Seja lá o que Volkswagen e Fiat estão planejando, o fato é que pela primeira vez na história o consumidor da classe C terá oportunidade de comprar um automóvel novo numa faixa de preço teoricamente de R$ 20.000 atuais. Até então, ou ele optava por um usado ou se endividava mais para adquirir um Mille, hoje o modelo mais em conta no Brasil.
O crescimento da classe C e do mercado em geral, enfim, motivou as montadoras a desenvolverem um veículo barato partindo do zero. Pelo menos é que os planos da VW, com o AA00, e da Fiat, com a nova planta de Pernambuco, dão a entender.
Em Detroit, o presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne, confirmou que a fábrica pernambucana fará um subcompacto inédito que entrará em produção por volta de 2014. Na época, o Mille sairá de linha e o novo modelo terá uma tarefa mais árdua para se tornar o carro de entrada da marca.
Já a Volkswagen usa a plataforma PQ25, do novo Polo, para criar seu primeiro subcompacto nacional, conforme o presidente Thomas Schmall revelou no ano passado. Segundo a Quatro Rodas, o carro se chamará Lupo, modelo que curiosamente foi substituído pelo Fox tempos atrás na Europa.
Além das duas, a Ford estaria projetando um sucessor para o Ka baseado no conceito Start, que esteve no Salão do Automóvel, e a Peugeot admitiu que investe num compacto para mercados emergentes.
Apesar de serem boas notícias, é bom manter a cautela. Preocupadas com suas margens de lucro, essas montadoras podem criar modelos tão básicos que o saudoso Fusca vai parecer equipado perto deles. O ponto positivo é ver o consumidor menos abastado ter a oportunidade de comprar um carro de projeto atual em vez de refugo de linha de montagem.
o que me tranquiliza um pouco é que a partir de 2014 todo carro nacional terá airb-bag e abs.
Mas só um pouco. Só falta criarem uma lei específica para subcompactos….
Carro novo e moderno na faixa de R$20 mil? Desculpem, mas eu não acredito. Que o tal carrinho acima será feito não tenho dúvidas, mas deve vir peladaço na faixa de R$25 mil.
Mais uma lenda. E todo mundo que me lê acredita em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, no "homem do saco que rouba criancinha malcriada"… Fala sério. Carro mil chegou por aqui pelas mãos da FIAT para ser carro popular, deu certo? GM ao bolar o celta falou, batendo no peito: "Agora sim o Brasil vai ter um popular de verdade, e vai ser mais barato que o Uno"… JAMAIS colocou o Celta sequer ao mesmo preço do Uno. Então Chegou GOL, Chevete Júnior, Fiesta , uma enxurrada de projetos que "depenou" a versão original para tentar conter custos, e deu certo? Tinha carro sem para sol do lado do passageiro, com fechadura só na porta do motorista, espelho retrovisor era só do lado esquerdo, forro de papelão nas portas e laterais, sem luz interna, verdadeiras aberrações que deixavam o antigo fusca "pé de boi" com orgulho e se achando carro equipado. O VW Lupo virá sim, para meter medo no Ford KA, Novo Uno & Cia, mas dentro da política de preços que a VW Brasil está acostumada a praticar há anos: "meu preço é 15% acima da concorrência pois minha marca goza de excelente reputação no mercado" (risos)… ou seja, um carro desses, vem para a faixa de $ 26.000 pelado, sem sequer limpador traseiro, para chegar nos $ 30.000 decentemente adornado com o mínimo de acessórios que uma carroça merece ostentar para ser chamada de carro. É só entrar nos sites de qualquer montadora e acessar o "monte seu carro". Escolhe uma versão básico e experimenta escolher a opção "pintura metálica". Pronto, já é mil reais mais caro. Coloca limpador e desembaçador + ar quente. pronto, subiu dois mil reais. Se colocar ar condicionado e direção hidráulica, então, prepara mais cinco mil… Tá lá o seu popular de 25 contos na casa dos trintão.
Mais carros SUPER EQUIPADOS nas ruas com "supercalotas" "acendedor de cigarros" e… incrível: com "limpador de parabrisa"
<blockquote cite="#commentbody-31367">
DVC :
Mais carros SUPER EQUIPADOS nas ruas com “supercalotas” “acendedor de cigarros” e… incrível: com “limpador de parabrisa”
Mas sem protetor de cárter e tapetes, pois estes tem de ser oferecidos como brinde pelas concessionárias "pra fechar negócio".
Por falar em gambiarra, carros "baratos" e porcarias, a QR desse mês tem um expoente dessa classe. A linha 2011 do Celta, com uma risível mudança na grande para se integrar à nova identidade da marca.
Não foi exatamente isso que a VW disse antes de lançar o Fox, que começou pé-rapado (mas sempre um pouco acima de Gol), subiu um pouquinho de nível e hoje custa bem acima do Gol.
Acho que com esse "orçamento" eles vão lançar um requixá motorizado, isso sim…
OK ótimo, estamos todos alinhados que o citado acima jamais ocorrerá… melhor assim, pois dessa forma não nos desapontaremos.
O título está errado – ou é "barato moderno" ou é "moderno barato".
A indústria se mexeu com medo dos indianos, e o que sobrou dos boatos virá p/ cá na forma dessas coisas ambulantes.
Quem sabe um dia tomamos vergonha na cara e começamos (de novo) uma indústria nacional que respeite os brasileiros.
O que eu acho estranho, é o fato de que todos os grandes lançamentos ocorrerão entre 2012 e 2014 (ou seja, entre o fim do mundo e a copa), portanto, conclui-se que: ou as montadoras querem nos enganar, criando falsas expectativas antes do planeta ser destruido, ou elas querem fazer bonito para os estrangeiros que vão vir ver a copa de 2014
Não entendi, a Fiat e a VW vão produzir motos populares?
Meier! Pra isso acontecer, alguem vai ter que abrir mao da sua parte: governo novamente (IOF)? as montadoras não…
No mais…não se necessita de novos projetos sub-compactos…a GM ja tem (spark novo), as outras tambem devem ter…