Honda Civic 2012: nacional, só no ano que vem

Depois de negar na semana passada, a Honda confirmou que demitiu 400 funcionários da fábrica de Sumaré nesta semana. Além disso, revê a situação de outros 800, mas o sindicato local garante que eles serão demitidos também – a montadora só quer evitar grande impacto negativo.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Tudo isso por causa do terremoto no Japão que afetou um ponto-chave da empresa, os componentes eletrônicos, que ela preferiu manter em produção em seu país. Sem condições de suprir a demanda, a saída foi reduzir os turnos em Sumaré de três para dois, o que deve refletir numa produção 50% menor.

Segundo rumores, a expectativa é que o volume de vendas seja reduzido em 30% em 2011. Se isso ocorrer, a Honda pode cair do 6º para o 11º lugar, atrás até da Kia.

Além de não conseguir produzir o Fit e o City, a marca japonesa ainda tomará um golpe pesado ao não poder lançar a nova geração do Civic justamente num ano em que a concorrência está trazendo vários rivais para o modelo.

Podem apostar que parte desses funcionários pode ser absorvida pela Hyundai, que está contratando gente para sua fábrica de Piracicaba, coincidentemente, há apenas 50 km de distância da Honda.