Mito da validade do Pneu, saiba a verdade

Mito da validade do Pneu, saiba a verdade

No universo automotivo, uma questão que frequentemente perturba os consumidores é a durabilidade dos pneus. Com a proliferação de informações falsas na internet, é comum que “verdades absolutas” se espalhem pelas redes sociais. Conversando com o pessoal da Pirelli esclarecemos as verdades sobre essa “lenda automotiva”.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O fator chave para garantir a longevidade dos pneus é o cuidado constante. Semanalmente, proceda à calibração a frio, de acordo com as especificações do seu veículo. Além de prolongar a vida útil dos pneus, você assegura a sua própria segurança e a dos demais no tráfego. O tempo que um pneu perdura está intrinsecamente ligado ao estilo de condução do motorista. Frenagens bruscas, passagens frequentes por buracos e negligência na calibração são alguns dos hábitos que prejudicam a integridade do produto.

Decifrando o Mito da Validade do Pneu

É provável que você já tenha ouvido falar que os pneus têm uma validade de X, Y ou Z anos. No entanto, a verdade é que qualquer alegação sobre a validade de um pneu está equivocada. Isso frequentemente decorre da confusão entre a validade do pneu e a garantia oferecida. Roberto Falkenstein, um consultor especializado em tecnologias inovadoras na Pirelli, explica a distinção entre esses dois conceitos.

A validade de um pneu é indefinida, o que justifica a ausência de uma data de vencimento no produto. A Pirelli oferece uma garantia de cinco anos, ou 60 meses, a partir da data de compra dos pneus. No entanto, é possível que o pneu esteja em boas condições mesmo após o término da garantia. Se o cliente não possuir o recibo de compra, a garantia está vinculada ao número DOT gravado no pneu, indicando a semana e o ano de fabricação”, esclarece Roberto.

A durabilidade do pneu é diretamente afetada por diversos fatores, incluindo o armazenamento adequado. Se os pneus forem armazenados incorretamente, podem sofrer deformações e a borracha pode perder suas propriedades. Evite o contato dos pneus com produtos químicos derivados de petróleo, que podem causar danos e deteriorar as composições químicas do pneu.

Inspeções Regulares: O Caminho para Prolongar a Vida dos Pneus

“Fique atento a possíveis danos aos pneus causados pelo uso, como protuberâncias, deformações, cortes, abrasões e abaulamento. Além disso, observe sinais de envelhecimento, como rachaduras e ressecamento. A longevidade do pneu depende muito do cuidado dispensado. Portanto, recomendamos inspeções regulares realizadas por profissionais especializados”, conclui Falkenstein.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Em resumo, a durabilidade dos pneus é resultado de atenção constante e cuidados preventivos. O modo como você conduz e armazena seus pneus pode fazer toda a diferença na sua vida útil. Lembre-se de que a validade de um pneu é uma questão distinta da garantia oferecida. Mantenha-se informado, realize inspeções regulares e adquira seus pneus em revendedores autorizados para garantir a qualidade e a longevidade do seu investimento automotivo, ou seja, nada mais de ficar acreditando em lendas.

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Mito da validade do Pneu, saiba a verdade