A divisão argentina da General Motors fez um belo trabalho no protótipo do Chevrolet Cobalt. Ele, um sedã compacto aliás, tem até farois com leds! Pois bem, o carro acaba de ser apresentado pela marca no até agora agitado Salão de Buenos Aires, que já reuniu as apresentações do Renault Duster nacional e a nova picape Ford Ranger. No entanto, o lançamento do novo carro na versão definitiva está programado somente para o segundo semestre deste ano, tanto na Argentina, onde será feito, como no Brasil.
O Cobalt parece bastante uma versão sedã do Agile, mas usa outra plataforma, uma variante do Opel Corsa D. Segundo a divisão “hermana” da GM, o sedã terá desde opções com motor 1.3 até 1.8, englobando versões a diesel e gasolina. O carro também será vendido em diversos mercados pela Europa, Oriente Médio, África e América do Sul como uma alternativa ao Corsa Sedan e o Astra, que finalmente serão substituídos.
A montadora também divulgou imagens do interior do carro, que por sinal é bem interessante. O volante é uma versão reduzida da direção do esportivo Camaro, enquanto o painel lembra o novo sedã Malibu, famoso por seus artigos de luxo. O que mais chama atenção nessa parte do carro é a tela de 7″ no centro do console e os detalhe cromados pela cabine. A marca ainda não fala sobre os prováveis preços para o lançamento.
“Estava louco para fazer o post do Cobalt hoje, mas um imprevisto me fez passar o dia no hospital. Antes de mais nada, corrigi o erro do segundo parágrafo que dizia que o modelo é ‘versão sedã do Agile’. Peço desculpas. Quanto ao carro, a imagem de ontem havia me dado esperanças de um acerto de design, mas hoje, vendo por inteiro, me decepcionei um pouco.
O Cobalt não é tão assustador quanto visto naquela foto do mockup. Precisou, sim ,de uma maquiagem, um “batozinho”, uma roupa bonita para ficar melhor, mas o sedã tem suas qualidades visuais. Se for mesmo apenas um rival para o Logan, com preço na casa dos R$ 35.000, ótimo. Agora se é esse carro que vai brigar com o New Fiesta Sedan aí é mais um tiro n’água da GM, na minha opinião. O painel de instrumentos foi transplantado do Aveo, com conta-giros analógico e velocímetro digital. Gostei, como também do console e do visual do interior. Se ao vivo é tudo isso que as fotos produzidas sugerem não sei dizer.
Apesar disso, ainda chutaria esse carro em troca do Aveo Sedan.
Ricardo Meier”
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ACHO QUE ESSE BELO AUTOMÓVEL SERÁ PRODUZIDO EM SÃO CAETANO.
Vamos agora ao Combalido, digo Cobalt de produção:
– Rodas de 15 polegadas no máximo. Talvez 16 numa versão Sport ou como opcional.
– Maçanetas sem pintura. Com pintura somente nas versões mais caras.
– Farol de parábola única, ou seja compartimento gigante para o farol, porém para iluminar pouco, assim como os irmãos Agile e Montana.
– Retrovisores sem pisca-pisca.
– Régua cromada na tampa do porta-malas.
– Gravata da S10/Blazer na tampa do porta-malas.
– O interior com o mesmo desenho e olhe lá, porém com material bem mais simples e barato.
– …
Cobalt:
Ressaltos nos pára-lamas com cortes abruptos resultando em design de gosto totalmente discutível. Os ressaltos não possuem harmonia e contornos e simetria como ocorrem nos "desenhos fluídos" da linha da Hyundai.
Minha Conclusão: Design lateral reprovado.
Frente seguindo o estilo do Ágile, com grade e farol desproporcional. Se o carro for olhado de frente, algo que esta imagem não mostra, mas um blog da argentina apresenta em imagem disponível de frente, fica evidente um design mais crítico ainda, pois a frente parece o "rosto" de uma baleia beluga "baleia branca".
Frente reprovada.
Já o restante do capô, teto, porta-malas, colunas, traseiras, painel…aprovado.
Resultado final é reprovado, pois os ressaltos laterais e a frente grande em demasia, provocam grande impacto negativo no carro por inteiro.
Nota abaixo da média.
Fico com os concorrentes.
Não é assim que a GMB vai dar a volta por cima no mercado nacional.
@Comanche, você foi muito feliz na analogia da frente do Cobalt com o "rosto" da baleia branca. Parece mesmo !
http://autoblog.com.ar/2011/06/la-unica-primicia-…
Outra coisa ridícula é o vinco lateral que começa nos pára-lamas e terminam no centro das portas:
http://www.blogauto.com.br/wp-content/gallery/che…
Esse é o resultado das centenas milhões de dólares investidos no centro de design da GMB. Tá certo, quanto desperdício.
…centenas de milhões…
É claro que o Cobalt vai ter pintura nas maçanetas, regua no porta malas, pneus aro 15, retrovisor com pisca pisca e interior com bom material porque todos os carros abaixo dele, ja possuem alguns desses itens. O Classic tem pisca pisca na lateral, e retrovisores e maçanetas pintadas, por que o Cobalt nao teria? O Prisma tem pneus aro 14 e o Agile, aro 15, por que o Cobalt nao teria aro 15? É uma questão de lógica.
1º esqueço o "de", depois corrijo colocando o "de" e não coloco o "r" do Júnior…
É o choque por causa do Cobalt !
Um abraço a todos !
O Prisma tem regua cromada no porta malas, por que o Cobalt nao teria?
O Prisma é um mini vectra, o Cobalt será um Prismao.
Joel, meu comentário foi uma ironia. Se o Cobalt já está pronto (e vai ser do jeito que eu escrevi e você endossou, com exceção ao bom material interno que eu discordo, pois o Vectra GT não tem quanto mais o Cobalt) e prestes a ser lançado de acordo com alguns sites e a imprensa especializada e suas fontes internas, qual a necessidade da GMB criar um conceito com faróis de led, rodas cromadas de 17" ou 18" polegadas, teto envidraçado, saídas duplas de escapamento, saídas de ar em aço escovado ?
Geralmente um conceito é criado bem antes do carro de produção, dessa vez a GM fez o contrário.
Bacana o carro. Realmente se custar apartir de 35.000,00 deve substituir o Corsa sedã e o Astra sedã com folga
Denium, como o Agile mais barato custa R$ 36.116,00 certamente esse Cobalt virá custando acima de R$ 38.000,00 com motor 1.4.
Algo incomum:
http://carsale.uol.com.br/Novosite/revista/notici…
Realmente as foto animam um pouco, já que são bem melhores as rodas grandes, interior colorido e farois com ldes do protótipo em relação aquela foto que circulou com um modelo real de produção. Mas isso no máximo mostra como será o quinto face-lift do Cobalt em 2030!
Para quem ficou animado, lembrem-se: o protótipo do Agile tb era bonito no salão!
Partindo do pressuposto que quando o Agile foi apresentado como o concept car Viva no Salão do Automóvel ele era lindo e maravilhoso e a versão de produção virou…(Bom, todo mundo sabe), acho que se 50% do que foi apresentado nessas fotos for reproduzido no modelo de série dêem-se por satisfeitos… Pra mim, um carro "premium" tem que ter muito mais do que uns cromadinhos aqui e ali e um DVD Paraguaio no painel, me desculpem os GManíacos de plantão. Cadê o "ar digital" do Agile? Se este Cobalt tem a missão de substituir o Astra sedã, que tem o equipamento, por que seu sucessor não teria? Redução de custo? E outra, pela proporção das imagens, o entre-eixos desse carro é muito menor que o do Astra e pouca coisa menor que o do Corsa sedã. Pra quem pretende medir forças com New Fiesta, Polo sedã e até Honda City, se espera no mínimo espaço interno equivalente… A única coisa que "salva" nesse projeto são os bancos e o painel emprestado do Spark, mais nada.
O mais interessante é que a GM tem bons produtos lá fora, o Aveo (que pode não ser um expoente em beleza, mas é melhor que esse) e até o atual Classic Chinês, por que não? E resolve dar uma presepada dessas.
Pra mim está mais claro do que nunca que a missão da GMB é tirar a corporação do buraco, vendendo carros simplórios ao máximo para extrair lucros estratosféricos. Isso é respeito a cliente?
Desculpe, escrevi "bancos" mas quis dizer "volante"…
@Ricardo Júnior e Rodrigo,
Não esquentem com os erros de português.
Ricardo, quem ver a imagem da frente do Cobalt e ver a "cara" da Beluga, terá a mesma impressão que tivemos, vale a pena conferir no site do blog da argentina de carros "autoblog" e digitar no google baleia beluga e clicar numa imagem em que ela está clicada de frente, assim como o carro.
Também concordo com a questão de conceito. Conceito é algo para mostrar uma tendência, testar a aceitação de mercado, servir de inspiração para novos produtos, é o princípio da concepção. Para um carro pronto, o conceito é apenas marketing enganatório que a meu ver serve para criar falsas expectativas quando realmente o produto demonstra tamanha inferioridade perante seu conceito.
Rodrigo, concordo com você que esse carro não é concorrente a altura de City, Fiesta e Polo Sedans. Penso que mesmo a Gm não tem essa pretensão, talvez ela queira concorrer diretamente com o novo Siena a ser lançado e Voyage, pois realmente para City e Cia. não há comparação de produto.
Rodrigo, só uma ligeira correção, o Agile não tem ar digital não, ele só tem o visor e nada mais.
@Ricardo Júnior:
Por isso coloquei ar digital entre aspas.
😉
Só mais um detalhe, que me passou despercebido no texto:
"O Cobalt parece bastante uma versão sedã do Agile, mas usa outra plataforma, uma variante do Opel Corsa D"
Qualquer pessoa um pouco mais antenada quanto ao mundo automotivo sabe que a plataforma do Opel Corsa D é a mesma do Gran Punto europeu. Oras, se a GM não é mais "dona" da Opel e muito menos mantém nenhum vínculo de compartilhamento de tecnologia com a Fiat lá fora e aqui, como eles podem afirmar isso? Mais um factóide?
@Rodrigo, tem razão, eu que na pressa não reparei nas aspas.
Foi mal !
@Comanche, eu sinceramente aguardo com grande expectativa a nova linha Palio, certamente agradará bastante em design e possivelmente terá alguma inovação interna (para um carro popular ou de entrada óbvio).
Eu tenho que dar o braço a torcer, nessas horas a Fiat é a única que ainda tenta apresentar algo interessante aos olhos, pois a VW agora é Ctrl + C, Ctrl + V; a GM, ora a GM, não espero mais nada bom dela na linha nacional desde Agile e Montana arrasando o belo projeto GPix; e a Ford… Fiesta hatch mexicano só se for acima dos R$ 40 mil e poucos, Ecosport novo entrará na casa dos R$ 60 mil e por aí vai…
Não vou nem comentar sobre o Etios e seu design escultura derretida, sobre o Honda Brio e o outro micro carro Nissan March.
Brasileiro de um modo geral só pode ter apenas 1 carro em casa, isso quando tem, carro esse que deve levar toda a família, agora a Honda, Nissan e outras querem disponibilizar micro-carros…
É TODOS OS CARROS NACIONAIS SÃO PÉSSIMOS VOU COMPRAR UMA BIKE MESMO JÁ QUE NÃO TENHO GRANA PARA IMPORTADOS ( FERRARI, CORVETTE,LAMBOS,ETC).
Caro marcio não pense que é má vontade não. Temos que ser justos com nós mesmos, boa parte (talvez) a maior parte dos carros nacionais são ruins, alguns são piores até que os carros vendidos até o final da década de 90, principalmente em acabamento e desempenho. Quem aí se lembra de Kadett GSi e a versão conversível dele, Escort XR3 e a versão conversível dele, Vectra CD de 2ª geração, Omega CD de 1ª geração, Tempra Turbo, Uno 1.5R, 1.6R, Uno Turbo, Gol GTS e GTi, Santana GLSi… carros muito bons naquela época e que não fariam feio hoje, talvez só em design. O tempra por exemplo tinha até banco elétrico.
Você acha interessante comprar um Honda Fit com motor 1,35 por quase R$ 60 mil, ou um City com motor 1.5 por quase R$ 70 mil ?
Ter dinheiro ou não, faz parte da vida. Se você tivesse uma Ferrari 457 Italia, você deixaria de reconhecer problemas ou falhas dela só por ela custar R$ 2 milhões e você não ter dinheiro para comprar um Zonda ou um Veyron ?
O consumidor consciente e exigente faz com que os fabricantes melhorem seus produtos, se o consumidor aceita tudo garganta abaixo, só terá produto ruim em qualquer área da indústria. Se os consumidores europeus e os americanos não fossem exigentes, eles teriam os mesmos carros que nós. Não é porque eles tem poder aquisitivo maior que eles tem carros melhores, até porque pagamos aqui em cada carro cerca de 4 vezes ou mais do que eles pagam.
Temos que ser exigentes sim e valorizarmos nosso suor e o nosso dinheiro, agora quem é cantor(a), apresentador(a) de tv, jogador de futebol… que ganha muito e em pouco tempo, pode até queimar dinheiro.
Me desculpem, mas não passa de mais um carrinho!
Ricardo Junior, esse carro será destinado ao publico que emite comentarios como o primeiro aí de cima " acho que esse "belo" automovel sera produzido em SCS, e infelizmente a versao brasileira será horrivel, e do mesmo jeito que nós elogiamos a nova colorado, tbm temos o direto de criticar lixos como esse cobalt, já que seu "pai" foi o sem noção do carlos barba!, então nao ligue p/ comentários de torcida organizada.
@fernando meier, é porque muita gente pensa que eu, você, Comanche, LeandroPi, John… criticamos por criticar. Criticamos porque os carros merecem ser criticados, se merecessem elogios, seriam elogiados.
Essa nova Colorado por exemplo, se ela for produzida da maneira que está (tirando faróis e lanternas de leds e outras coisas futuristas que são exclusividades de conceitos) será na minha opinião a mais bela picape do mercado e digo isso independente dela ser GM, ela poderia até ser uma Xingling, continuaria bela. Tanto a cabine dupla, quanto a crewcab ficaram ótimas em termos de design, só precisará de um motor condizente.
http://bestcars.uol.com.br/un13/354-chevrolet-col…
http://bestcars.uol.com.br/un13/348-chevrolet-col…
Mas como a história recente da GMB mostra que ela tem feito merd… sobre os conceitos, eu sei que eles vão vacilar e apresentarão uma S-10 muito piorada, então não vou esperar nada de bom. Caso ela contrarie meu raciocínio, ponto para ela.
Eu penso que poucas pessoas que frequentam o BlogAuto incluindo o próprio editor do site, esperam coisas boas da GMB no que diz respeito a veículos nacionais e abaixo dos R$ 80 mil, salvo o Sonic. O Cruze já nasce com tendências passadas… Farol de parábola única em carro médio (sedã e hatch) acima de R$ 60 mil é ser muito desleixado.
Enquanto isso concorrência se movimenta, já li ontem que a Citroen trouxe C3, C4, DS3 e DS4 dentre outros para testes… Se ao menos o C3 e C4 tiverem motores, câmbios e preços interessantes, serão boas pedidas.
A GMB do jeito que vai, tende a virar uma Dacia, só criando carros de baixo custo, feios em design, com acabamento fraco sem falar no aproveitamento de motores de Monza. Só venderá, se tiverem preço bem abaixo da concorrência, o cliente for um fanboy da marca, ou for uma pessoa idosa que guarde boas recordações da época de Opala, Comodoro, Diplomata, Monza… e por qualquer motivo tenha se afastado da marca de lá para cá, porque se essa pessoa teve contato com os últimos lançamentos, certamente ele jamais voltará para a marca.
No final do ano passado, estive lendo no Notícias Automotivas um artigo escrito por um leitor do site, no qual ele mostrava a sua frustração e com razão para com a GMB, dizia ele: "Entrei numa concessionária e era como se eu tivesse voltado no tempo, tirando Captiva, Camaro e Vectra (hatch e sedã), estava no meio dos mesmos carros de quase 10 anos atrás ou mais, época que entrei pela última vez numa concessionária Chevrolet…"
E ainda há quem defenda uma empresa assim.
@Ricardo Meier, que os problemas se resolvam logo e você possa voltar a nos informar no melhor blog automobilístico. Saudações.
@Ricardo Meier, melhoras na saúde para você ou alguém que esteja acompanhando no Hospital. Boa sorte e saúde a todos. Abs.
@Ricardo Meier, melhoras na saúde para você ou alguém que vc
esteja acompanhando no Hospital. Boa sorte e saúde a todos. Abs.
Obrigado pela preocupação, pessoal. Era apenas um mal-estar comum nessa época.
Abs,
Ricardo Meier
@Ricardo Meier melhoras !
Ao menos, mais interessante que o Agile e o Cobalt:
http://es.autoblog.com/2011/06/02/contacto-gama-c…
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Pergunta pra GMB quando um AVEO / SONIC desses vai ser vendido no Brasil… No mínimo em 2016 quando a nova versão estrear lá fora e todo ferramental for transferido para cá. Isso se não resolverem fazer uma versão abrasileirada, com motor família 1 e plataforma de Corsa B…
Com relação ao seu texto, Ricardo Junior, o que nós pedimos, são veiculos bons, atuais, com tecnologia de ponta a preços justos, pois dessas pessoas que vc citou, ninguem é contra nenhuma montadora, apenas queremos produtos modernos, e como GM e VW são as duas piores fabricantes do Brasil, o chumbo grosso será empre em direção à elas.
Ps. melhoras Ricardo!