Certamente, a principal atração do espaço da Volkswagen no Salão de Paris, na França, é a sétima geração do hatch médio Volkswagen Golf. Ao lado das versões convencionais, a montadora alemã revelou outros modelos para a gama, ainda como conceitos, o ecológico e econômico BlueMotion e o esportivo GTi. O novo Volkswagen Golf teve sua produção confirmada na Alemanha e na Ásia. O México também deverá receber a linha de produção do novo modelo, o que aumenta suas chances de desembarcar no mercado nacional ainda no ano que vem.
Veja também: Conheça todas as gerações do Volkswagen Golf
O Volkswagen Golf BlueMotion, como citamos acima, é um modelo que aposta forte na economia e nas baixas emissões de poluentes. Segundo a montadora alemã, o Golf BlueMotion roda 31,2 quilômetros com um litro de combustível, emitindo 85 gramas de CO2 por km – a versão antiga do carro, mostrada há cinco anos, tinha consumo de 22,2 km/l e emitia 119 g/km de CO2, enquanto a mais recente, lançada há três anos, apresentava médias de 26,3 km/l e 99 g/km.
A nova versão do carro vem equipada com o motor 1.6 litro TDI, movido a diesel, que entrega 110 cavalos de potência e 25,4 kgfm de troque, capaz de levar o automóvel a 202 km/h. Para melhorar a economia e as emissões, o Volkswagen Golf BlueMotion traz pneus de baixa resistência a rolagem, sistema regenerativo para recarga das baterias, sistema start/stop, pressão do ar mais elevada e transmissão, manual de cinco velocidades, com relações mais longas.
Tudo sobre o Salão do Automóvel de Paris
Para contribuir na aerodinâmica, foi implantado um spoiler traseiro, suspensão 15 mm mais baixa, grade do radiador mais fechada e elementos de ar nas proximidades da janela traseira. Ainda de acordo com a marca, um proprietário do Volkswagen Golf BlueMotion, que roda cerca de quinze quilômetros ao dia, frequentará o posto de combustível somente dez vezes, anualmente. O carro será oferecido em duas versões de acabamento: Trendline e Comfortline.
O Volkswagen Golf GTi foi exibido na feira ainda também em versão de conceito, mas o modelo que será destinado às ruas, assim como o BlueMotion, não terá mudanças significativas em comparação ao protótipo. Para aumentar o apelo esportivo e jovem, o GTi estará disponível somente na carroceria de duas portas. Na dianteira, salta aos olhos o para-choque de desenho agressivo, com uma ampla entrada de ar com desenho interno do tipo “colmeia”, o friso em vermelho na grade e nos faróis e a logotipia da versão.
Na lateral, o destaque do Volkswagen Golf GTi Concept vai para as rodas de cinco raios grossos, assim como as do modelo antigo. Por trás, sobressai o sistema de exaustão bipartido e o aerofólio no topo com prolongamentos nas laterais dos vidros, além das lanternas em LEDs escurecidas. Por dentro, chama atenção o volante com base achatada, revestimento em couro e o nome da versão, o tecido xadrez dos bancos e a costura vermelha.
Sob o capô dorme, pelo menos sem a chave no contato, um motor 2.0 litros da linha TFSI de 230 cavalos de potência e 35,6 kgfm de torque, semelhante ao usado no S3, da Audi, associado à transmissão automatizada DSG de sete velocidades e dupla embreagem. Com esse aparato mecânico, o Volkswagen Golf GTi sai da inércia e atinge os 100 km/h em 6,5 segundos, com velocidade limitada a 246 km/h. O consumo, segundo a empresa, é de 15,1 km/l. Sua chegada à Europa está marcada para entre o primeiro e o segundo trimestre de 2013.