Volkswagen Kombi fazendo drift

Volkswagen Kombi fazendo drift

Se você já se perguntou o que são as rodas motrizes e se são iguais em todos os carros, você não está sozinho. Mesmo os motoristas experientes podem ter dúvidas sobre esse aspecto fundamental dos veículos, especialmente em situações críticas. Vamos explorar o significado da tração, por que são chamadas assim, e como isso impacta seu carro.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O Conceito de Rodas Motrizes

Em termos simples, a roda de tração são aquelas que recebem a potência do motor e impulsionam o movimento do veículo. Nem todas as rodas de um carro precisam ser impulsionadas pelo motor. Algumas são arrastadas, oferecendo suporte e estabilidade ao veículo.

As rodas não motrizes agem como as rodas de um carrinho de supermercado, apenas sendo arrastadas. Em contraste, as rodas motrizes são responsáveis por gerar o movimento do veículo, impulsionando-o para frente.

Dianteiras ou Traseiras: Quais são as Motrizes?

A resposta não é única, pois as rodas motrizes podem ser as dianteiras, traseiras ou as quatro rodas. Termos como tração dianteira (FWD) ou tração traseira (RWD) indicam quais rodas são motrizes. Um carro com tração dianteira terá as rodas dianteiras como motrizes, enquanto um carro de tração traseira terá as rodas traseiras impulsionadas.

Nos carros com tração nas quatro rodas, também conhecidos como 4×4, AWD ou 4WD, todas as quatro rodas são motrizes. Alguns desses veículos podem operar em modo de duas rodas ou em modo de quatro rodas, adequando-se a diferentes necessidades, seja para terrenos difíceis (4×4) ou para uso urbano (tração em duas rodas).

Identificando a Tração do seu Veículo

Determinar se seu carro tem tração dianteira ou traseira é fundamental. A informação deve constar na documentação do veículo, mas caso não a encontre, pesquisar na internet pelo modelo específico pode esclarecer. Geralmente, a mesma versão do veículo terá a mesma tração, embora versões superiores possam ter tração nas quatro rodas em vez de apenas duas.

Volvo V90 Cross Country AWD

Volvo V90 Cross Country AWD

Se você não tem certeza da tração do seu carro, é provável que seja de tração dianteira. Carros de tração traseira são mais potentes e não são comuns entre motoristas com conhecimentos básicos sobre veículos.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Observar os pneus também pode ajudar; os pneus das rodas motrizes geralmente se desgastam mais rapidamente. No entanto, a consulta à documentação oficial do veículo é sempre a melhor maneira de confirmar a tração do seu carro.

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Rodas Motrizes: Guia Completo para Entender a Propulsão