A Audi mostrou o novo A4 para alguns veículos de imprensa nos últimos dias e definiu quanto custará o modelo. A versão 3.2 litros, top de linha, chegará em setembro por R$ 230 000, cerca de 13 mil mais barato que o anterior (por um erro de digitação, havíamos informado que a redução era de R$ 103 000).
O modelo ficou maior e contará com tração integral quattro, entre outros equipamentos. A Audi preferiu deixar as versões mais baratas para serem lançadas após o Salão do Automóvel, em outubro. Serão duas opções de 2.0, com diferentes potências. Os preços, nesse caso, não foram informados.
A briga deverá ser difícil nesse segmento, hoje domindo pelo Classe C, da Mercedes-Benz, mas com o Série 3, da BMW, com bom volume de vendas.
Agora o preço mais adequado com a realidade atual do câmbio, por isso acredito no sucesso de vendas dessa nova versão do A4.
Quem sabe a Audi não se anima e também baixa os preços do A3.
O autor do site deveria se informar melhor, pois o preço de tabela da versão V6 atual é de R$ 231.000 , então não sei de onde veio esta informação de que está 103 mil reais mais barato.
E realmente, se fosse uns 100 mil reais mais barato até daria para encarar, mas neste preço parece que a Audi está realmente pedindo para fechar as portas e sair de vez do país.
Tenha santa paciência Audi, geralmente as pessoas com dinheiro não são burras e se informam das diversas opções antes de comprar. Vai continuar vendendo uns 5 por mês e olha lá.
Muita gente fala da carga tributária, mas em alguns casos é falta de vergonha do fabricante mesmo, não podemos culpar apenas os impostos.
Este A4 convertido em reais sairia cerca de R$ 60 mil. Somando todos os impostos possíveis, você vai no máximo (pior das hipóteses) dobrar o preço do carro, que ficaria em R$ 120 mil. Daí você joga uns 30% de lucro, e vemos que este carro deveria custar R$ 155 mil. Ou seja, a Audi está nos roubando em quase R$ 100 mil, e isso não é culpa dos impostos.
O que acontece na verdade é que eles estão inflando os preços artificialmente para passar uma falsa impressão de status, como se fosse um mercedes ou bmw, status este que a audi não possui em lugar nenhum do mundo. A questão é, quem tem dinheiro não é burro e sabe muito bem disso, portanto o C200 vai continuar vendendo bem e o A4 vai continuar encalhado, mesmo porque apesar de ser um belo carro ele não ficou tão bonito e não mudou tanto na aparência comparando com a última geração.
Concluindo: Quem quer um belo motor V6 e um carro de qualidade vai comprar Accord, Omega, Chrysler etc. Quem quer apenas status vai comprar Merdeces C200 ou BMW 320 de quatro cilindros mesmo. Quem quer status e potência (e tiver dinheiro sobrando), vai comprar Mercedes ou BMW de 6 cilindros.
Era uma vez o A4…
Na boa, esse carro já era por aqui. Erro da Audi, que deixou de acreditar no nosso mercado há alguns anos e agora se vê desesperada pra voltar ao Brasil.
Crescendo como está, já já, parecerá uma limusine. É o contrário da tendência mundial, onde os EUA estão tendo enormes prejuizos na casa dos bilhões, em grande parte pelos carros projetados com grande consumo já que necessitam de grandes motores para movimentar carros com enormes dimensões. O A4 de 1992 era mínima coisa maior que o Astra Sedan, já o A4 que será lançado tem aproximados tamanho do Fusion. Se o comprador quiser carro maior, cai no A6.
É para isso que existe várias linhas, uma para cada interesse. Quer maior compra um A8, quer um pouco menor compra um A6, quer um "pequeno" compra um A4, só que isso não é mais realidade. Pois até o A3, está perdendo a tendência de Hatch e aproximando das Peruas.
Continuando assim, o A4 2009 que provavelmente é maior que o A6 do começo da década de 90, teremos num futuro próximo A6 com tamanho de A8 e A8 com tamanho de ônibus da Buscar ou MarcoPolo.
Todos os mercados consumidores, com excessão dos Dubai da vida, querendo carro menor e a Audi esticando seus carros ao máximo.
Este inverso de tendência, somados aos altos preços da Audi, e várias concessionárias Audi fechando no Brasil, demonstra a enorme queda de vendas no país, enquanto as outras estão bombando.
Saudade da Audi Senna.
Ganância e Soberba é fod….
Enquanto a Mercedes-Benz e a BMW lançam os modelos aqui no Brasil em média 6 meses depois de lançar lá fora (a Classe C foi apresentada em março e em junho já tava a venda aqui), a Audi vêm lançar o A4 1 ano depois de apresentá-lo lá fora, sem contar que não lançou ainda o A5 q já ta a venda a anos, quero só ver quanto tempor vai demorar pra lançar a linha 2009 com facelift do A3, ou então o Q5…..se continuar do jeito q tá, a Audi do Brasil vai vender cada vez menos carros, como está ocorrendo há um tempão e perder feio pra BMW e pra Mercedes…..péssima estratégia de mercado….