Volkswagen Lupo, segundo a Quatro Rodas

Seja lá o que Volkswagen e Fiat estão planejando, o fato é que pela primeira vez na história o consumidor da classe C terá oportunidade de comprar um automóvel novo numa faixa de preço teoricamente de R$ 20.000 atuais. Até então, ou ele optava por um usado ou se endividava mais para adquirir um Mille, hoje o modelo mais em conta no Brasil.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O crescimento da classe C e do mercado em geral, enfim, motivou as montadoras a desenvolverem um veículo barato partindo do zero. Pelo menos é que os planos da VW, com o AA00, e da Fiat, com a nova planta de Pernambuco, dão a entender.

Em Detroit, o presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne, confirmou que a fábrica pernambucana fará um subcompacto inédito que entrará em produção por volta de 2014. Na época, o Mille sairá de linha e o novo modelo terá uma tarefa mais árdua para se tornar o carro de entrada da marca.

Já a Volkswagen usa a plataforma PQ25, do novo Polo, para criar seu primeiro subcompacto nacional, conforme o presidente Thomas Schmall revelou no ano passado. Segundo a Quatro Rodas, o carro se chamará Lupo, modelo que curiosamente foi substituído pelo Fox tempos atrás na Europa.

Além das duas, a Ford estaria projetando um sucessor para o Ka baseado no conceito Start, que esteve no Salão do Automóvel, e a Peugeot admitiu que investe num compacto para mercados emergentes.

Apesar de serem boas notícias, é bom manter a cautela. Preocupadas com suas margens de lucro, essas montadoras podem criar modelos tão básicos que o saudoso Fusca vai parecer equipado perto deles. O ponto positivo é ver o consumidor menos abastado ter a oportunidade de comprar um carro de projeto atual em vez de refugo de linha de montagem.