillac entre essas marcas com cara de Estados Unidos.
Estas fábricas americanas poderiam resumir as marcas 'vazias' a um modelo de carro, se é q se pode fazer isso lá nos USA… pq fechar uma unidade é o de menos. É q fica bastante pobre pra história do automóvel perder alguns nomes como Cadillac.
A indústria automobilística americana se perdeu nas últimas décadas com modelos diferentes que na verdade eram repetições…a Mercury era como a Oldsmobile e faz todo o sentido sair do mercado.
Achei que a segmentação da Chrysler sob comanda da Fiat está fazendo todo o sentido. Dodge como esportivos, Chrysler como luxuosos, Jeep para utilitários esportivos e RAM para utilitário propriamente ditos. Ainda cabe a Fiat pra ser uma marca de carros urbanos e a Alfa pra um segmento mais premium. GM e Ford estão precisando de uma gestão de marcas mais européia tb…
Aqui no México a Pontiac já fechou suas portas. Tanto que as concessionárias Pontiac / GMC ou estão fechando as portas ou virando Chevrolet. Mercury existe uma ou outra, assim como Lincoln.
Acho que o mercado norte-americano de veículos foi um dos últimos a se tornar realmente globalizado e isso é uma tendência natural. Com isso, é natural que uma ou outra marca que simplesmente adotam características estéticas diferenciadas deixem de existir pra reduzir custos. Pontiac, Saturn, Mercury, Lincoln, Oldsmobile… A única que ainda goza de algum prestígio é a Cadillac, considerada "A Mercedes americana", mas acho que não por muito tempo, primeiro porque só tiozão das antigas compra carros dessa marca. Por mais desenho ousado como o CTS, não encanta todo mundo não…
So porque eu queria comprar um Mercury Grand Marquis a Ford decide fechar a Mercury
@Leandro Pi
Com certeza. Afinal a Fiat é a primeira marca do mundo né amigo ?? A Ford é a marca que mais cresceu nesses ultimos 2 anos amigo. A unica marca americana que nao pegou empréstimo governamental. A Mercury foi criada pela Ford para suprir uma lacuna entre a Ford e a Lincoln. Hoje devido ao padrão dos carros Ford a Mercury perdeu a razão de existir e muito lógico o seu fechamento. Alan Mulally vem fazendo uma excelente gestão junto a Ford fazendo ela lucrar somente nesse trimestre mais de 2 bilhões de dólares.
A Fiat está tentando tirar agua de pedra da Chrysler. O que eu acho bem dificil e complicado. Americano não gosta da Fiat e nem de carros da Fiat. A Alfa já não deu certo por lá e são grandes as chances de não dar certo de novo. Achei uma burrice tremenda da Fiat criar uma nova marca chamada RAM. Não sei pra que. Mais gastos a troco de nada. A Fiat está indo na contramão. As marcas estão sendo extintas e ela vem criar marcas inutilmente. Fora a tradição que era o cabrito montanhês da Dodge. Enfim….
A Ford é a marca norte americana com melhor gestão. Muito antes de haver nuances da "crise" estabelecida por lá, já havia começado a vender e extiguir marcas. Isto demonstra uma inteligência administrativa à frente das concorrentes, deixando de vislumbrar apenas o tamanho da empresa e focando na lucratividade.
Inúmeros produtos "gêmeos" não mais fazem sentido.
@Carlos
Desculpe, acho que não me fiz ser entendido.
JUSTAMENTE uma inclinada mais para a boa segmentação que a FORD vem adotando há pouco tempo (menos de 1 década) é que faz dela uma empresa melhor gerida que a GM ou Chrysler. Mas isso é MUITO recente…
Isso é algo que os europeus sempre fizeram melhor. A Chrysler e a GM estavam perdidas e acho (isso é obviamente a minha opinião) que o serviço da Fiat está no caminho correto (por mais bizarro que parceça, RAM é um top of mind que a própria Dodge não consegue ser e todos sabemos da importância que as pick-ups parrudas representam para os americanos).
Agora falar que a Ford nunca teve os problemas da GM, vc esta´de brincadeira ou vc é muito jovem! A FORD sempre esteve com a saúde financeira bem ruim. Não pediu ajuda para o governo no ano passado, é verdade, mas quantos anos não teve de prejuízo e baixo crescimento???
Não entendi o comentário sobre a primeira marca do mundo…
@Leandro Pi
Não disse que a Ford nunca teve problemas financeiros. Aliás, todas as marcas tiveram e ou tem. A Citroen faliu, a Fiat quase quebrou, a BMW e a Mercedes não andavam tão bem a pouco tempo. Ou seja, todas marcas européias.
Eu só acho que os EUA sempre foram um país muito próspero e rico, e isso se refletia na cultura de administração empresária e consequentemente nas empresas automobilisticas. O Fordismo era um sistema de produção que exigia riquesa, por isso a Toyota não conseguiu seguir esse sistema e inventou um sistema bem mais enxuto e viável do ponto de vista economico.
Enfim… só to querendo dizer que a Ford está se adequando a nova realidade e isso não tem a ver com má administração e sim com ideal cultural.
FIQUEI MUITO CHATEADO DA FORD FECHAR A MERCURY, POIS EU SEMPRE GOSTEI DOS CARROS DA MARCA, COMO O MERCURY SABLE, DESDE O MODELO DE 1986 ATÉ O ÚLTIMO, O MERCURY MOUTAINEER, O MERCURY GRAND MARQUIS E O MERCURY MARINEER, POIS OS CARROS DA MERCURY EU VEJO MUITOS COMERCIAIS NO YOUTUBE PRINCIPALMENTE OS DE 1985, 1986, 1987, 1988 E ASSIM VAI, MAS A FORD FOI A MARCA QUE NÃO PEGOU EMPRÉSTIMO DO GOVERNO AMERICANO E A FOI A MARCA QUE MAIS CRESCEU EM VENDAS NOS EUA 43% EM 2009, A PONTIAC TAMBÉM NÃO GOSTEI MUITO DE TER FECHADO AS PORTAS, POIS EU VEJO MUITO OS COMERCIAIS DA PONTIAC DE 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, ENTRE OUTROS E ATÉ COMERCIAIS DE CONCESSIONÁRIAS COMO O CASO DA PARK PONTIAC, QUE É DO CANADÁ, DA CIDADE WINNIPEG E ESTÁ FUNCIONANDO ATÉ AGORA, OS CARROS DA OLDSMOBILE TEM MUITOS MODELOS CIRCULANDO PELOS EUA E DA PLYMOUTH TAMBÉM, SÃO CARROS QUE MUITOS AMERICANOS TEM AINDA E CUIDAM COM CARINHO