Ford Fiesta 2011

Sabe aquelas mulheres mais velhas que resolvem colocar botox de maneira exagerada e ficam com uma combinação de pescoço enrugado com testa lisa? É a sensação que nos passou o “novo” Fiesta 2011. A Ford foi feliz no desenho da nova frente, bastante ousada e moderna, mas esqueceu do resto. Lateral e traseira continuam em 2002, ano do lançamento do modelo.

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Como se sabe que a nova geração do modelo, a verdadeira, foi promovida a compacto premium, teria sido mais inteligente promover uma reestilização geral como fez na Índia no Figo, o Fiesta local. Lá, as portas, a tampa do porta-malas e as lanternas acompanharam a mudança frontal, tornando o veículo mais harmonioso. Porém, mais uma vez, a economia de custos falou mais alto e filial brasileira preferiu manter a grande margem do lucro da fábrica de Camaçari.

Ford Fiesta 2011

A nova frente traz faróis com duas opções de acabamento. Na versão Fly, mais barata, ela é escurecida, e na Pulse, cromada. Na traseira, novidade apenas no sedã que ganhou lanterna com elementos cromados e escurecidos que lembram um carro tunado, para-choque levemente modificado e tampa do porta-malas com régua mais larga.

No interior, a Ford diz que o acabamento está mais refinado, embora nas fotos essa percepção não apareça. Mudou-se o de sempre: padronagens dos tecidos, grafismos e alguns equipamentos como o computador de bordo integrado. Agora o cluster possui a função “Always On”, que o mantém iluminado mesmo com os faróis desligados, item que o rival Agile precisa. Mas o cockpit continua a ser o ponto fraco do modelo, sobretudo quando se olha a versão Fly.

Ford Fiesta 2011

Com isso, a montadora continua atrasada em relação às suas concorrentes em itens como o câmbio automatizado ou automático, chaves keyless integradas, volante com comandos satélites e por aí vai.

Uma pena porque em termos de mecânica, posição de dirigir e espaço interno o carro seja bom, mas nunca teve um acabamento à sua altura e, pelo jeito, não terá jamais.

Ainda bem que o verdadeiro novo Fiesta virá no 2º semestre. Veja os preços abaixo:

Novo Fiesta Hatch 1.0
·    Versão Fly: R$29.900;
·    Versão Fly mais Kit Somma: R$32.700;
·    Versão Fly mais Kit Neo: R$31.600;
·    Versão Fly mais Kit Prestige: R$33.020;
·    Versão Fly mais Kit Class: R$35.150;
·    Versão Pulse mais Kit Class: R$36.750;
·    Versão Pulse mais Kit Class e Kit Performer: R$37.650;
·    Versão Pulse mais Kit Class e Kit My Connection: R$37.850
·    Versão Pulse mais Kit Class e Kit Segurança: R$38.750
Novo Fiesta Hatch 1.6
·    Versão Fly mais Kit Neo: R$34.000;
·    Versão Fly mais Kit Class: R$37.555;
·    Versão Pulse mais Kit Class: R$39.155;
·    Versão Pulse mais Kit Class, Kit Performer: R$40.055;
·    Versão Pulse mais Kit Class, Kit Segurança: R$41.155;
·    Versão Pulse mais Kit Class, Kit Performer, Kit My Connection: R$42.305;
Novo Fiesta Sedan 1.0
·    Versão Fly: R$33.550;
·    Versão Fly mais Kit Somma: R$36.350;
·    Versão Fly mais Kit Neo: R$35.250;
·    Versão Fly mais Kit Class: R$38.800;
·    Versão Pulse mais Kit Class: R$40.400;
·    Versão Pulse mais Kit Class e Kit Performer: R$41.300;
·    Versão Pulse mais Kit Class e Kit My Connection: R$41.500;
·    Versão Pulse mais Kit Class e Kit Segurança: R$42.400.
Novo Fiesta Sedan 1.6
·    Versão Fly mais Kit Neo: R$37.650;
·    Versão Fly mais Kit Prestige: R$39.350;
·    Versão Fly mais Kit Class: R$41.210;
·    Versão Pulse mais Kit Class: R$42.810;
·    Versão Pulse mais Kit Class, Kit Performer e Kit My Connection: R$44.810