Tantos defeitos reconhecidos – imaginem quantos não o são – têm feito a opinião pública se perguntar: “afinal, por que tantos recalls?”. O especialista no setor automobílistico Luiz Carlos Augusto, da consultoria Jato Dynamics, aponta o aumento na concorrência em entrevista recente. Segundo ele, a necessidade de lançar produtos com frequência e a pressão por resultados têm feito as montadoras lançarem produtos sem o devido cuidado.
A solução parece que ainda demorará a ocorrer. Somente nesta semana três modelos terão de passar por recalls, além do Corolla – Mitsubishi TR4, Land Rover Defender e, quem diria, até mesmo o Porsche Panamera.
A Land Rover anunciou que a caixa de transferência do Defender das versões 90, 110 e 130 precisam ser vistoriadas por suspeita de vazamento de óleo. O problema afeta os modelos 2007 e 2008 – no Brasil são 123 unidades.
A Mitsubishi, por sua vez, revela que o TR4 sofre com um problema parecido com o do Corolla americano. A válvula de admissão de ar do motor pode se soltar e manter o acelerador em rotações elevadas. Os chassis envolvidos vão de 40 536 a 45 405.
Já o Panamera pode apresentar problemas nos cintos dianteiros caso o banco esteja muito avançado. O defeito foi descoberto pelo NTHSA, o órgão de segurança dos Estados Unidos, mas o recall é mundial. Agora vejam como a Porsche resolveu o problema no Brasil. Em vez de chamar os 55 donos do esportivo para suas lojas, a marca alemã visitou a casa de cada um e corrigiu o defeito in loco. Assim até eu faço recall.
Agora mudou o paradigma: é de estranhar qual montadora não tem recall pra fazer!
Comentário hipotético: "A Nissan não tem recall?? Sei não, tem alguma coisa errada… não vou comprar um carro de quem nem acha os próprios defeitos de fabricação"
Eu sinceramente discordo do motivo apresnetado para tantos recalls: acho que é culpa sim da concorrência, mas que causa outro efeito, o do aumento da qualidade. Explico: antigamente os carros apresentavam problemas sistemáticos (marcha do Opala, câmbio do Premio, bomba de gasolina da Kombi, etc) mas o pessoal engolia o problema na frente. E hj não, o consumidor está mais exigente (a nivel mundial, é claro) e as leis mais severas.