Audi A4 Sport

Se a situação não é fácil para o hatch A3, que tem concorrentes de peso como o BMW Série 1 e o Volvo C30, que dirá o sedã A4. A Audi nem viu de perto os rivais Classe C, da Mercedes-Benz, e Série 3, da BMW. O primeiro emplacou 1 828 unidades enquanto o segundo, impressionantes 2 221 unidades. O A4? Apenas 758 carros. O Mercedes é o mais caro – começa em R$ 146 250 – e o Série 3, o mais barato. A versão 320 mais simples lançada no ano passado deu mais gás ainda para suas vendas. Difícil explicar a razão das fracas vendas olhando apenas os produtos. Certamente, a rede da Audi ainda não se recuperou da falta de apoio da empresa e, cá para nós, o A4 atual não empolga tanto quanto seus rivais ao menos no visual.

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Talvez por isso o A4 Sport lançado pela marca alemã invista justamente no design mais esportivo, além do motor mais forte. Externamente, o sedã vem equipado com o kit S-Line composto de adendos aerodinâmicos, saídas cromadas duplas de escapamento e mais cromado nas junções das janelas. As rodas, embora tenham as dimensões do A4 Ambiente têm desenho exclusivo e mais esportivo. Por dentro, bancos mais envolventes e acabamento em couro Alcântara, muito confortável.

Audi A4 Sport

O câmbio do A4 Sport é o mesmo Multitronic da versão mais barata, mas tem escalonamento diferente, lembrando que trata-se de uma programação eletrônica – o Multitronic usa o sistema CVT, de marchas continuamente variáveis. Já o motor TFSI 2.0 litros ganhou mais potência e torque – atinge 214  cv a partir de 4300 rpm e 35,7 kgfm entre 1 500 e 4 200. Aliás, impressionante esse motor: a Audi tira dele o que precisa, dependendo do modelo. Se não me engano, o TT-S consegue cerca de 270 cv de um motor de 2 litros.

Audi A4 Sport

Graças a isso, o A4 Sport é bem mais veloz que o A4 Ambiente: velocidade máxima d 240 km/h e o a 100 km/h em 6,9 segundos contra 8,5 segundos. O problema é que a Audi cobra R$ 45 124 pelo motor mais forte e o kit S Line. Com isso preço do sedã vai para R$ 185 124. É mais barato que o BMW 325 e que o Classe C300, porém, cobrar o preço de um Astra por isso parece exagerado.

Ajustes de suspensão são o destaque, mas pagos à parte

A oportunidade de dirigir o A4 Sport depois de rodar cerca de 100 km com o A3 Sport foi providencial. Antes de mais nada, uma curiosidade. No post do A3 que fala dos rumores de uma versão sedã na próxima geração do modelo, alguns leitores observaram que o A4 seria o “sedã” do A3. Era uma impressão que tinha também, mas fiz questão de observar alguns aspectos dos dois carros e posso garantir que eles estão bem longe de serem “irmãos”. No máximo, “primos”. Sim, eles compartilham muita coisa, mas o A4 é mais largo internamente, seu painel tem outra configuração e até a disposição dos motores é diferente: o A3 usa motores transversais e o A4, longitudinais.

Ou seja, dá sim para criar um A3 sedã. Será um carro mais simples e menor, com entreeixos mais curto. Já um A4 hatch ficaria estranho, sem dúvida.

Audi A4 Sport

Mas como dizia, dirigir o A4 depois do A3 foi útil para notar o rodar mais macio e silencioso do sedã. O A4 é um carro mais requintado – deixa o A3 com certo ar rústico até. Seu painel é mais envolvente e completo, mas um pecado: o ar-condicionado é de zona simples. Ajustes individuais somente no topo de linha 3.2 Ambition que compensa com três zonas.

A direção Servotronic é muito leve e ágil e o câmbio Multitronic, com “oito marchas”, permite uma aceleração constante e vigorosa. O entreeixos imenso (2,808 m) e a bitola de 1,56 m deixaram o rodar confortável, mas se você busca mais emoção basta acionar a tecla “Dynamic” no sistema Audi Drive Select. Ah, sim, se você quiser pagar pelo equipamento, opcional em todas as versões.

Audi A4 Sport

Configuração incomum

Como dissemos no começo do texto,  o motor 4 cilndros em linha do A4 está instalado longitudinalmente, assim como seus rivais, mas o Audi tem tração dianteira enquanto nos outros ela é traseira. A configuração é pouco comum hoje, Normalmente carros com tração dianteira usam motores transversais por questões óbvias: o eixo do motor está alinhado com o eixo dianteiro.

Apesar disso, a marca explica que o motor é compacto, está posicionado atrás do eixo dianteiro e tem espaço para se deslocar para baixo sem atingir o cockpit.

Audi A4 Sport

Pouco apelo

A novidade da Audi é boa, um tanto cara a nosso ver, mas o problema talvez nem seja esse. O A4 é um carro de design comum, enquanto seus rivais estão em gerações bem mais inspiradas. O Classe C nunca vendeu tanto e o Série 3, mesmo já próximo da troca de geração, é o mais arrojado deles, sem falar que é, de longe, o mais em conta.

Como a Audi já disse que não reduzirá preços, sobra apenas um bom trabalho de marketing para convencer os potenciais compradores desses sedãs premium.

Audi A4 Sport

Gostamos

– Direção Servotronic

– Câmbio Multitronic

– Bancos de couro

Não gostamos

– Design

– Espaço longitudinal da cabine

– Ar-condicionado de uma zona apenas

Ficha técnica do Audi A4 Sport

Audi A4 Sport