Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que concede ao cidadão o direito de dirigir veículos em todo o território nacional, é o sonho, principalmente, dos jovens prestes a completar 18 anos. O processo para obtenção do documento na categoria B, destinada aos motoristas de carros de passeio, sofreu alterações, agora com nova carga horária e novos conteúdos pedagógicos.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

E para ajudar os interessados, a especialista em segurança, educação para o trânsito e formação de condutores, Roberta Torres, explica quais são os sete passos para conseguir a carteira de motorista.

Autoescola: O primeiro passo é escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC), mais conhecido como autoescola, que prestará todo o apoio necessário ao candidato, onde ele realizará outras etapas para obter a carteira de habilitação.

Exames: O segundo passo é submeter-se a dois exames iniciais: psicológico e de aptidão física e mental, que serão realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran.

Curso teórico/técnico: Após isso, o aluno deverá passar pelo curso técnico, com 45 horas/aula com conteúdo pedagógico determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nessas aulas, os candidatos aprenderão sobre regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica.

Exame teórico: A quarta etapa consiste no exame teórico, aplicado pelo Detran, no qual serão avaliados os conhecimentos do futuro motorista acerca do conteúdo apresentado nas 45 horas/aula de curso.

Aulas no simulador de direção: Implantado recentemente, o simulador de direção é o quinto passo, onde os candidatos à CNH serão submetidos a treinamento simulado de acordo com conteúdo pedagógico determinado pelo Contran. Ele é apresentado a situações que não poderiam ser reproduzidas e treinadas em vias públicas em segurança. As aulas são evolutivas e o aluno vivencia ambientes que reproduzem a realidade, em situações com diferentes graus de dificuldade, e conhece a forma correta de reagir a estes eventos. Dessa forma o candidato pode fixar o conteúdo teórico aprendido, conhecer os comandos e controles básicos do carro e ter a experiência de conduzir em situações como direção em rodovias, serras, sob neblina, chuva e aquaplanagem, além de aulas em cenário noturno e sob efeitos do álcool no organismo, complementando assim a grade pedagógica para uma boa formação teórica e prática.

Quem desejar pode ainda realizar mais três aulas facultativas no simulador, sendo elas de conteúdo noturno. Alguns estados² determinam que a aula no simulador aconteça depois da emissão da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Em outros, elas podem acontecer antes. Os alunos devem verificar esta determinação junto ao CFC ou ao Detran.

Aulas práticas no veículo: Nesta etapa, o aluno realizará 20 aulas práticas no veículo, ou 17, caso tenha optado por realizar as três aulas de conteúdo noturno no simulador de direção. O candidato será submetido à direção em vias públicas com fluxo de veículos e pedestres. Com o resultado da prática no simulador, que emite um relatório com incidências de erros de conduta, infrações de trânsito e pontos que o aluno teve mais dificuldade, pode-se intensificar a prática de situações que precisam ser aprimoradas.

Exame de direção: Por fim, o candidato passará pelo exame de direção. Nele, a capacidade dos futuros motoristas será avaliada a partir de uma série de critérios previamente determinados pelos órgãos responsáveis.