A Colorado no papel de mula da nova S10

A parada na Rodovia Carvalho Pinto, perto de São José dos Campos, no interior de São Paulo, era apenas um descanso no test-drive do novo Kia Sorento, mas eis que descobrimos escondida atrás do restaurante do posto de gasolina uma picape Colorado, da Chevrolet. Apesar da aparência surrada e de estar carregada com lenha e itens dignos de um acampamento, o veículo não deixou dúvidas. Trata-se de uma mula da nova S10, que a GM desenvolve no Brasil há algum tempo.

Não é a primeira vez que a Colorado é fotografada perambulando pelas estradas do país, mas desta vez conseguimos  fotografar detalhes  que ajudam a confirmar que o veículo esconde o novo chassi da picape da Chevrolet. Comparamos a foto lateral com a de uma Colorado comum e constatamos que a caçamba é de outra geração da picape, mais curta para se encaixar no novo chassi. Reparem numa das imagens abaixo.

A Colorado sobre o novo chassi da S10: tamanho maior

Também foi possível notar que a suspensão é diferente da original, o que foi reforçado pelo interior do modelo. Nele, há um seletor adaptado da atual S10 para engatar a tração 4×4 – a Colorado possui o original acima deste. Além do equipamento de avaliação montado sobre o console, uma etiqueta colada no painel exibia códigos do que pareciam ser alguns tipos de perfis de testes da tração.

A Colorado retoma viagem acompanhada por um Agile

Maior que a concorrência

O desenvolvimento da nova S10 já é feito há anos, porém, o sinal verde ainda não havia sido dado. Agora, com os recentes anúncios de investimentos da montadora, o projeto parece que sairá até 2012. Pelo que apuramos, a Chevrolet quer oferecer uma S10 com mais capacidade que suas rivais, inclusive a nova Amarok. O motor será uma nova geração do 2.8 turbodiesel produzido pela MWM.

Os equipamentos de teste podem ser vistos no interior da picape

Utilizar a Colorado como mula é um sinal que a nova S10 será grande. A picape americana tem 5,26 m de comprimento, entreeixos de 3,2 m, largura de 1,71 m e altura de 1,66 m. Ou seja, é tão comprida quanto a Amarok, mas perde no tamanho da cabine – a exceção é o entreeixos 20 cm maior. Como se vê, o chassi da S10 é um pouco menor que isso, mas deve se situar na mesma faixa da rival da VW.

Líder no mercado há anos, a S10 se especializou no público que a usa a trabalho. Resta saber se essa nova S10 fará essa função ou servirá como alternativa a Hilux, Amarok e L200, mantendo a velha S10 como veículo de carga e não de passeio.

No centro da imagem está o seletor de tração da S10 atual, abaixo do original da Colorado