Peugeot 208 nacional sendo montado em Porto Real

Peugeot 208 nacional sendo montado em Porto Real

A Peugeot trouxe até Thierry Peugeot, um dos herdeiros da marca, para o Brasil para testemunhar o início da produção do Peugeot 208, novo hatch compacto da marca que começou a ser fabricado neste mês em Porto Real, no Rio de Janeiro. O modelo começará a ser vendido no dia 13 de abril, mas terá apresentação à imprensa na 2ª quinzena de março.

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O Peugeot 208 é a grande esperança da marca em retomar os velhos tempos do 206, seu “avô” que foi um dos modelos mais desejados do país há pouco mais de 10 anos. A situação é tão complicada na marca francesa que o compacto chegou ao Brasil pouco mais de um ano depois de ser lançado na Europa, coisa rara nesse mercado.

Peugeot 208 nacional sendo montado em Porto Real

Peugeot 208 nacional sendo montado em Porto Real

A razão é que a Peugeot quer ter mais de 50% das suas vendas fora da Europa, que está em crise e vende cada vez menos. Suas rivais já conseguem algo parecido, inclusive a Renault, que tem no Brasil seu segundo maior mercado no mundo.

Como não tem uma “segunda linha” de veículos como ela (leia-se Dacia), a saída foi tentar ganhar espaço no segmento dos hatches compactos mais equipados onde hoje estão o Ford New Fiesta, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e seu primo, o Citroën C3 de nova geração. A receita aqui é tecnologia a bordo como a tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque e o visual chamativo.

O Peugeot 208 brasileiro, aliás, terá pouca coisa diferente do francês. O volante oval e baixo é o mesmo assim como os painéis de visual bastante atraente. O que muda mesmo são os motores – 1.5 e 1.6 flex em vez de 1.0 de 3 cilindros ou turbo – e alguns detalhes subjetivos como ponteira de escapamento saliente, segundo a marca, uma preferência nacional.

O preço, mantido em segredo, deve começar em torno de R$ 36 mil ou um pouco mais. Já a versão mais cara deve ficar com o mesmo preço da série especial Premier, ou seja, R$ 55 mil.

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A Peugeot diz querer produzir 55 mil unidades este ano, sendo que parte disso vai para outros mercados dos continente menos o Chile – ah, Chile – que, por ter uma legislação menos protecionista, receberá o 208 europeu. Se vender 4,5 mil por mês por aqui, a Peugeot já vai estar aliviada. Como o 208 tem agradado na Europa, dá até para sonhar com esses números. Thierry Peugeot está orando desde já.

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