Chevrolet Montana Sport 2011

A GM propôs e aceitamos: avaliar a nova Montana durante 15 dias, tempo bem maior que o usual nos empréstimos para a imprensa. A diferença é que a ação envolve o blog da picape e um exemplar com apliques do link no Twitter. Segundo a agência que intermediou o projeto, dez blogs foram escalados para a tarefa, nem todos sobre carros.

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Antes de mais nada é bom frisar que a transparência da montadora em expôr seu modelo dessa forma é um bom sinal já que nossa avaliação será criteriosa. Isso não é post patrocinado, muito menos voltado para mostrar apenas o lado positivo das coisas. Os leitores tradicionais do Blogauto sabem disso.

Dito isso, vamos aos fatos. A Montana foi entregue ontem (7) e nesta quarta-feira serviu de transporte para cobrirmos o lançamento do Ford Edge 2011. No lançamento da picape, em outubro, o repórter Rodrigo Mora nos representou, então foi meu primeiro contato com ela.

A nova Montana encarou uma missão difícil: ao contrário do Agile, que tomou o lugar do Corsa “2”, bom projeto, mas injustiçado nas vendas, a picape substituiu a Montana original, que tem uma grande quantidade de fãs, inclusive pelo seu estilo bem resolvido – basta citar as laterais largas e o famoso “side step”, aquele degrau na lateral que foi copiado por muita gente.

Chevrolet Montana Sport 2011

Claro que essas soluções foram repetidas na nova Montana, mas há novidades boas e ruins a respeito do design. Se por um lado, a proporção entre a cabine e a caçamba está mais equilibrada – na antiga, a parte traseira parecia muito maior – algumas soluções, como a tampa traseira não agradaram muitos leitores aqui do blog. A frente com elementos imensos parece mais natural como utilitário e o novo para-choque deveria ser adotado pelo hatch também.

Não há como negar que nesse quesito a Saveiro reina absoluta. É a picape mais limpa no design, sem apelar para modismos ou exageros. Diria que a Montana, no conjunto bate por pouco a Hoggar e supera a cansada Strada, que depende demais de penduricalhos pela carroceria. Mas a Fiat não é líder por isso e sim por oferecer uma gama imensa de versões, com aplicações diversas. Nisso a GM continua devendo: temos, além da Sport, a LS, de entrada e que custa R$ 31.990 enquanto a “nossa” sobe para R$ 44.040.

Bom, temos muito assunto para abordar, então deixo com vocês as opiniões sobre o design da picape e também estamos abertos a perguntas sobre a Montana.