Fiat Punto 2013

Fiat Punto 2013

Pode-se dizer hoje que o Punto foi um divisor de águas na Fiat. Na verdade, o Grande Punto, o da geração que estreou no Brasil apenas com o nome de Punto em 2007. Quando foi lançado na Europa, em 2005, esse Punto ajudou a Fiat a sair literalmente do buraco em que se encontrava. Com design de Giorgetto Giugiaro – hoje exclusivo da Volkswagen – o hatch compacto saiu do lugar comum das gerações anteriores para ousar com um visual que lembrava as Maseratis da época.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Foi sucesso imediato na Europa e pavimentou o caminho para a chegada do 500, o carrinho retrô que selou a recuperação da montadora italiana. Agora, a Fiat comemora as 9 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Pelo que Blogauto levantou na Fenabrave, a participação do Brasil nesse volume todo foi bem pequena – até esta semana, a Fiat havia emplacado cerca de 210 mil unidades do modelo, o que dá 2,3% de participação.

Mas há que relevar esse número já que o Punto é vendido desde 1993 e lá fez um papel parecido com o do Palio no início. Portanto, são 20 anos de carreira que anda um tanto ameaçada. Isso porque a nova geração, que estava prevista para estrear no começo deste ano, foi para a geladeira, segundo a mídia europeia.

Sergio Marchionne, o poderoso chefão da Fiat, teria mandado parar o projeto até que a crise europeia arrefeça. Declaração atribuída a ele diz que “não se lança um produto novo em épocas de queda nas vendas”. Para reduzir custos, a marca estaria desenvolvendo o projeto em conjunto com outra montadora, cujo nome é mantido em segredo.

Ao menos no Brasil, a Fiat não pode reclamar da idade do carro que, após receber um facelift no ano passado, vendeu mais que no início da sua carreira no País.