Lamborghini Revuelto

Lamborghini Revuelto

Com seu poderoso motor V12 e sua eletrificação inovadora, o Revuelto é o mais recente lançamento da renomada fabricante de supercarros Sant’Agata Bolognese. Este modelo de produção em série marca um novo capítulo na história da Lamborghini, sendo o primeiro híbrido plug-in V12 a chegar ao mercado. Embora a Lamborghini já tenha introduzido o supercarro híbrido Sián anteriormente, este era um modelo de produção limitada, com apenas 63 unidades, que utilizava um supercapacitor em vez de uma bateria para a eletrificação.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O trem de força do Revuelto combina um novo motor a gasolina V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado, que produz impressionantes 825 CV a 9.250 RPM e um torque de 73,9 kgfm a 6.750 RPM. Com o codinome L545, esta nova unidade V12 substitui o L539 presente no Aventador e possui um limite de rotação de 9.500 RPM. Além de ser o motor de 12 cilindros mais potente já produzido pela Lamborghini, ele também é o mais leve, pesando apenas 218 kg, o que representa uma redução de 17 kg em comparação ao V12 do Aventador.

A transmissão do motor V12 do Revuelto é uma nova unidade automática de dupla embreagem com oito marchas. O motor V12 foi posicionado de forma invertida em relação ao Aventador, com a caixa de câmbio agora localizada atrás do motor e orientada transversalmente, liberando espaço para a bateria no túnel central.

O sistema de propulsão elétrica do Revuelto é composto por três motores. Um motor elétrico de 150 CV/15,3 kgfm atua no eixo traseiro, enquanto outros dois motores elétricos estão localizados no eixo dianteiro, cada um produzindo 150 CV e 35,7 kgfm e fornecendo vetorização de torque para as rodas dianteiras. Os motores dianteiros são do tipo fluxo axial refrigerados a óleo e pesam apenas 18,4 kg cada, tornando-os extremamente leves. No total, o sistema do Revuelto gera uma potência combinada de 1.015 CV.

Esses motores elétricos trabalham em conjunto para fornecer tração nas quatro rodas, e a bateria de 3,8 kWh é composta por células bolsa orientadas longitudinalmente, ocupando um espaço de 550 mm de comprimento, 240 mm de largura e 301 mm de altura no túnel central mencionado anteriormente. Essa configuração é possível graças à ausência de um eixo de transmissão tradicional no eixo dianteiro, uma vez que a tração dianteira é totalmente elétrica.

A bateria elétrica do Revuelto pode ser recarregada em um ponto de carga de até 7 kW e atinge uma carga completa a partir do zero em apenas 30 minutos. Além disso, ela também pode ser recarregada através do sistema de frenagem regenerativa das rodas dianteiras ou diretamente pelo motor de combustão V12 em apenas seis minutos, segundo a Lamborghini.

A introdução de um trem de força híbrido em um Lamborghini de produção em série também marcou a estreia de três modos de direção dedicados no Revuelto: Recharge, Hybrid e Performance. Esses modos se combinam com a seleção dos modos Citta (Cidade), Strada, Sport e Corsa, resultando em um total de 12 configurações disponíveis que podem ser selecionadas pelo motorista por meio de dois seletores rotativos no volante, que também possui um novo design.

No modo Citta, o carro opera exclusivamente em modo elétrico, garantindo uma condução livre de emissões. Quando a bateria de íons de lítio precisa ser recarregada e não há pontos de carregamento disponíveis, o modo Recharge aciona o motor V12 para recarregar a bateria. Nesse modo, os sistemas de controle de suspensão, transmissão e estabilidade são ajustados para proporcionar o máximo conforto, e a potência do trem de força é limitada a 180 CV.

No modo Strada, o motor de combustão V12 permanece ligado e recarrega continuamente a bateria. O sistema de tração elétrica no eixo dianteiro fornece vetorização de torque para garantir estabilidade em altas velocidades. Nesse modo, a potência total do trem de força é de 886 CV. Já o modo Sport aumenta a potência para 907 CV, mantendo o motor V12 sempre ligado. Os modos Recharge, Hybrid e Performance estão disponíveis nesse modo, com a suspensão e a aerodinâmica ajustadas para aumentar a agilidade do veículo.

O modo Corsa é onde o Revuelto entrega todo o seu desempenho máximo. Nesse modo, o sistema híbrido é configurado para maximizar a entrega de desempenho do acionamento elétrico em termos de vetorização de torque, além de fornecer tração nas quatro rodas. A Lamborghini afirma que o Revuelto atinge uma velocidade de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,5 segundos e possui uma velocidade máxima de mais de 350 km/h.

Além do desempenho excepcional, o Revuelto também apresenta um design aerodinâmico avançado. Comparado ao Aventador Ultimae, o Revuelto oferece ganhos de eficiência de 61% e aumento de downforce de 66% em situações de alta carga. Essas melhorias são resultado de um sistema de aerodinâmica ativa, que trabalha em conjunto com a suspensão semiativa para lidar com as mudanças de carga em tempo real, envolvendo a operação da suspensão e do spoiler traseiro.

O Revuelto possui um conjunto de rodas de 21 ou 22 polegadas, dependendo da especificação escolhida. Essas rodas são equipadas com pneus Bridgestone Potenza Sport personalizados, desenvolvidos especialmente para o Revuelto. Como opção padrão, o carro vem com pneus run-flat medindo 265/35R20 na dianteira e 345/30R21 na traseira, ou 345/30R21 e 355/25R22 para a opção de diâmetro maior.

Em termos de freios, o Revuelto conta com freios de carbono-cerâmica. Na frente, são utilizadas pinças monobloco de 10 pistões, enquanto na traseira são utilizadas pinças de quatro pistões. Essas pinças se fixam em discos de 410 mm x 38 mm na dianteira e 390 mm x 32 mm na traseira.

Os compradores têm a opção de escolher uma “combinação de desempenho” de pneus que apresentam o mesmo tamanho dianteiro de 20 polegadas e traseiro de 21 polegadas, porém, esses pneus não são run-flat. Para aqueles que desejam dirigir o Revuelto em condições de neve e gelo, é possível especificar os pneus Bridgestone Blizzak LM005, que possuem um design personalizado para essas condições.

Quanto às cores, a Lamborghini oferece até 400 opções de pintura exterior para o Revuelto, permitindo que os proprietários personalizem o carro de acordo com seus gostos e preferências.

O Revuelto marca a estreia da Lamborghini na introdução de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). O carro-chefe V12 está equipado com recursos como aviso ativo de saída de faixa, aviso de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego cruzado traseiro, além de faróis adaptativos. Esses recursos fornecem ao motorista uma experiência de condução mais segura e conveniente.

No interior do Revuelto, encontramos um sistema de infoentretenimento composto por três telas: um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, uma tela central de 8,4 polegadas e uma tela de 9,1 polegadas. Essas telas fazem parte de um sistema de infoentretenimento conectado que pode receber atualizações por meio de conexão sem fio. Além disso, o aplicativo móvel Lamborghini Unica permite que os motoristas monitorem o nível de combustível, carga da bateria, alcance elétrico e a localização exata do veículo quando estacionado.

A cabine do Revuelto reflete o tema de design em forma de Y do exterior, como pode ser visto nos DRLs (Daytime Running Lights). A filosofia “sentir como um piloto” é aplicada ao painel, que também apresenta o formato de Y. Em termos de espaço, o Revuelto oferece 26 mm a mais de espaço para a cabeça e 84 mm a mais de espaço para as pernas em comparação com o Aventador Ultimae, a edição limitada de seu antecessor. Esse espaço adicional permite acomodar bagagens do tamanho de uma sacola de golfe.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

A cabine do Revuelto é revestida com materiais de alta qualidade, incluindo o tecido Corsa-Tex feito de fios reciclados e resíduos de lã. Os assentos são revestidos com couro natural e Alcantara, e os acabamentos podem ser personalizados de acordo com as preferências do cliente.

O Revuelto, o primeiro supercarro híbrido V12 de produção em série da Lamborghini, está previsto para ser lançado no início de 2024. O preço inicial estimado é de aproximadamente €2,5 milhões (valor aproximado em maio de 2023, sujeito a alterações devido a impostos e variações de câmbio). A produção será limitada, e a Lamborghini planeja fabricar apenas 600 unidades deste modelo exclusivo.

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Lamborghini Revuelto com V12 Híbrido