No próximo dia 15, a General Motors anunciará com grande pompa um investimento de US$ 1 bilhão na planta de Gravataí. Será o primeiro projeto que a montadora faz sem depender da matriz, endividada. Por isso foi preciso buscar recursos no BNDES e nos bancos gaúchos. Tudo isso para produzir dois novos modelos que, ao que tudo indica, são os sucessores do Celta e do Prisma.
Só não se pode dizer com certeza que serão compactos porque a GM também desenvolve uma família derivada do projeto Viva, um pouco maior e que ocupará o espaço entre o Agile e o Cruze.
Caso seja mesmo o substituto do Celta, o novo carro pode ser baseado no Chevrolet Spark, um compacto mais sofisticado vendido na Europa e em outros mercados. Certamente, será mais simples, mas capaz de enfrentar o Gol e os novos Palio e Uno, que a Fiat deverá lançar em breve.
O fato é que com o Celta e o Prisma, é impossível encarar Gol e Voyage e as novas gerações dos compactos da Fiat. Acredita-se que o novo modelo poderá chegar ao mercado brasileiro entre 2011 e 2012 e será exportado para muitos países já que a capacidade da fábrica de Gravataí pulará de 230 mil para 380 mil carros por ano.
Nossa… sucessor do Celta? Precisa desse título… sucessor do Celta pode ser qualquer carrinho de mão operado por um pedreiro…
Melhor o título… GM ampliará fábrica de Gravataí para eventualmente produzir um carro e matar o conceito país de 19o mundo chamado Celta.
Sucessor do Celta ? Se o Classic que é mais antigo ainda existe, imagine o Celta que é mais recente (ao menos a "casca" é).
O engraçado é que o povo brasileiro paga caro por carros defasados em termos de tecnologia, design e segurança, e os fabricantes ainda tem seus investimentos bancados com o dinheiro público.
Coitado do brasileiro !
Eu duvido e muito que o Spark entre no lugar do Celta ou Prisma.
Primeiro porque como o próprio Blogauto revelou, é um carro mais sofisticado. Segundo porque a GM já deu diversas razões para o consumidor brasileiro que mais vale manter um modelo de "sucesso" em linha, com um simples face-lift, do que matá-lo ou promovê-lo.
Talvez todo este investimento se aplique em futuras versões do projeto Viva, como a picape ou a sucessora da Meriva.
Vamos esperar pra ver…
acho assim que o celta, nao é um concorrente fraco nao, bixo eu sou mais o celta do qe o gol, sinceramente esse novo gol o nf ou g5, ta muito bem mesmo, e por isso que a chevrolet vai e deve fazer um carro com preço baixo mais ou menos o do celta mas com um acabamento,economico,desing,potencia entre outras caracteriusticas pra voltar ao pódio, mas mesmo assim eu sou mais comprar um classic ao voyage, ou entao celtao ao gol.
eu tenho certeza que se os proximos carro vierem parecido como o captiva, ou entao esse spark, vai ser novidade pq n é comum…. então assim como poder trazer lucro pode tmb trazer prejuízo.
ué pelo preço do celta em torno de R$ 25000 a R$ 35000 voces queriam o que ferrari???? logico que tem que ser um carro pequeno e barato!!!
Para quem sempre reclama dos impostos:
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunist…
espero no sea otro injerto brazuca mas…
que lindo, adorei
Ana
Bom o texto Ricardo Junior.
Esta matéria casou com comentários antigos sobre este tema.
Falam muito que os preços de carros são altos pelos impostos. O Governo reduziu o IPI (fez sua parte), os bancos tornaram a ofertar financiamentos (tem dedo do governo nisto também, que alem de reduzir a Selic, até trocou o presidente do BB porque ele não havia aumentado a oferta de financiamentos)o povo foi atrás e comprou. Resultado, novo record em plena "Crise"!
As montadoras não mexeram um dedo para aumentar os volumes vendidos. Não reduziram os preços, fazendo com que continuemos sendo um dos paises que geram mais lucros para elas. E continuamos a ter sub produtos e/ou produtos defasados a preço de ouro!
Spark e do segmento A, nao e rival do Gol o Palio que sao B. Em brasil por ter motores 1.0 para muitos carros os segmentos misturanse
Olha só a cara desse Belini… ele está fazendo um "biquinho", a dizer: "Hã… não é justo (a carga tributária)!…"
Então, Belini, não é justo pra quem, seu panaca???
trabalho na (lcm)na ampliaçao da gm de gravatai! Parabeniso fabrica pelo desempenho! Triste e trabalhar em montadora feito a gm e nao poder andar no meu proprio chevrolet,! (digo porque sou apaixonado com celta )