Mercedes-AMG C 63 SE PERFORMANCE

Mercedes-AMG C 63 SE PERFORMANCE

O novo Mercedes-AMG C 63 SE PERFORMANCE é um verdadeiro divisor de águas nos 55 anos de história da AMG. Com know-how da Fórmula 1, traz tecnologias de ponta do automobilismo para a estrada. Um motor elétrico de duas velocidades posicionado no eixo traseiro suporta o motor turbo de 2.0 litros que é montado longitudinalmente na frente. Este é o quatro cilindros de produção mais potente do mundo. A entrega de potência e o aumento do torque ocorrem de forma muito espontânea e sem atrasos: como na Fórmula 1, o suporte elétrico do turbocompressor de gases de escape elimina o turbo lag do motor de combustão. O trem de força elétrico e a bateria de alto desempenho com 400 volts são desenvolvimentos internos exclusivos da AMG. Eles destacam a competência de engenharia de ponta dos desenvolvedores baseados em Affalterbach. Assim como na Fórmula 1, a bateria é projetada especificamente para saída de energia rápida e consumo com resfriamento direto inovador das células. A potência do sistema combinado é de 680 cv, o torque máximo combinado do sistema é de 104 kgfm.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Outros destaques da nova série de modelos, que está sendo lançada simultaneamente como sedã e perua: pela primeira vez em um C 63, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ é usado para transferir a potência de tração e inclui um modo Drift para ainda mais prazer de condução. Adicionado a isso está a direção ativa do eixo traseiro, outra característica única neste segmento.

“Com o C 63 SE PERFORMANCE, abrimos um novo capítulo na história da nossa marca. Mesmo 55 anos após a fundação da nossa empresa, nós da AMG continuamos a mostrar a ousadia e a vontade de concretizar o criativo, de entregar algo especial O novo C 63, em particular, é um verdadeiro divisor de águas. Com seu conceito revolucionário, traz uma abordagem completamente nova ao segmento, que até agora era caracterizado principalmente pela promessa puramente de desempenho. Com uma potência máxima do sistema de 680 cv, de fato mantemos essa promessa. Mas o conceito híbrido inteligente P3 oferece muito mais. Tenho certeza de que com essa tecnologia, que incorpora muito know-how da Fórmula 1, também atrairemos um novo grupo de clientes”. diz Philipp Schiemer, Presidente do Conselho de Administração da Mercedes-AMG GmbH.

Como na Fórmula 1, a bateria é projetada especificamente para entrega e absorção rápida de energia. O alcance elétrico de 13 quilômetros permite um raio de operação prático, por exemplo, na cidade ou em áreas residenciais.

Design expressivo

A forma segue a função: o design do novo C 63 S difere do Mercedes-Benz Classe C em suas proporções mais musculosas. Os modelos sedã e perua são ambos baseados em uma carroceria AMG amplamente modificada. A extremidade dianteira é 50 milímetros mais longa e as asas dianteiras são mais largas. As dimensões exteriores gerais diferem consideravelmente das do Mercedes-Benz Classe C. Em termos de comprimento, o sedã e a perua medem 83 milímetros a mais. A largura maior no eixo dianteiro resulta em 76 milímetros a mais de largura total na frente. E a distância entre eixos aumentou dez milímetros.

Uma nova característica distintiva, e exclusiva do C 63 S, é a saída de ar estreita no centro do capô que transita elegantemente para as duas powerdomes. Um detalhe pequeno, mas particularmente delicado: pela primeira vez em um modelo de produção da Mercedes-AMG, um emblema redondo com um emblema AMG preto substitui a estrela Mercedes por uma coroa de louros no capô. Outros elementos típicos incluem a grade do radiador específica AMG com aletas verticais e a saia dianteira AMG em design de asa de jato. Grandes entradas e cortinas de ar direcionam o fluxo de ar especificamente para suas diversas funções. Dois painéis de ar ​​controlados eletronicamente (atrás da grade do radiador e no para-choque dianteiro) permitem que o ar seja regulado conforme necessário.

As saias laterais, a saia traseira com grande difusor, bem como as duas ponteiras de escape duplas trapezoidais completam o design. Detalhes exclusivos na parte traseira incluem a borda de separação de fluxo de ar na tampa do porta-malas (spoiler de teto na perua), a aba de carregamento plug-in e a designação do modelo contra um fundo vermelho. O emblema “E PERFORMANCE” indica a propulsão híbrida. O C 63 S roda em rodas de liga leve AMG de 19 polegadas. As combinações opcionais de roda/pneu estão disponíveis no tamanho de 20 polegadas, entre eles uma nova roda forjada.

Vários acabamentos de pintura e itens de equipamento também estão disponíveis para fornecer maior individualização. A pintura fosca AMG cinza grafite magno está disponível exclusivamente para o C 63 S. O design exterior pode ser ainda mais acentuado com os pacotes AMG Exterior Carbon Fiber I e II, os pacotes AMG Night I e II ou o Pacote Aerodinâmico AMG.

Interior elegante, nova geração do banco AMG Performance

No interior, os bancos esportivos AMG com uma disposição especial e um padrão de costura contribuem para uma impressão refinada. Há também muitas opções individuais disponíveis para o interior. Cores exclusivas e vários acabamentos com o emblema AMG gravado nos apoios de cabeça dianteiros reforçam o lado desportivo ou luxuoso do C 63 S.

O assento AMG Performance de segunda geração completamente redesenhado está disponível como opção. A sua particularidade são os apoios laterais do assento com aberturas que reduzem o peso e permitem também uma melhor ventilação. Se o estofamento em couro for selecionado, eles também apresentam uma cor contrastante como um destaque extra. A forma do encosto afunila em direção ao fundo. O logotipo AMG está agora posicionado entre as aberturas cromadas foscas abaixo do apoio de cabeça integrado.

Sistema multimídia MBUX com telas específicas para híbridos

O sistema de infoentretenimento MBUX inclui vários visores e funções específicos para AMG e híbridos. Isso inclui displays especiais no painel de instrumentos, no display central multimídia com orientação retrato no console central e no head-up display opcional.

A aparência do painel de instrumentos pode ser personalizada com diferentes estilos de exibição e vistas principais individualmente selecionáveis. O estilo Supersport específico da AMG oferece a opção de exibir vários conteúdos por meio de uma estrutura de menu vertical. Isso inclui um menu com temperaturas específicas para híbridos ou um menu de configuração que exibe as configurações atuais da suspensão ou transmissão. Além disso, o motorista também pode ter um mapa de navegação ou dados de consumo exibidos no estilo Supersport.

Mercedes-AMG C 63 SE PERFORMANCE Wagon

Mercedes-AMG C 63 SE PERFORMANCE Wagon

O head-up display também oferece estilos de exibição específicos da AMG, como Race e Supersport. Estes podem ser acessados ​​através do menu principal no painel de instrumentos. Gráficos de alta qualidade no display multimídia também exibem de maneira específica da AMG detalhes como o fluxo de potência de todo o sistema de acionamento, rotação do motor, potência, torque e temperatura do motor elétrico, bem como a temperatura da bateria.

Além disso, está o botão de atalho para os programas de acionamento AMG DYNAMIC SELECT. O AMG TRACK PACE, o registrador de dados para uso na pista de corrida, também está integrado. O software registra mais de 80 dados específicos do veículo, como velocidade, aceleração, ângulo de direção e acionamento do pedal do freio dez vezes por segundo durante a condução em uma pista de corrida. Além disso, os tempos da volta e do setor são exibidos.

Volante AMG Performance com design de dois raios

O volante AMG Performance de série com o seu design distinto de dois raios e botões perfeitamente integrados. Os botões redondos do volante AMG impressionam com displays brilhantes e sua lógica de operação perfeita de girar e pressionar. Isso permite que importantes funções de direção e todos os modos de direção sejam controlados sem que o motorista precise tirar as mãos do volante. Como novo recurso, é possível selecionar os níveis de regeneração da tração híbrida através dos botões do volante.

A tração híbrida E PERFORMANCE específica da AMG: motor de combustão na frente, motor elétrico na traseira

No novo Mercedes-AMG C 63 SE PERFORMANCE, o motor turbo de quatro cilindros de 2.0 litros é combinado com um motor elétrico síncrono permanentemente excitado, uma bateria de alto desempenho desenvolvida em Affalterbach e tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. A potência do sistema de 680 cv e o torque máximo do sistema de 104 kgfm proporcionam um desempenho de condução impressionante: o sedã e a perua aceleram da imobilidade aos 100 km/h em 3s4. A aceleração só termina aos 280 km/h controlados eletronicamente (na perua 270 km/h, em ambos os casos com AMG Driver’s Package opcional).

O motor elétrico de 204 cv do C 63 está posicionado no eixo traseiro, onde é integrado a uma caixa de câmbio de duas velocidades com deslocamento elétrico e o diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente em uma unidade de acionamento elétrica compacta (EDU). Especialistas se referem a este layout como um híbrido P3. A bateria leve de alto desempenho também está localizada na parte traseira, acima do eixo traseiro.

O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode, portanto, converter sua potência mais diretamente em propulsão – para esse impulso extra ao arrancar, acelerar ou ultrapassar.
O design inerente do motor elétrico significa que sua potência pode ser acionada imediatamente com torque total, tornando possível uma partida particularmente ágil.

Além disso, o motorista experimenta imediatamente um notável aumento de desempenho graças ao diferencial traseiro de deslizamento limitado integrado e controlado eletronicamente: o modelo híbrido acelera nas curvas com grande agilidade. Se ocorrer deslizamento no eixo traseiro, a potência de acionamento do motor elétrico também é transferida para as rodas dianteiras conforme necessário para maior tração. A conexão mecânica da tração integral totalmente variável torna isso possível por meio de um eixo propulsor e dos eixos de transmissão das rodas dianteiras.

O posicionamento no eixo traseiro do C 63 melhora a distribuição do peso, bem como a distribuição da carga do eixo no veículo e, assim, constitui a base para o manuseio convincente. O conceito AMG oferece uma eficiência de recuperação muito alta, pois o sistema permite perdas mecânicas e hidráulicas mínimas do motor e da transmissão. A transmissão automatizada de duas velocidades no eixo traseiro com sua relação de transmissão especialmente calibrada garante a distribuição do alto torque da roda para uma partida ágil até uma saída contínua segura em velocidades mais altas. Um atuador elétrico engata a segunda marcha a cerca de 140 km/h, o que corresponde à velocidade máxima do motor elétrico de cerca de 13.500 rpm.

Com o aumento de desempenho devido ao motor elétrico adicional, a equipe de desenvolvimento também foi capaz de melhorar a eficiência de todo o veículo em paralelo – e obter menores emissões e consumo.

Inspirada na Fórmula 1, desenvolvida em Affalterbach: a bateria de alto desempenho AMG

Quando a estratégia de eletrificação estava sendo definida, ficou claro desde o início que todos os componentes essenciais seriam desenvolvidos em Affalterbach. Entre eles está a bateria de alto desempenho AMG (HPB). O desenvolvimento do sistema de armazenamento de energia de íons de lítio é inspirado em tecnologias que já foram comprovadas nos carros de corrida híbridos de Fórmula 1 da Mercedes-AMG Petronas F1 Team. Durante o desenvolvimento, houve uma intensa troca de conhecimento especializado entre a oficina de motores de Fórmula 1 High Performance Powertrains (HPP) em Brixworth e a Mercedes-AMG em Affalterbach. A bateria de alto desempenho AMG combina alta potência que pode ser chamada frequentemente em sucessão com baixo peso para aumentar o desempenho geral do veículo. Soma-se a isso o rápido consumo de energia e a alta densidade de potência.

Saída contínua de 70 kW e saída de pico de 150 kW

A bateria de alto desempenho do C 63 SE PERFORMANCE oferece uma capacidade de 6,1 kWh, potência contínua de 70 kW e potência máxima de 150 kW por dez segundos. O baixo peso de apenas 89 kg permite a densidade de potência muito alta de 1,7 kW/kg. Para comparação: as baterias convencionais sem resfriamento direto das células atingem cerca de metade desse valor. O carregamento é feito através do carregador AC integrado de 3,7 kW, em uma estação de carregamento, caixa de parede ou tomada doméstica. A bateria foi projetada para entrega e consumo de energia rápidos, não para o alcance mais longo possível. No entanto, o alcance elétrico de 13 quilômetros permite um raio de operação prático, por exemplo, para uma condução silenciosa e sem emissões de uma área residencial para os arredores da cidade ou para a autoestrada.

O impulso contínuo para a inovação: resfriamento direto das células da bateria

A base para o alto desempenho da bateria AMG de 400 volts é seu inovador sistema de refrigeração direta: pela primeira vez, um líquido refrigerante de alta tecnologia baseado em um líquido eletricamente não condutor flui em torno de todas as 560 células e as resfria individualmente. Cada bateria precisa de uma temperatura definida para uma entrega de energia ideal. Se a bateria ficar muito fria ou muito quente, ela perde energia visivelmente às vezes, ou precisa ser regulada para evitar danos se o calor se tornar excessivo. A temperatura constante da bateria, portanto, tem uma influência decisiva em seu desempenho, vida útil e segurança. Os sistemas de refrigeração convencionais, que resfriam apenas com ar ou toda a bateria indiretamente com água, atingem rapidamente seus limites – especialmente porque os requisitos continuam aumentando devido a células com densidade de energia cada vez maior.

Para o resfriamento direto, os especialistas da AMG tiveram que desenvolver novos módulos de resfriamento com apenas milímetros de espessura. Cerca de 14 litros de refrigerante circulam de cima para baixo por toda a bateria passando por cada célula com a ajuda de uma bomba elétrica de alto desempenho especialmente desenvolvida, também fluindo através de um trocador de calor óleo/água conectado diretamente à bateria. Isso conduz o calor para um dos dois circuitos de baixa temperatura (LT) do veículo e de lá para o radiador LT na frente do carro, onde é liberado para o ar externo. O sistema foi projetado para garantir uma distribuição uniforme do calor na bateria.

O resultado é que a bateria está sempre dentro de uma janela de temperatura operacional consistente e ideal, com média de 45 graus Celsius, independentemente da frequência com que é carregada ou descarregada. Pode ser que a temperatura média seja excedida ao dirigir em alta velocidade. Os mecanismos de proteção são, portanto, configurados para que o desempenho máximo possa ser obtido da bateria, com o nível de temperatura posteriormente reduzido por resfriamento direto. Os sistemas de refrigeração convencionais não conseguem lidar com isso e a bateria não pode mais utilizar todo o seu potencial. Esse não é o caso da bateria de alto desempenho AMG: mesmo durante voltas rápidas em modo híbrido na pista de corrida, onde as acelerações (bateria descarregada) e desaceleração (bateria carregada) são frequentes, o sistema de armazenamento de energia mantém seu alto desempenho capacidade.

Somente o resfriamento direto eficaz possibilita o uso de células com uma densidade de potência muito alta. Graças a esta solução individual, o sistema de bateria é particularmente leve e compacto. O baixo peso também se deve ao conceito de barramento de economia de material e à estrutura de impacto leve e forte da carcaça de alumínio. Garante o mais alto nível de segurança.

Estratégia de atuação: energia elétrica sempre disponível

A estratégia operacional básica é derivada do powerpack híbrido do carro de corrida Mercedes-AMG Petronas Fórmula 1. Tal como na classe rainha do automobilismo, a propulsão máxima está sempre disponível quando o piloto o exige por kickdown – por exemplo, para uma forte aceleração em curvas ou ultrapassagens. A energia elétrica sempre pode ser chamada e frequentemente reproduzida através de alto desempenho de recuperação e recarga baseada nas necessidades. O conceito de bateria específico do carro permite o compromisso ideal entre a máxima dinâmica de condução e a eficiência contemporânea. Todos os componentes são perfeitamente coordenados: o ganho de desempenho pode ser experimentado diretamente.

Oito programas de acionamento AMG

Os oito modos de condução AMG DYNAMIC SELECT “Electric”, “Comfort”, “Battery Hold”, “Sport”, “Sport+”, “RACE”, “Slippery” e “Individual” são adaptados com precisão à nova tecnologia de condução e, assim, oferecem uma vasta gama de experiências de condução – de eficientes a dinâmicas. Os modos de condução ajustam parâmetros importantes, como a resposta do sistema de acionamento e transmissão, as características da direção, o amortecimento da suspensão ou o som. A potência de reforço do motor elétrico também depende do programa de acionamento selecionado. Ele pode ser selecionado através do display no console central ou pelos botões do volante AMG. No entanto, uma coisa é a mesma em todos os programas: a potência máxima do motor elétrico com um impulso de 150 kW pode ser chamada a qualquer momento através da função kick-down.

Normalmente, o híbrido Performance inicia silenciosamente (“Modo Silencioso”) no programa de condução “Comfort” quando o motor elétrico é ligado. No painel de instrumentos, o ícone “Pronto” sinaliza que o veículo está pronto para ser conduzido. Além disso, um som de inicialização potente e sonoro típico da AMG é emitido no interior através dos alto-falantes do veículo como feedback acústico, mostrando prontidão para começar. Uma leve pressão no pedal do acelerador é suficiente para colocar o híbrido AMG Performance em movimento.

Programa de condução “elétrica”: o foco está na experiência de condução elétrica. A condução totalmente elétrica é possível desde a paragem até 125 km/h, com o motor de combustão sempre desligado. A conexão mecânica com os componentes AMG Performance 4MATIC+ significa que a tração nas quatro rodas está sempre disponível: se as rodas traseiras de repente escorregarem muito, a potência do motor elétrico também é transmitida para as rodas dianteiras através do eixo da hélice e dos eixos de transmissão. Se a bateria estiver descarregada ou o motorista solicitar mais energia, o sistema de controle operacional inteligente muda automaticamente para o modo de condução “Conforto” e o motor de combustão é iniciado para fornecer propulsão.
Programa de condução “Conforto”: o arranque é efetuado na maioria dos casos em modo eléctrico. O motor de combustão e o motor elétrico funcionam conforme a situação exige – com acionamento elétrico em baixas velocidades, por exemplo, em áreas residenciais ou no centro da cidade, e condução híbrida com motor de combustão e motor elétrico no campo e na autoestrada. A potência de impulso do motor elétrico é um máximo de cerca de 25 por cento. No geral, o resultado é uma impressão de condução harmoniosa e com consumo otimizado, graças em parte às primeiras mudanças de marcha da transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT-9G. Suspensão e direção são configuradas para dar ênfase ao conforto. O foco da direção está na eficiência energética, para que o consumo de combustível e as emissões possam ser reduzidos. A esportividade e agilidade da marca AMG são mantidas.

Programa de acionamento “Battery Hold”: como no programa de acionamento “Comfort”, o motor de combustão e o motor elétrico funcionam com base na situação com um impulso máximo de cerca de 25 por cento. A maior diferença é que a estratégia de operação mantém o estado de carga da bateria constante. Por exemplo, se a bateria estiver com 75% de carga, ela permanecerá nessa faixa em “Battery Hold”. O uso do motor elétrico é então limitado e otimizado para baixo consumo de energia, que é compensado pela recuperação, por exemplo. Vantagem para os motoristas: eles podem decidir quando fazer uso total da carga da bateria novamente, simplesmente alterando o programa de acionamento.

Programa de acionamento “Sport”: partida com motor a combustão e motor elétrico e interação situacional dos dois acionamentos. Mais impulso do motor elétrico é ativado, até cerca de 65%. Impressão de condução esportiva devido à resposta mais ágil do acelerador, tempos de mudança mais curtos e reduções de marcha mais rápidas. Uma suspensão e direção mais dinâmicas.
Programa de acionamento “Sport+”: partida com motor a combustão e motor elétrico e interação situacional dos dois acionamentos. Desempenho de aumento ainda maior de até 80 por cento. Caráter extremamente esportivo graças a uma resposta do acelerador ainda mais ágil e intervenção direcionada de torque durante as mudanças de marcha com desativação do cilindro para tempos de mudança ideais. Maior velocidade de marcha lenta para partida mais rápida. Uma configuração ainda mais dinâmica para suspensão, direção e trem de força.

Programa de condução “RACE”: para uma condução altamente dinâmica em pistas de corrida fechadas. Neste modo, todos os parâmetros são configurados para desempenho máximo. Partida com motor a combustão e motor elétrico e interação situacional dos dois acionamentos. Potência de impulso elétrico do motor elétrico até 80 por cento. Forte recarga de bateria com baixa demanda de energia para máxima disponibilidade elétrica. Além disso, o “Modo Boost” pode ser acessado através do botão esquerdo do volante. A potência de impulso é então limitada a um máximo de 30 por cento para conservar as reservas de energia. Estes podem ser usados ​​especificamente na pista de corrida para demanda espontânea de energia via kick-down e 100% de potência de aumento – por exemplo, para uma manobra de aceleração ou aceleração poderosa fora das curvas.

Programa de condução “Slippery”: otimizado para estradas escorregadias, com potência reduzida e curva de torque plana. A condução apenas elétrica e o ajuste de recuperação são desativados.
Programa de condução “Individual”: personalização individual da transmissão, transmissão, AMG DYNAMICS, suspensão, direção e sistema de escape.

Nova experiência sonora em todas as condições de condução: motor elétrico, híbrido e de combustão interna

Ao dirigir com energia totalmente elétrica, o Sistema de Alerta Acústico de Veículos legalmente exigido avisa os arredores que o híbrido Performance está se aproximando. Um som AMG especialmente composto, de baixa frequência e modulado em velocidade é emitido para o exterior através de um alto-falante na frente e uma barra de som com dois alto-falantes na parte traseira. O som também pode ser ouvido em um nível moderado no interior, como feedback acústico para os passageiros. Na União Europeia o sistema está ativo até 20 km/h, nos EUA até o equivalente a aprox. 30km/h. Depois, o sinal de acionamento elétrico desaparece harmoniosamente. Quem assim o desejar, também pode experimentar o som de condução elétrica em faixas de velocidade mais altas. Tudo o que eles precisam fazer é selecionar o som através do botão correspondente no volante (identificável pelo símbolo da onda de frequência).

Além disso, os desenvolvedores da AMG oferecem aos clientes uma experiência de som mais avançada. Para este efeito, eles gravam o som real do motor de combustão através de um sensor de pressão no sistema de escape e o enriquecem ainda mais antes de ser emitido no interior através do sistema de som de entretenimento, tornando possível experimentar o som típico da AMG em primeiro lugar mão. Além disso, a assinatura sonora é modulada através dos alto-falantes externos. Tudo no quadro dos requisitos legais aplicáveis ​​nos respetivos mercados. A intensidade depende do programa de acionamento selecionado. No entanto, também pode ser definido individualmente através do visor na consola central ou no botão do volante. Em todas as situações, uma coisa permanece a mesma: em todas as condições, o híbrido Performance é imediatamente reconhecível como um AMG pelo seu som.

A tração híbrida de desempenho pode controlar a tração de uma roda em vez do ESP

A unidade híbrida também traz benefícios em termos de controle dinâmico de manuseio. Em vez de intervenção de travagem por ESP®, o motor elétrico também pode controlar a tração assim que uma roda sinaliza muito deslizamento. Para isso, o sistema de controle inteligente reduz o torque de acionamento do motor elétrico que é transferido para a roda através do diferencial traseiro de deslizamento limitado. O resultado é que o ESP não precisa intervir de forma alguma, ou apenas mais tarde. Vantagem: o motor de combustão pode, assim, ser operado com maior torque, o que melhora a agilidade posteriormente e aumenta a eficiência. Além disso, a energia “destruída” durante a frenagem pode ser usada para carregar a bateria.

Recuperação selecionável em quatro estágios no C 63

Como a bateria de alto desempenho está sempre na janela de temperatura ideal de cerca de 45 graus graças ao resfriamento direto, a regeneração também pode ser otimizada – normalmente uma bateria aquece fortemente com alta potência de regeneração, de modo que a recuperação de energia precisa ser limitada.

A recuperação começa quando o motorista tira o pé do pedal do acelerador, ou seja, no modo de ultrapassagem sem tocar no pedal do freio. Isso carrega a bateria e cria um forte torque de frenagem – os freios das rodas sofrem menos desgaste ou, dependendo do nível de regeneração e da situação do tráfego, não precisam ser acionados. Outra vantagem da recuperação: o veículo não acelera em descidas íngremes. Assim, o sistema funciona como um freio motor, mas também alimenta a bateria com energia.

O motorista pode selecionar quatro níveis de regeneração diferentes usando o botão direito do volante AMG. Isso se aplica a todos os programas de condução, exceto “Slippery”, e a recuperação de energia é configurada de forma diferente dependendo do modo de condução.

  • Nível 0: O veículo se comporta de forma semelhante a um modelo convencional de motor a combustão com transmissão manual, onde a embreagem é desengatada e roda com a menor resistência ao soltar o acelerador. O nível de recuperação é muito baixo e serve apenas para manter a alimentação do veículo. Com o motor de combustão desligado, as perdas por atrito no trem de força são reduzidas ao mínimo.
  • Nível 1: Esta é a configuração padrão, na qual a recuperação já é perceptível para o motorista e corresponde aproximadamente à desaceleração de um motor de combustão convencional quando a embreagem é engatada.
  • Nível 2: Recuperação mais forte, o pedal do freio quase não precisa ser usado ao se movimentar no trânsito.
  • Nível 3: Recuperação máxima de energia, tornando possível a chamada condução “one-pedal” como em um carro totalmente elétrico. Dependendo do estado de condução, mais de 100 kW de potência podem ser realimentados na bateria.
  • Característica especial do programa RACE drive: na pista, o piloto quer espremer o máximo de tempo possível de qualquer ação de frenagem. No programa de condução “RACE”, a recuperação é definida automaticamente no nível 1 para permitir o comportamento do veículo mais reprodutível possível nos limites.

Motor AMG de 2.0 litros com turbocompressor de gases de escape assistido eletricamente do C 63

O motor de quatro cilindros de 2.0 litros AMG foi desenvolvido inteiramente na sede da empresa em Affalterbach. Técnicos experientes produzem-no com qualidade construída à mão de acordo com o princípio “One Man, One Engine“. Ao fazê-lo, a Mercedes-AMG combina a habilidade de seus funcionários altamente qualificados com os métodos de produção de última geração da Indústria 4.0 e um alto grau de digitalização.

O motor M139l chamado internamente (l para instalação longitudinal) é o primeiro motor de produção em série do mundo a ser turboalimentado com um turbocompressor elétrico de gases de escape. Este sistema inovador é derivado diretamente da tecnologia que a equipe Mercedes-AMG Petronas F1 vem usando com tanto sucesso na categoria rainha do automobilismo por muitos anos. A nova forma de turboalimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a faixa de rotação. Isso leva a uma experiência de condução ainda mais dinâmica, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência. Comparado com seus irmãos C 43 4MATIC e SL 43, no entanto, o turbocompressor no C 63 S é significativamente maior. Isso permite uma taxa de fluxo de ar mais alta e, portanto, mais potência. Além disso, o motor elétrico integrado é alimentado pelo sistema de alta tensão de 400 volts (48 volts nos modelos 43).

O princípio funcional do turbocompressor de gases de escape elétrico em detalhes

Um motor elétrico com cerca de quatro centímetros de espessura está integrado diretamente no eixo do turbocompressor entre a roda da turbina no lado da exaustão e a roda do compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, ele aciona diretamente o eixo do turbocompressor e, assim, acelera a roda do compressor, antes que o fluxo dos gases de escape assuma o acionamento da maneira convencional.

Isso melhora significativamente a resposta diretamente da marcha lenta e em toda a faixa de rotação. O motor de combustão responde de forma ainda mais espontânea ao pedal do acelerador, enquanto toda a sensação de condução é significativamente mais dinâmica. Além disso, a eletrificação do turbocompressor permite maior torque em baixas rotações. Isso também aumenta a agilidade e otimiza a aceleração a partir de uma parada. Mesmo quando o motorista tira o pé do acelerador ou dos freios, a tecnologia é capaz de manter a pressão de impulso o tempo todo. Isso garante uma resposta contínua e direta.

Alimentado pelo sistema elétrico de bordo de 400 volts, o turbocompressor elétrico dos gases de escape opera a velocidades de até 150.000 rpm. O turbocompressor, o motor elétrico e a eletrônica de potência são conectados ao circuito de refrigeração do motor de combustão para garantir um ambiente de temperatura ideal em todos os momentos.

O design de deck fechado do M139 – um design de automobilismo – garante alta rigidez em conjunto com baixo peso e permite pressões máximas de combustão de até 160 bar. As áreas ao redor dos cilindros são principalmente sólidas, e a placa de cobertura é penetrada apenas por dutos menores para o líquido de arrefecimento e o óleo do motor. Outra característica marcante é a injeção de gasolina de dois estágios. No primeiro estágio, injetores piezoelétricos particularmente rápidos e precisos fornecem o combustível para as câmaras de combustão a pressões de até 200 bar. O segundo estágio adiciona injeção no duto do coletor de admissão com válvulas solenoides, necessárias para atingir a alta potência específica do motor.

A alta potência também requer um sistema de refrigeração sofisticado que possa resfriar o cabeçote e o cárter para diferentes níveis de temperatura. Essa medida permite manter um cabeçote frio para máxima potência com ponto de ignição eficiente, juntamente com um cárter quente para reduzir o atrito interno do motor. A cabeça do cilindro é refrigerada por uma bomba de água mecânica de alto desempenho; o cárter é resfriado por uma segunda bomba de água acionada eletricamente. Após um arranque a frio, esta bomba permanece passiva até o motor aquecer. Em operação é regulado pela unidade de controle do motor para que o cárter seja sempre resfriado de acordo com a necessidade.

O quatro cilindros de produção mais potente do mundo

No C 63 S, a unidade de quatro cilindros desenvolve 476 cv a 6.725 rpm. Isso o torna o motor de quatro cilindros de produção em série mais potente do mundo. O torque máximo de 55,6 kgfm está disponível a 5250-5500 rpm. Um gerador de partida acionado por correia (RSG) combina um alternador e uma partida em um componente. O RSG dá partida no motor de combustão e garante o fornecimento básico dos componentes auxiliares, como ar condicionado ou luzes de direção. Isso também se aplica quando o veículo está em um semáforo e o nível de carga da bateria de alta tensão não é mais suficiente para suportar o sistema elétrico de bordo de baixa tensão. O RSG está integrado na rede de alta tensão de 400 volts.

A potência é transmitida através da transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), na qual uma embreagem de partida úmida substitui o conversor de torque. Reduz o peso e, graças à sua menor inércia, otimiza a resposta à entrada do pedal do acelerador, especialmente durante picos e mudanças de carga. O software cuidadosamente calibrado garante tempos de mudança extremamente curtos, bem como múltiplas reduções rápidas, se necessário. Além disso, a função de aceleração intermédia nos modos de condução “Sport” e “Sport+” proporciona uma experiência de mudança de velocidades particularmente apelativa. Há também a função RACE START, que garante uma aceleração ideal desde a parada.

Suspensão AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento adaptativo do C 63

A suspensão de molas de aço AMG RIDE CONTROL de série com Adaptive Damping System combina um comportamento dinâmico desportivo pronunciado com o conforto em longas distâncias que é uma marca da marca. A base para isso é fornecida pelo eixo dianteiro, com articulações de direção e articulações de suspensão especialmente desenvolvidas no braço de controle das molas, e pelo eixo traseiro, que também possui elastocinemáticas projetadas para a dinâmica de direção. Com base nisso, o amortecimento em cada roda individual é continuamente ajustado à demanda atual – sempre levando em consideração o nível de suspensão pré-selecionado, o estilo de direção e as condições da superfície da estrada. Além de uma melhoria na qualidade de condução e conforto, isso leva, acima de tudo, a um aumento na segurança de condução. O sistema usado já provou seu valor no esporte para clientes GT3 e no AMG GT Black Series. Os principais componentes são amortecedores feitos de materiais leves que podem mover significativamente mais fluido hidráulico do que os sistemas convencionais: em vez de um pistão fino, um disco significativamente maior desloca o óleo no amortecedor. Cada amortecedor é equipado com duas válvulas eletro-hidráulicas externas, que atuam independentemente uma da outra para controlar a extração e a pressão. No processo, o software de controle do sistema monitora continuamente os dados operacionais, como ângulo do volante, velocidade do veículo, aceleração e movimento da carroceria. Desta forma, os amortecedores são controlados em milissegundos conforme a situação exigir. O resultado é que, mesmo em manobras de direção extremas ou em estradas ruins, as rodas estão sempre firmes no chão.

Direção de parâmetros AMG de três estágios e direção padrão do eixo traseiro do C 63

O layout da direção também contribui para o aumento da dinâmica e conforto. O sistema de direção de parâmetros AMG de três estágios, por exemplo, apresenta uma relação de geometria de direção variável que se adapta ao programa de direção selecionado. Em altas velocidades, a assistência da direção diminui; em baixas velocidades, aumenta constantemente. Como resultado, é necessário um esforço de direção comparativamente pequeno em baixas velocidades, bem como ao manobrar e estacionar, enquanto o melhor controle possível sobre o veículo é mantido ao dirigir mais rápido. Nas configurações de suspensão “Sport” e “Sport+“, o motorista também recebe um feedback significativamente maior sobre a condição de direção através do volante.

A direção do eixo traseiro padrão opera com um ângulo de direção máximo de 2,5 graus. Até este ponto, as rodas traseiras giram na direção oposta às rodas dianteiras em velocidades de até 100 km/h (variável dependendo da configuração AMG DYNAMICS). Isso leva a um encurtamento virtual da distância entre eixos, o que, por sua vez, resulta em uma curva significativamente mais ágil, menos esforço de direção e melhor manobrabilidade. Por exemplo, o raio de viragem é visivelmente reduzido ao virar ou estacionar. Em velocidades acima de 100 km/h (variável dependendo da configuração AMG DYNAMICS), por outro lado, as rodas traseiras giram paralelamente às rodas dianteiras – até um máximo de 0,7 graus. Esta extensão virtual da distância entre eixos tem um efeito positivo na estabilidade de condução, leva a um aumento mais rápido da força lateral ao mudar de direção e, portanto, a uma reação mais direta do veículo aos comandos de direção. A resposta da direção do eixo traseiro depende do programa de condução AMG DYNAMIC SELECT selecionado.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

O sistema de controle dinâmico AMG DYNAMICS integrado também faz parte da especificação padrão. Ele influencia as estratégias de controle do ESP® (Programa Eletrônico de Estabilidade), a tração nas quatro rodas e o diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Isso aumenta a agilidade sem comprometer a estabilidade do veículo. Particularmente digno de nota: AMG DYNAMICS determina como o veículo deve reagir. O sistema usa os sensores disponíveis, entre outras coisas, para determinar a velocidade, aceleração lateral, ângulo de direção e taxa de guinada. Graças a um princípio de controle piloto inteligente, é possível antecipar como o motorista deseja que o veículo se comporte, com base nas ações do motorista e nos dados dos sensores. A regulação é adaptada à competência de condução dinâmica do condutor – sem quaisquer intervenções perceptíveis ou perturbadoras do sistema. O motorista obtém uma sensação de condução muito autêntica com alta dinâmica nas curvas e ótima tração, além de alta estabilidade e manuseio previsível. Mesmo motoristas experientes recebem assistência ideal sem se sentirem apadrinhados pelo sistema.

  • AMG DYNAMICS “Basic” é atribuído ao programa de condução “Comfort” e “Electric”. O design resulta em um passeio muito estável com alto amortecimento de guinada.
  • “Avançado” é ativado no programa “Esporte”. O veículo permanece em equilíbrio neutro. O amortecimento de guinada reduzido e maior agilidade suportam manobras dinâmicas, como dirigir em estradas sinuosas.
  • “Pro” (abreviação de “Professional”) faz parte do programa “Sport+”. No “Pro”, o motorista recebe ainda mais assistência para manobras de direção dinâmicas, enquanto a agilidade e o feedback da estrada nas curvas são aprimorados ainda mais.
  • “Master” é acoplado ao programa de acionamento “RACE”. O modo “Master” destina-se a condutores que desejam experimentar dinamismo e prazer de condução em circuitos isolados.
  • “Master” oferece um equilíbrio do veículo ligeiramente sobreviragem, direção mais direta e comportamento de curva mais ágil. Desta forma, o “Master” garante a máxima agilidade e explora de forma otimizada o potencial dinâmico da versão “S”. Para ativar o modo “Master”, o motorista deve usar o botão separado no console central para alternar o ESP® para o modo de manuseio ESP® SPORT ou ESP® OFF.
  • No programa de condução “Individual”, os próprios condutores podem definir os níveis AMG DYNAMICS “Basic”, “Advanced”, “Pro” e “Master”.

Bom controle e resistência ao desbotamento: o sistema de freio composto de alto desempenho AMG

Também não há compromissos quando se trata de freios: de acordo com os números de saída extremos e o desempenho associado, o sistema de freio composto de alto desempenho AMG com pinças fixas de 6 pistões na frente e pinças flutuantes de 1 pistão na traseira é montado como padrão. O sistema de freio impressiona com distâncias de frenagem muito curtas, bem como máxima estabilidade e resistência ao desbotamento sob uso intenso. Além disso, pontua com uma longa vida útil e uma resposta particularmente rápida. Além disso, o material leve economiza peso adicional e reduz as massas não suspensas. Os recursos de conforto incluem assistência de partida em subidas. Com a ignição desligada e o veículo parado, a transmissão seleciona automaticamente a posição de estacionamento “P”. Enquanto isso, o freio de estacionamento elétrico é liberado automaticamente ao arrancar. Um sistema de freio composto de cerâmica de alto desempenho está disponível como opção.

Galeria C 63 Sedã

Galeria C 63 Wagon

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Mercedes-AMG C 63 quase 700 cv 4 cilindros híbrido