Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited

Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited

A Harley-Davidson comemora neste ano os 50 anos da Electra Glide. Introduzida no mercado em 1965, a motocicleta é uma das mais importantes e tradicionais da linha da fabricante. Além disso, o modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “Grand Touring” nos Estados Unidos, servindo de inspiração para a fabricação deste tipo de moto no mundo até hoje.

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O modelo foi anunciado em Milwaukee, estado de Wisconsin, e encantou boa parte dos consumidores por seu visual diferenciado, que até hoje é sua marca registrada, com direito a saias no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que eram opcionais ou parte do pacote “King of the Highway”.

Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited 2012

Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited 2012

Cinco anos após seu lançamento, a Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico, visando eliminar o pontapé na máquina, algo que se tornava cada vez mais difícil nas motocicletas com grandes motores V-Twin pesando mais de 350 kg.

Para acomodar uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado. Inicialmente, a Harley-Davidson Electra Glide continuou sendo oferecida com o pedal, para as pessoas que tinham dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.

Harley-Davidson Electra Glide Standard 2009

Harley-Davidson Electra Glide Standard 2009

Nas décadas de 1970 e 1980, a Electra Glide ganhou o motor Shovelhead, com 10% a mais de potência, no ano de 1966. Além disso, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da Harley.

Houve ainda a introdução de novos itens, como freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por correia e painel com sistema de som montado na frenagem, oferecidos na Electra Glide Classic de 1986.

Harley-Davidson Electra Glide

Harley-Davidson Electra Glide Ultra Classic

Já em 1988, foi a vez da FLHS Electra Glide Sport, versão mais ágil e compacta, que não oferecia baú traseiro e contava com para-brisa removível. A FLHR Road King 1944 foi inspirada no design do modelo original de 1965 e a Street Glide de 2006, no icônico modelo Touring. Já em 2009, a Electra Glide e os outros modelos Touring ganharam um novo quatro, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.

Em 2013, a Harley anunciou o projeto Rushmore, que trouxe ao modelo o novo motor Twin Cam 103 High Output Twin Cooled de refrigeração mista, com mais torque em nível intermediário, além de freios Reflex com ABS conectado eletronicamente, que fornece a quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.

Harley-Davidson Electra Glide

Harley-Davidson Electra Glide

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Houve ainda a introdução de assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo “BatWing”, reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o GPS usando a fala.

Harley-Davidson Electra Glide

Harley-Davidson Electra Glide

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Harley-Davidson Electra Glide faz 50 anos