Ferrari SF90 Spider chega ao Brasil por R$ 8,4 milhões com 1.000 cv de potência

Ferrari SF90 Spider chega ao Brasil por R$ 8,4 milhões com 1.000 cv de potência

A Via Itália, importadora oficial da icônica marca italiana Ferrari, traz ao Brasil pela primeira vez a SF90 Spider, modelo que chega por R$ 8,4 milhões. A SF90 Spider não é apenas a primeira versão spider híbrida plug-in de produção da marca, mas também é um veículo que estabelece novos padrões de desempenho, inovação e emoção ao dirigir.

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O novo conversível traz as mesmas credenciais do superesportivo a que se derivou, adicionando mais emoção e versatilidade à gama, graças à arquitetura de teto rígido retrátil da Ferrari, que fez sua estreia uma berlinetta de motor central em 2011.

O sistema híbrido plug-in da SF90 Spider garante níveis de desempenho incomparáveis a qualquer outro modelo Spider de produção: ao V8 turbo de 780 cv foram adicionados mais três motores elétricos acoplados um no eixo traseiro e dois no eixo dianteiro, elevando sua potência máxima para impressionantes 1.000 cv, colocando a SF90 Spider no topo do ranking em termos de potência, não só da Ferrari, mas em sua categoria. Completa o conjunto a caixa de câmbio de dupla embreagem de 8 velocidades, que já equipa a SF90 Stradale.

Com seus 780 cv, esse V8 libera 60 cv a mais do que qualquer outro V8 turbo já construído pela Ferrari. Para entregar este resultado extraordinário, os engenheiros da Ferrari redesenharam completamente os sistemas de admissão e escape. Para melhorar a dinâmica interna dos fluidos, os dutos agora estão todos alinhados horizontalmente na altura da cabeça do motor, o conjunto do turbo compressor foi abaixado e a linha de escape é mais alta. Essa racionalização também produziu um centro de gravidade mais baixo e uma redução no peso total graças ao uso de Inconel, uma liga de níquel contendo cromo e ferro, resistente à corrosão em altas temperaturas, em vez de aço para o coletor de escape.

Em condições normais de frenagem, a recuperação de energia usando os motores elétricos é a prioridade: o sistema de frenagem hidráulico intervém para apoiar os propulsores elétricos em todas as condições de desaceleração acentuada. Em altas velocidades e em altas rotações, a contribuição combinada dos motores elétricos em condições de alta aderência ajuda a diminuir os tempos de resposta do motor a combustão, melhorando significativamente a aceleração longitudinal e, portanto, o desempenho.

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Este sistema de última geração não complica a experiência de condução de forma alguma, pois uma lógica de controle sofisticada monitora e ajusta de forma autônoma os fluxos de energia para se adequar às condições de uso. Tudo o que o motorista precisa fazer é selecionar um dos modos de condução (eDrive, Hybrid, Performance e Qualify) no novíssimo eManettino para uma experiência emocionante ao volante. Tal como a SF90 Stradale, a SF90 Spider também tem tração integral (AWD), fazendo com que as partidas do modelo a partir da inércia alcancem velocidades inigualáveis: 0 a 100 km/h em 2,5s e 0 a 200 km/h em 7,0s.

Assim como a SF90 Stradale redefiniu os níveis de desempenho aerodinâmicos da gama Ferrari, a SF90 Spider está indo além no que se refere aos resultados alcançados. As metas pensadas durante o desenvolvimento aerodinâmico do carro desde as primeiras etapas do desenho da plataforma foram três: manter os níveis de performance da SF90 Stradale com o RHT (Retractable Hard Top) ou teto rígido retrátil implantado, minimizar a turbulência aerodinâmica e o barulho com o RHT recolhido e otimizar os fluxos no compartimento do motor.

Específicos para a SF90 Spider são dois elementos aerodinâmicos no cockpit para garantir um excelente nível de proteção contra fluxos de ar com o teto abaixado. Há uma seção central de acabamento entre os bancos do motorista e do passageiro que canaliza o fluxo de ar para longe da cabeça e dos ombros e em uma camada dupla de acabamento na parte superior do túnel. Ambas as soluções são essencialmente neutras em arrasto e garantem o mesmo nível de conforto que outros modelos spider com motor central traseiro da Ferrari.

O ponto de partida para o design da SF90 Spider foi garantir que permanecesse o mais fiel possível ao estilo da SF90 Stradale. O trabalho meticuloso do Ferrari Styling Centre na área logo atrás dos bancos (chamada de tonneau) integrou-a perfeitamente com o resto do carro, uma conquista ainda mais surpreendente porque o V8 continua claramente visível através da tampa do compartimento do motor, mesmo com o teto rígido retrátil aberto ou fechado.

Ferrari SF90 Spider chega ao Brasil por R$ 8,4 milhões com 1.000 cv de potência

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A frente do carro é dominada por um perfil muito pronunciado que ressalta seu caráter extremamente agressivo. As três entradas de ar nesta área resfriam os motores elétricos (na frente) e o motor de combustão interna (nas laterais). A SF90 Spider também utiliza a tecnologia Matrix LED Highlight para melhorar a visibilidade em todas as condições de condução graças ao controle ativo do feixe.

A traseira é dominada por tubos de escape altos, que são o resultado da otimização do layout da linha de escape. Sua aura de carro de competição foi habilmente explorada para destacar a personalidade inspirada nas pistas do SF90 Spider. Este efeito é reforçado pela área da traseira baixa. Anéis luminosos mais alongados criam uma percepção mais horizontal das lanternas traseiras, que são uma ruptura radical com a icônica forma redonda normalmente usada nas berlinettas com motor central traseiro típicas da Ferrari.

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O painel de instrumentos central agora é totalmente digital com uma tela curva HD de 16”, que pode ser configurada e acessada usando os botões no volante. No túnel central, os controles da caixa de câmbio automática agora são acionados por um recurso de estilo de grade que faz referência ao glorioso e icônico câmbio manual da Ferrari.

Assim como na SF90 Stradale, a SF90 Spider também está disponível com uma especificação dedicada para aqueles que desejam levar ao extremo sua vocação de carro de pista. O pacote Assetto Fiorano inclui uma lista de atualizações exclusivas que o diferenciam da versão padrão, incluindo amortecedores Multimatic derivados da experiência de corrida GT da Ferrari e otimizados para uso em pista. Outros incluem a adoção de materiais de alto desempenho (como fibra de carbono e titânio) que reduzem em 21 kg o peso do carro, um spoiler traseiro de fibra de carbono e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 homologados para pista e projetados para melhorar o desempenho do esportivo em pista seca, graças a um composto mais macio e menos ranhuras. Por fim, o Assetto Fiorano oferece uma pintura opcional em dois tons que ressalta ainda mais a vocação de carro de corrida.

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