Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue

Após anos de expectativa da fraternidade automotiva internacional, a Ferrari apresentou hoje o Purosangue, o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares nos 75 anos de história da marca.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Desde os primeiros anos da marca, os carros 2+2 (ou seja, com dois bancos dianteiros e dois traseiros menores) desempenharam um papel significativo em sua estratégia. Muitos Ferraris fizeram da combinação de desempenho de referência com conforto de primeira classe um dos pilares de seu sucesso. Agora, no culminar de 75 anos de pesquisa de ponta, a Ferrari criou um carro que é único no cenário mundial: não apenas desempenho, prazer de dirigir e conforto coexistem em perfeita harmonia, mas também é um encapsulamento inigualável do O DNA icônico da marca.

Para permitir à empresa atingir os ambiciosos objetivos estabelecidos para este projeto e criar um carro digno de um lugar na sua gama, foi adotado um layout completamente diferente e proporções inovadoras em comparação com os arquétipos GT modernos (os chamados crossovers e SUVs). O motor do GT moderno médio é montado na frente do carro, quase atravessando o eixo dianteiro com a caixa de câmbio acoplada diretamente a ele; isso resulta em uma distribuição de peso abaixo do ideal que proporciona dinâmica de condução e prazer de condução muito aquém dos padrões de excelência aos quais os clientes e entusiastas do Cavalo Empinado se acostumaram.

O Purosangue, por outro lado, possui um motor montado no meio da frente com a caixa de câmbio na traseira para criar um layout de transmissão esportivo. A Unidade de Transferência de Potência (PTU) é acoplada na frente do motor para fornecer uma transmissão 4×4 exclusiva. Isso oferece exatamente a distribuição de peso de 49:51% que os engenheiros da Maranello consideram ideal para um carro esportivo com motor central dianteiro.

O Purosangue está acima do resto do mercado graças ao seu desempenho e conforto. É o único carro com essas proporções a ostentar um V12 naturalmente aspirado montado no meio da frente. O motor mais icônico de Maranello estreia nesta nova configuração para garantir que o carro libere mais potência do que qualquer outro no segmento (725 cv), garantindo a trilha sonora do motor Ferrari mais emocionante. Além disso, pode fornecer 80% de torque mesmo em baixas rotações para um prazer de condução único em todos os momentos.

O desenvolvimento aerodinâmico do Purosangue concentrou-se em tornar a carroceria, a parte inferior da carroceria e o difusor traseiro o mais eficientes possível. As novas soluções incluem a sinergia entre o para-choque dianteiro e o acabamento do cava da roda, que gera uma cortina de ar que veda aerodinamicamente as rodas dianteiras, evitando a geração de fluxos de ar transversais turbulentos.

A Ferrari também deu ao Purosangue as mais recentes iterações dos sistemas de controle dinâmico do veículo introduzidos em seus carros esportivos mais poderosos e exclusivos, incluindo direção independente nas quatro rodas e ABS ‘evo’ com o sensor dinâmico de chassi de 6 vias (6w-CDS) . Fazendo sua estreia mundial está o novo sistema de suspensão ativa da Ferrari. Isso controla de forma muito eficaz o rolamento da carroceria nos cantos, bem como o contato do pneu sobre os solavancos de alta frequência, para oferecer o mesmo desempenho e resposta de manuseio de um dos carros esportivos da marca.

O chassis totalmente novo tem um teto em fibra de carbono de série para manter o peso baixo e baixar o centro de gravidade. Redesenhar a carroceria a partir do zero também significou que os designers poderiam incorporar portas traseiras com dobradiças traseiras (portas de boas-vindas) para facilitar a entrada e a saída, mantendo o carro o mais compacto possível. A cabine tem quatro generosos assentos elétricos aquecidos que acomodam confortavelmente quatro adultos. O porta-malas é o maior já visto em uma Ferrari e os bancos traseiros se dobram para aumentar o espaço para bagagem. Naturalmente, o Purosangue tem uma posição de condução mais dominante do que outras Ferraris, mas a configuração é a mesma de todas as outras Ferraris. Como resultado, a posição de dirigir ainda é íntima e próxima ao chão para proporcionar maior conexão com as capacidades dinâmicas do carro.

Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue

O Purosangue oferece valores de desempenho líderes de classe (de 0 a 100 km/h em 3,3 s e de 0 a 200 em 10,6 s); a posição de dirigir e a trilha sonora V12 inebriante e naturalmente aspirada proporcionam uma experiência de direção totalmente nova, mas também totalmente Ferrari. O fato de que uma vasta gama de conteúdos focados no conforto é fornecida como padrão, como o sistema de áudio Burmester, e que os muitos extras opcionais, incluindo o novíssimo estofamento Alcantara, derivado de poliéster reciclado certificado, tornam o Purosangue o mais completo de quatro portas, quatro lugares no segmento.

TREM DE FORÇA

O motor do Purosangue (codinome F140IA) mantém a arquitetura que tornou os mais recentes 12 cilindros do Cavalo Empinado tão bem-sucedidos, ou seja, um ângulo de 65° entre seus bancos de cilindros, uma capacidade de 6,5 litros, cárter seco e injeção direta de alta pressão. Ele foi projetado, no entanto, para produzir a maior quantidade de torque possível em baixas rotações sem perder a sensação de poder linear e interminável típico dos V12s naturalmente aspirados da Ferrari. 80% do torque máximo está disponível a apenas 2.100 rpm e atinge o pico de 716 Nm a 6.250 rpm. A potência máxima de 725 cv é alcançada a 7750 rpm e a resposta do acelerador é característica de um verdadeiro carro esportivo.

Os sistemas de admissão, distribuição e escape foram completamente redesenhados, enquanto as cabeças dos cilindros são derivadas do 812 Competizione. Grande atenção foi dada à melhoria da eficiência mecânica e de combustão, empregando conceitos de calibração inspirados na Fórmula 1. O resultado é que o motor mais potente já desenvolvido pela Ferrari para um carro de quatro lugares também é o mais potente em seu segmento, bem como o único capaz de entregar aquela trilha sonora Ferrari V12 instantaneamente reconhecível.

Para garantir a máxima eficiência mecânica, as massas rotativas foram redesenhadas. O virabrequim de aço nitretado foi modificado para alongar o curso e as passagens de óleo internas foram redesenhadas para melhorar o fluxo de óleo para os rolamentos da extremidade grande. Tolerâncias de folga de rolamento mais baixas melhoram o consumo. O conjunto da bomba de óleo e refrigerante também foi redesenhado com foco na seção de limpeza para reduzir o atrito e a massa graças à adoção de rotores de menor diâmetro e otimizando as entradas e saídas, bem como as vedações do rotor.

A sincronização do trem de válvulas é totalmente nova, enquanto o novo processo de acabamento dos comandos de válvulas reduziu consideravelmente a rugosidade da superfície e o coeficiente de atrito entre os lóbulos, os próprios eixos e os tuchos hidráulicos.

Para otimizar a curva de torque e garantir um aumento contínuo em toda a faixa de rotação, a geometria dos dutos de admissão foi revisada. A geometria do sistema de exaustão também foi otimizada para aumentar a permeabilidade e reduzir a contrapressão. Existem pistões específicos com uma coroa redesenhada para aumentar a eficiência da combustão.

O sistema de injeção direta do motor é composto por duas bombas de combustível de alta pressão (350 bar) que fornecem gasolina aos injetores nas câmaras de combustão. O sistema de ignição, composto por 12 bobinas e velas de ignição, é constantemente monitorado pela ECU que possui um sistema sensor de íons que mede as correntes ionizantes para controlar o tempo de ignição. Possui uma função de faísca única e multifaísca para tornar a combustão o mais eficiente possível em todas as rotações. A ECU também controla a combustão na câmara para garantir que o motor esteja sempre trabalhando com eficiência termodinâmica máxima, graças a uma estratégia sofisticada que reconhece a octanagem (RON) do combustível no tanque e ajusta o avanço para se adequar.

A trilha sonora do F140IA é um excelente exemplo de integração entre a gloriosa sinfonia criada pela sequência de combustão do motor e a capacidade da Ferrari de controlar a acústica na cabine. Os coletores de escape de igual comprimento são ajustados para garantir que os 12 cilindros estejam em perfeita harmonia. O novo plenum com duto de admissão otimizado acompanha as notas altas do V12 com o corpo das médias frequências. Os dois silenciadores progressivos, cuja resposta está agora incluída nas configurações Manettino, atendem à condução urbana e de alto desempenho. A trilha sonora resultante é típica da Ferrari, com aquele inconfundível V12 harmônico que está presente, mas sutil, até que o piloto acelere forte: conforme o motor se aproxima da linha vermelha de 8250 rpm,

Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue

O layout da transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades em banho de óleo foi otimizado com a adoção de um cárter seco e um conjunto de embreagem significativamente mais compacto, reduzindo 15 mm da altura instalada no carro que, por sua vez, abaixa o centro de gravidade na mesma proporção. O desempenho da nova embreagem é 35% superior, transmitindo até 1200 Nm de torque dinâmico durante as trocas de marcha. Graças ao sistema hidráulico de atuação de nova geração, os tempos de enchimento da embreagem agora são mais rápidos, de modo que os tempos totais de troca de marchas foram reduzidos em comparação com o DCT de 7 velocidades anterior. As novas relações de transmissão significam que os espaçamentos são mais curtos e muito progressivos, e uma relação superior mais longa é voltada para maior economia na condução em autoestrada. As reduções de marcha foram calibradas para otimizar as mudanças suaves com foco específico no prazer de dirigir e enfatizando o som do novo motor V12.

CHASSIS E CORPO

O chassi do Purosangue é totalmente novo e foi projetado de raiz com o objetivo de produzir uma estrutura de rigidez intransigente. A estrutura inferior do chassi é feita inteiramente de liga de alumínio de alta resistência e se baseia na enorme experiência da Ferrari no uso ideal dessas ligas leves. Juntamente com os elementos estruturais da parte superior da carroceria, forma um chassi spaceframe composto por extrusões de seção fechada conectadas por peças fundidas nas quais estão integrados elementos de chapa de alumínio de suporte de carga.

O chassi é, portanto, mais leve que o anterior de quatro lugares da Ferrari, apesar de ser maior. Os valores de rigidez torcional melhorada (+30%) e rigidez da viga (+25%) são fundamentais para melhorar as características NVH e, portanto, o conforto, absorvendo suavemente e silenciosamente as asperezas nas superfícies da estrada, além de proporcionar uma sensação excepcional de integridade estrutural.

O uso extensivo de peças vazadas com paredes finas – feitas com núcleos internos – ajudou a otimizar a estrutura, maximizando o desempenho e garantindo melhor continuidade nas linhas de tensão que, por sua vez, garantem requisitos importantes de segurança dos ocupantes. Além disso, esta tecnologia em particular melhora a qualidade da montagem graças a uma integração mais precisa, menos componentes e a consequente redução das linhas de solda.

A carroceria é feita de materiais que vão do alumínio à fibra de carbono, com a introdução de aço de alta resistência em áreas importantes e flanqueando as junções mecânicas com adesivo estrutural. A combinação desses diferentes materiais garantiu a máxima resistência onde necessário e também leveza em áreas não sujeitas a estresse.

O aço de alta resistência é utilizado para as barras anti-intrusão, os reforços nos nós principais e o pilar B. Nossa atenção meticulosa aos detalhes na fase de projeto também resultou no uso de diferentes materiais em componentes individuais. Um exemplo é a dobradiça única da porta traseira: a parte fixa é uma fundição de alumínio enquanto a parte móvel é construída em aço estampado a quente.

O teto de fibra de carbono de concha única com isolamento acústico integrado é completamente novo e oferece níveis de rigidez equivalentes a um teto de vidro, pesando 20% menos que um teto de alumínio com isolamento acústico. De uma perspectiva ergonômica, nos concentramos em oferecer o máximo de espaço de entrada possível, mantendo a distância entre eixos compacta. Para isso, optamos pela abertura tradicional para as portas dianteiras com abertura de 63 graus (cinco graus mais ampla do que em nossos outros modelos) – combinada com uma nova porta traseira elétrica articulada com abertura de 79 graus. Além de fazer referência à abertura do capô da Ferrari Monza SP1/SP2 e outras Ferraris lendárias do passado, o capô com dobradiça dianteira do Purosangue também nos permitiu criar formas extremas na área do pilar A.

A tampa traseira de alumínio é ativada eletricamente: dois elevadores elétricos da tampa traseira Stabilus permitem que ela seja aberta em 73 graus para facilitar o acesso ao porta-malas e simplificar o carregamento e descarregamento até mesmo da maior bagagem. Os conjuntos de dobradiças gooseneck nos permitiram criar formas estéticas não convencionais na área do spoiler superior.

AERODINÂMICA

Os volumes e restrições muito diferentes do Purosangue verdadeiramente único representaram um desafio completamente novo para o departamento aerodinâmico da Ferrari, portanto, foi necessário repensar radicalmente os métodos e as soluções. A meta extremamente ambiciosa de redução de arrasto, as demandas específicas de usabilidade e acessibilidade deste modelo em particular, e a necessidade de resfriar o imponente V12 e acessórios exigiram centenas de horas no túnel de vento e milhares de simulações de CFD (Computational Fluid Dynamics). O tipo de trabalho de desenvolvimento dedicado aos carros esportivos mais rápidos e potentes da linha, na verdade.

O foco principal do design aerodinâmico do Purosangue foi a seção central do carro, essencial tanto para o design do fluxo de ar quanto para reduzir o coeficiente de arrasto (Cd), além de minimizar a área da superfície frontal. A silhueta dianteira do carro foi projetada para criar a continuidade de perfil mais perfeita possível entre a área de curvatura máxima do capô e o trilho do cabeçalho do para-brisa. A área traseira do teto, a tela traseira e o spoiler, por outro lado, exigiram mais trabalho porque são fundamentais para gerenciar separações de fluxo e campos de pressão.

O melhor compromisso possível entre a necessidade de um design o mais suave possível para a linha do tejadilho traseiro e a necessidade de reduzir a altura da própria cauda foi conseguido com a utilização de dois elementos que completam o pacote aerodinâmico para a traseira do carro: a suspensão spoiler e o nolder na borda da bota. Enquanto o spoiler suspenso ajuda a neutralizar a curvatura do teto a jusante da área sobre as cabeças dos passageiros do banco traseiro, o nolder, que tem apenas 7 mm de altura, canaliza os vórtices de esteira para criar uma leve recompressão na cauda do carro.

Passando da seção central para o volume traseiro, uma concha pode ser vista começando na parte traseira do teto e se estendendo até a tela traseira, criando duas cristas, uma de cada lado. Esta solução ajuda a manter o espaço de cabeça necessário para os passageiros do banco traseiro, enquanto ainda separa corretamente os fluxos da parte superior do teto e aqueles ao longo da área da estufa.

Também importante para o desenvolvimento aerodinâmico do Purosangue foi o despertar das rodas: várias soluções aerodinâmicas foram implementadas para resolver esse problema, incluindo a integração de persianas na dianteira e traseira flutuantes do arco das rodas. O sistema mais complexo, no entanto, está na dianteira, onde o para-choque e a lamela trabalham em sinergia para criar uma poderosa cortina de ar que veda aerodinamicamente as rodas dianteiras, evitando a geração de turbulência transversal. Um duto foi criado entre o pára-choque dianteiro do lado de fora das entradas de ar laterais e a aleta vertical. Este duto é calibrado para acelerar o fluxo em direção à área soprada na lamela e criar uma lâmina de ar energizada em um ângulo com o ombro externo do pneu. A superfície externa da grelha então desvia o fluxo ao longo do flanco.

Na parte traseira do friso da caixa da roda dianteira há um outro duto que é perfilado para maximizar a extração de ar de dentro da caixa da roda. A mesma solução é adotada nas cavas das rodas traseiras com uma ventilação na guarnição das cavas das rodas traseiras. Sua superfície externa também foi perfilada para otimizar o gerenciamento do ponto de descolamento traseiro do fluxo, que percorre os flancos e as rodas.

A asa suspensa no capô, logo à frente do pilar A, apelidada de aerobridge em referência a um elemento semelhante introduzido no F12berlinetta, desempenha um papel muito diferente de seu homônimo. Enquanto o aerobridge deste último desviou o fluxo de ar do capô para baixo para aumentar a força descendente, o do Purosangue foi projetado para reduzir o arrasto.

O ar que passa sob a asa no capô é energizado localmente para reduzir o impacto negativo do vórtice na base do para-brisas e para acelerar o fluxo para aumentar a quantidade de ar que está sendo evacuada de um respiradouro escondido pela ponte aérea, que é parte de um complexo sistema de dutos de ar alimentados pela entrada localizada sobre os faróis. Esta massa de ar é canalizada para a caixa da roda dianteira. Esses fluxos vindos da frente do carro são naturalmente ventilados através das venezianas na parte superior da caixa da roda dianteira e, em seguida, continuam no compartimento do motor até atingirem a ventilação sob a ponte aérea. Da mesma forma, para reduzir a sobrepressão dentro da caixa da roda traseira, uma ventilação foi adicionada logo abaixo das lanternas traseiras (em uma área de sucção natural) que leva de um duto dentro do arco da roda traseira.

Um canal soprado da parte inferior do para-choque dianteiro em direção à parte inferior da carroceria reduz as áreas naturalmente sob compressão no para-choque dianteiro, maximizando a quantidade de ar que está sendo canalizada para a parte inferior da carroceria, um elemento já usado em outras Ferraris. Neste caso, no entanto, é colocado para um uso diferente: o fluxo energizado canalizado ao longo da parte inferior da carroceria pela área soprada encontra as superfícies da parte inferior da carroceria especificamente projetadas para gerar sucção perto do ponto de evacuação dos radiadores centrais na parte inferior dianteira. Isso maximiza o resfriamento das massas radiantes centrais da forma mais eficiente possível e também permitiu o projeto de uma entrada de radiador muito menor. A maior distância ao solo do Purosangue significa que a área exposta das rodas contribui significativamente para o arrasto: como resultado,

As curvas das superfícies da carroceria foram projetadas para ajustar as rodas dianteiras e os triângulos, limitando assim a quantidade de ar que entra na cava da roda o máximo possível. Fundamental para este efeito é uma pequena aba montada no braço inferior da suspensão. As áreas de baixa pressão que ocorrem naturalmente atrás das rodas dianteiras foram usadas para criar duas áreas de evacuação que aumentam a eficiência das massas radiantes, reduzindo a sobrepressão no compartimento do motor e reduzindo o arrasto.

O design do difusor traseiro é, mais uma vez, o resultado de uma profunda otimização que se concentrou principalmente na sinergia entre o próprio difusor, a parte superior da carroceria e o para-choque traseiro. O fluxo de ar que atinge o difusor é gradualmente expandido e controlado. No final desta expansão, um nolder sutil separa o fluxo após recompactá-lo levemente. Isso aumenta a eficiência do sistema, maximizando simultaneamente a extração de ar quente da área ao redor da caixa de câmbio e dos compartimentos do sistema de exaustão.

O Purosangue não possui limpador de para-brisa traseiro, portanto, a tela traseira é limpa pelo fluxo de ar ao longo das superfícies de vidro na parte traseira. A superfície inferior do spoiler suspenso é curvada para garantir que o fluxo de ar esteja na velocidade certa e direcioná-lo para a tela traseira. Existem dois pares de geradores de vórtice em cada extremidade da superfície inferior do spoiler, que otimizam a uniformidade da lavagem. Estes neutralizam a vorticidade naturalmente causada pelo pilar C e também trabalham em sinergia com a forma específica da própria tela traseira.

A localização pouco convencional dos faróis possibilitou a criação de duas entradas de ar acima e abaixo do DRL. O superior é usado para canalizar o ar para o complexo sistema soprado que ventila sob a ponte aérea frontal. O inferior, por outro lado, é usado para canalizar o ar para o sistema de refrigeração dos freios. O desenho das superfícies externas verticais de ambas as entradas de ar inclui um coletor de ar que maximiza a quantidade de ar canalizada através delas.

Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue

Mais abaixo estão as entradas para as massas radiantes. Visto de frente, o da direita é o radiador para os amortecedores ativos, que garantem um excelente conforto dos ocupantes mesmo em superfícies muito irregulares, enquanto o da esquerda alimenta o radiador para o circuito da Unidade de Transferência de Potência (PTU), um diferencial eletrônico de vetorização de torque. Por fim, a entrada central resfria tanto o condensador do circuito de ar condicionado, para garantir temperaturas de cabine otimamente confortáveis, quanto os radiadores de óleo e refrigerante do icônico V12 naturalmente aspirado.

DINÂMICA DO VEÍCULO

O desenvolvimento do desempenho dinâmico do Purosangue se concentrou na criação de um carro totalmente inédito no cenário mundial: um modelo que oferecesse padrões de usabilidade e conforto que o posicionariam no topo do mercado, além de entregar a dinâmica e o desempenho do veículo da marca Ferrari em um par com o resto do intervalo.

O Purosangue possui um sistema único e inovador que é inédito no mundo: a tecnologia de suspensão ativa Ferrari habilitada pelo sistema True Active Spool Valve (TASV) da Multimatic. Em comparação com outras soluções no mercado, esta nova arquitetura de suspensão oferece inúmeras vantagens ao combinar o acionamento do motor elétrico com um amortecedor hidráulico de válvula carretel de alta precisão em um sistema totalmente integrado. O motor elétrico garante que a carroceria e as rodas possam ser controladas ativamente com mais autoridade de força e em frequências mais altas do que os sistemas adaptativos ou semiativos tradicionais.

Uma vantagem do sistema de suspensão ativa da Ferrari é a velocidade na qual os atuadores do motor TASV de 48 volts aplicam força na direção do curso do amortecedor. O motor elétrico sem escovas trifásico e de alta densidade foi co-desenvolvido para esta aplicação pela Ferrari. O motor usa a tecnologia de enrolamento do estator “slotless” para minimizar as dimensões radiais e maximizar a densidade de potência. Do ponto de vista mecânico, a força do motor é transmitida de uma maneira inovadora através de um fuso de esferas de dois condutores conectado diretamente à haste do pistão do amortecedor hidráulico que permite uma resposta de alta frequência e reduz o atrito, a inércia e o espaço da embalagem.

O sistema de suspensão ativa usa acelerômetros e sensores de posição em cada canto da suspensão e faz interface com o Side Slip Control (SSC) 8.0 e o sensor 6w-CDS. A lógica de controle proprietária da Ferrari, juntamente com os amortecedores TASV fornecidos pela Multimatic, gerencia eletronicamente todos os elementos de desempenho do sistema de suspensão totalmente ativo.

Esta tecnologia otimiza o desempenho máximo nas curvas graças à distribuição variável e contínua da rigidez de rolagem e ao centro de rolagem ativamente rebaixado (reduzido em até 10 mm), em benefício da força lateral que atua sobre os pneus e do equilíbrio entre sobre e subviragem. O controle de alta frequência regula tanto o movimento da carroceria quanto o movimento das rodas, reduzindo assim a rolagem e a inclinação, além de absorver as irregularidades da superfície da estrada.

Além da tecnologia de suspensão ativa, o Purosangue está equipado com uma suspensão dianteira semi-virtual de alta geração, onde o braço inferior possui dois pontos de fixação no suporte do cubo. Esta solução significa que o ponto de fixação do pino mestre virtual inferior criado pelos dois braços fica muito próximo do centro da roda, reduzindo drasticamente o raio de esfrega, ou seja, a distância entre o ponto de intersecção da extensão do eixo do pino mestre e o centro do pneu patch de contato no nível do solo. Isso torna o volante menos sensível às irregularidades da estrada e à frenagem.

O Purosangue está equipado com o novo controlador ABS ‘evo’ co-projetado com a Bosch e integrado ao sistema de freio por fio que estreou no 296 GTB. Para o Purosangue, sua função foi desenvolvida para lidar com superfícies de baixa aderência e em todas as configurações de Manettino, otimizando assim o desempenho e a repetitividade em todas as condições da estrada. Este novo controlador usa informações do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para estimar com muito mais precisão a velocidade do carro, a fim de determinar a meta de deslizamento para as quatro rodas em frenagem. Essa precisão aprimorada significa que a força longitudinal dos quatro pneus pode ser melhor explorada, enquanto uma estimativa mais precisa também significa que a repetibilidade da manobra em torno de seu valor alvo pode ser maximizada, reduzindo a dispersão devido a variações naturais causadas, por exemplo,

O sistema de estimativa de aderência baseado em EPS, originalmente desenvolvido para o 296 GTB, também foi aprimorado para dirigir na neve ou em outras superfícies de baixa aderência. Usando os dados da ECU e o ângulo de escorregamento calculado pelo SSC 8.0, a lógica pode calcular o nível de aderência entre a área de contato do pneu e a estrada durante as entradas de direção. Isso fornece uma estimativa precisa mesmo quando o carro não está sendo conduzido no limite, tornando a função de autoaprendizagem de aderência mais rápida e a estimativa de aderência em todas as condições de aderência mais precisa.

No Purosangue, o sistema 4RM-S desenvolvido para o GTC4Lusso foi ainda mais evoluído e agora herda as inovações feitas na lógica de controle desenvolvida para o sistema 4WD do SF90 Stradale, juntamente com o novo 4WS independente visto no 812 Competizione. O gerenciamento da guinada nas curvas ao acelerar é, portanto, otimizado por uma combinação de vetorização de torque no eixo dianteiro, distribuição de torque para os pneus traseiros pelo E-Diff e geração de força lateral pelo 4WS. O novo gerenciamento eletrônico proporciona um aumento significativo no desempenho em relação à precisão do controle da posição de cada atuador individual, tempo de resposta do eixo mais rápido e consequente maior precisão da força lateral gerada.

Todas as tecnologias acima estão incorporadas na versão 8.0 do Side Slip Angle Control, que fornece uma linguagem compartilhada a todos os controladores para identificar a melhor maneira de maximizar o desempenho. O SSC 8.0 de fato integra todos os controles do carro (direção, tração e controle vertical) ativos nos quatro cantos do carro e cria uma sinergia natural com o novo ABS evo.

Uma ênfase particular foi colocada em novos indicadores longitudinais objetivos de emoções de condução específicos para as metas de desempenho do Purosangue. Juntamente com os tradicionais números de aceleração constantemente crescentes e tempos de resposta reduzidos, a aceleração em marcha quando em manual foi aprimorada para enfatizar a soberba elasticidade e aceleração que são definitivamente exclusivas do Purosangue.

O Purosangue explora o potencial do novo DCT de 8 velocidades de todos os ângulos: mecânico, potência e controle. As proporções são as mesmas do SF90 Stradale e 296 GTB. Com pneus maiores, esta solução oferece relações mais curtas do que nos Ferrari de 4 lugares anteriores, beneficiando de um desempenho mais progressivo em aceleração. A oitava marcha foi projetada para uma experiência mais descontraída na condução de longa distância.

O software de controle da transmissão beneficia tanto em termos de conteúdo de desempenho (redução dos tempos de mudança de subida e descida de cerca de 18%) quanto da função “Sailing” que permite desacoplar automaticamente o motor e a caixa de câmbio para garantir maior suavidade em situações de condução onde a tração é não é necessário (e, portanto, também na frenagem). As estratégias Manettino do Purosangue também foram redesenhadas para se adequarem às especificações do projeto.

O Purosangue oferece uma impressionante variedade de recursos de assistência ao motorista (ADAS) como padrão, muitos dos quais foram desenvolvidos em colaboração com a Bosch®, incluindo Adaptive Cruise Control (ACC), Automatic Emergency Brake System (AEB), Auto High Beam (HBA/HBAM) ), Lane Departure Warning (LDW), Lane Keeping Assist (LKA), Blind Spot Detection (BSD), Rear Cross Traffic Alert (RCTA), Traffic Sign Recognition (TSR), Driver Drowsiness and Attention (DDA) e retrovisor câmera de estacionamento (NSW).

Uma função que está sendo disponibilizada pela primeira vez em uma Ferrari é o HDC (Hill Descent Control), que ajuda o motorista a manter e controlar a velocidade do carro, mostrada no painel, em descidas íngremes. Quando o HDC é ativado, ele controla o sistema de frenagem para garantir que a velocidade do carro não ultrapasse a definida no display. Ele pode, no entanto, ser substituído manualmente usando o pedal do acelerador.

ESTILO

A Purosangue criou um novo segmento de mercado no qual o Cavalo Empinado abre novas fronteiras totalmente sem precedentes. Graças à sua arquitetura moderna única, o Purosangue é um carro versátil que combina conforto incomparável com o desempenho e o prazer de dirigir característicos da Ferrari. Traduzir o DNA do Cavalo Empinado em um carro que não é apenas inovador para Maranello, mas para todo o mundo automotivo, foi um desafio enorme, mas emocionante para o Ferrari Styling Center liderado por Flavio Manzoni.

O nome Purosangue descreve lindamente a arquitetura do carro. Seu exterior elegante e atlético o diferencia de outros carros de quatro portas e quatro lugares no mercado, e o V12 naturalmente aspirado montado no meio da frente combina com uma cabine sublimemente confortável, luxuosamente espaçosa e impecavelmente decorada. Este não é apenas um carro incrivelmente rápido e ágil, mas também oferece espaço a bordo para garantir conforto excepcional para todos os quatro ocupantes.

EXTERIOR

A carroceria do Purosangue foi habilmente esculpida e esculpida para criar sua forma única. O design apresenta dois níveis separados e distintos: a parte inferior da carroceria mais técnica e a parte superior gloriosamente sinuosa e imponente. Essa divisão é ressaltada pelo fato de que o volume superior parece flutuar nas cavas das rodas.

Apesar de os volumes do Purosangue serem mais imponentes do que os carros esportivos mais potentes da Ferrari, a forma como a altura é tratada estilisticamente cria uma impressão de leveza geral. Ao mesmo tempo, para dar ao Purosangue uma postura poderosa e própria, o Ferrari Styling Center optou por criar formas ousadamente originais.

A forma do Purosangue foi concebida como uma escultura que mostra e realça seu impressionante desenvolvimento aerodinâmico. A evidência física disso está em vários detalhes, incluindo, por exemplo, o efeito pontão da ponte aérea entre a frente e os flancos. Cada elemento aerodinâmico foi visto como uma oportunidade para aprimorar ainda mais aquele visual escultural original, ressaltando a mensagem estilística do carro. O conceito de leveza e compacidade também foi aplicado ao teto com suas características enfatizadas pelas imponentes asas traseiras que conferem à silhueta do carro proporções únicas.

A frente do carro flui de volta para os flancos e se desenvolve em vários níveis, desenvolvendo uma linguagem dinâmica e horizontal. O Purosangue não possui grade frontal – esta foi substituída por um diedro suspenso na parte inferior proporcionando uma estética mais técnica. Duas conchas criam uma forma de disco suspensa com um slot que abriga a câmera e os sensores de estacionamento, para que sejam integrados perfeitamente ao formato do carro. Em cada lado do capô estão os DLRs que são colocados entre dois pares de entradas de ar que se fundem na parte superior dos flancos, ressaltando o tema do estilo. O resultado é que o estilo dianteiro do Purosangue é dominado por dutos aerodinâmicos soprados em vez de faróis.

A parte superior do disco é suportada por um elemento composto por uma área central que resfria o radiador do motor e duas seções laterais que circundam o divisor central. Acima do tratamento técnico da grade do radiador, o longo capô esculpido se estende, ondulando com músculos suavemente arredondados que fluem para as superfícies do perfil das asas. Essas pontes aéreas criam uma sensação de continuidade entre o capô e os flancos.

O tema aerobridge caracteriza os flancos à medida que a forma corre ao longo da lateral, tornando-se o principal tema de estilo e criando uma forma diedro que termina no imponente músculo traseiro. O tratamento do friso das cavas das rodas revela a segunda pele do Purosangue por baixo da carroçaria. Os elementos funcionais e técnicos tornam-se uma segunda camada visual e isso cria a impressão quase de um cupê flutuante.

Quando as portas dianteiras e traseiras são abertas juntas, o interior parece maior do que o imaginado quando fechadas, graças ao trabalho meticuloso de manter as proporções do teto compactas.

Os músculos traseiros mergulham na cauda, ​​onde uma linha de corte horizontal incorpora as luzes traseiras em suas pontas. Abaixo deste último, duas colheres convergem em duas aberturas. Um difusor imponente e as grandes asas traseiras se combinam para fazer a cauda parecer impressionantemente ampla com a cabine esportiva baixa sobre esse volume. Suas dimensões compactas foram fundamentais para dar ao carro um rolamento esportivo sem sacrificar o espaço e o conforto dos ocupantes. O perfil da cabine é caracterizado pelo pára-brisas inclinado e pelos arcos dos pilares A que fluem para o spoiler traseiro, abaixo dos quais estão duas cristas muito distintas, um tema que se estende para a tela traseira.

Rodas forjadas específicas foram projetadas para o Purosangue com base no mesmo conceito aerodinâmico do SF90 Stradale, em que elementos radiais no canal externo facilitam a extração de ar quente da cava da roda. Esses apêndices aerodinâmicos emergem de superfícies tridimensionais e são destacados com um elegante acabamento em corte de diamante.

CABINE

A cabine do Purosangue exigia um design absolutamente meticuloso tanto do espaço quanto do mobiliário, bem como uma seleção cuidadosa dos materiais usados ​​para oferecer espaço e conforto sem precedentes para um Ferrari de quatro lugares. A cabine parece um lounge extremamente elegante e esportivo. Quando as portas são abertas, uma quantidade surpreendentemente generosa de espaço é revelada. Igualmente surpreendente é o luxo sofisticado do interior que exala uma sensação de elegância e modernidade. As linguagens de design modernas combinam harmoniosamente com a estética de carros esportivos GT da Ferrari. Todas as formas são deliberadamente compactas para otimizar o espaço disponível e sua ergonomia.

O cockpit do motorista é inspirado no SF90 Stradale e é quase exatamente espelhado no lado do passageiro. Isso cria uma sensação incomparável de envolvimento emocional para o passageiro da frente, auxiliado e estimulado por uma tela de 10,2” que fornece todas as informações necessárias para ajudá-lo a participar da experiência de direção. O Purosangue apresenta a interface totalmente digital já adotada para o restante da linha.

A arquitetura interior do Purosangue baseia-se no conceito de painel de instrumentos dual cockpit que foi alargado e replicado na traseira do automóvel, criando quatro áreas bastante distintas em termos de funcionalidade, volumes, materiais e cores. Esse princípio impulsionou a composição da cabine, que se desenvolve horizontalmente e perfeitamente entre os móveis, fazendo com que o espaço pareça maior e mantendo os volumes leves e dinâmicos.

As formas envolventes convergem para o centro abraçando os ocupantes e, através do diálogo entre os volumes estofados e as áreas técnicas funcionais, ressaltam o conceito de cabine dupla tanto na dianteira quanto na traseira. Os controles relacionados ao conforto estão localizados em uma interface rotativa oculta na seção central do painel, e os passageiros traseiros têm acesso às mesmas funções por meio de uma segunda interface rotativa.

O túnel, que recebeu um acabamento de luxo, é combinado com um elemento estrutural em forma de Y dominado pelo portão de mudança de marchas de metal. Elementos menos óbvios, mas igualmente bem projetados, são os botões do elevador da janela, o porta-copos duplo bastante elegante feito de vidro e o compartimento das chaves combinado com a zona de carregamento do dispositivo sem fio. A área inferior possui pequenos compartimentos para objetos e, graças às suas cores e materiais, cria uma sensação de continuidade perfeita com o piso. Os elementos de extensão do cockpit, desde o icônico formato de concha, integram e destacam o sistema de áudio mais poderoso já oferecido pela Ferrari. As áreas estofadas com foco no conforto integram apoios de braços e maçanetas.

Pela primeira vez na história da Ferrari, a cabine tem quatro assentos separados e ajustáveis ​​de forma independente. A integração de componentes focados no conforto, o uso de espumas de densidade variável e o novo sistema de suspensão significam que o Purosangue oferece conforto sem precedentes aos ocupantes e um layout que exala a esportividade e elegância típicas da linguagem de design da Ferrari. Os bancos traseiros aquecidos podem ser ajustáveis ​​e reclinados de forma independente. Quando totalmente inclinados para a frente, aumentam significativamente a capacidade de bagagem do Purosangue.

A busca de luxo da Ferrari não a distraiu nem por um segundo de suas responsabilidades ambientais e de sustentabilidade. Materiais sustentáveis ​​têm sido amplamente utilizados em todo o Purosangue, abrindo a possibilidade de novas combinações. De fato, 85% do acabamento de lançamento do carro foi produzido de forma sustentável: o forro de tecido do teto é poliéster reciclado, o carpete é feito de poliamida reciclada de redes de pesca recuperadas dos oceanos e Alcantara recém-formulado, também derivado de poliéster reciclado . De fato, o Purosangue é o primeiro carro do mundo a usar esta versão especial de Alcantara feita com 68% de poliéster reciclado pós-consumo. Para esta versão do material, a Alcantara obteve a certificação Recycled Claim Standard (RCS) do ICEA,

Em vez do tradicional carpete ou couro usado para revestir o piso, os proprietários podem optar por um tecido de alta resistência usado em uniformes militares, devido à sua excepcional resistência e durabilidade. Um novo couro marrom escuro muito elegante e contemporâneo também foi introduzido. Por fim, o acabamento com o novo tecido opcional de fibra de carbono que integra fios de cobre muito finos oferece uma visão altamente sofisticada da fibra de carbono tradicional.

O Sistema de Som Surround High-End Burmester 3D também faz sua estreia em um veículo Ferrari como equipamento padrão. Este sistema de áudio oferece o melhor desempenho de baixas a altas frequências, alcançado por tecnologias inovadoras. O tweeter de fita faz sua primeira aparição em qualquer carro de produção, e o subwoofer está alojado em seu próprio gabinete fechado para máxima clareza de graves, potência e velocidade combinadas com frequências baixas de tirar o fôlego. O som 3D, além de predefinições adicionais, oferece uma experiência de som imersiva, emocionante e de alta qualidade que reflete o caráter único do carro e, portanto, a própria essência das obras-primas automotivas produzidas em Maranello.

Entre as cores de lançamento, o Nero Purosangue foi desenvolvido especificamente para este carro usando pigmentos que, em determinadas condições de iluminação, criam reflexos vermelhos muito intensos que realçam lindamente os volumes do carro.

EQUIPAMENTO OPCIONAL E PERSONALIZAÇÃO

O Purosangue oferece uma vasta gama de opções opcionais de conteúdo e personalização que permitirão a cada proprietário encontrar o equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho. Além de uma enorme variedade de cores externas e internas, incluindo algumas específicas para o modelo, foram introduzidas outras soluções inovadoras que são novas para a linha Ferrari ou mesmo para o mercado como um todo.

Em uma Ferrari pela primeira vez, os proprietários estão tendo a oportunidade de personalizar o teto de seu carro: eles podem optar por um teto de vidro eletrocrômico de comprimento total em vez da versão de fibra de carbono oferecida como padrão. O vidro é revestido em sua superfície inferior com uma película eletrossensível. Quando uma pequena corrente elétrica passa pelo filme, ele muda seu nível de tonalidade para inundar a cabine com luz solar ou fornecer sombra quando necessário.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Os bancos dianteiros massageadores possuem 10 airbags que proporcionam uma massagem relaxante e direcionada com cinco tipos diferentes de massagem e três níveis de intensidade à escolha.

Em uma estreia absoluta para a linha Ferrari, o Purosangue também possui um sensor de qualidade do ar que pode verificar o ar fora do carro e melhorar a qualidade na cabine pelo controle inteligente da recirculação de ar e uso de filtros que podem impedir partículas de até PM2,5 de entrar no carro.

Pela primeira vez, o carro também oferece compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay como padrão. Estes substituem o sistema de navegação integrado tradicional.

Galeria Ferrari Purosangue

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Ferrari Purosangue SUV chega com V12 de 725 cv