Fique atento à manutenção do seu carro para não evitar surpresas durante uma viagem de férias

Fique atento à manutenção do seu carro para não evitar surpresas durante uma viagem de férias

O final de ano chegou e, junto com ele, as férias escolares de criançada. Portanto, é normal que os pais planejem uma viagem curta ou longa para aproveitar os dias de folga. Caso você vá viajar por esses dias, certamente já planejou o roteiro da viagem e o local onde vai se hospedar. No entanto, você se lembrou de checar a situação do seu automóvel para ver se ele realmente está tão preparado quanto você para enfrentar uma viagem?

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Antes de pegar a estrada, é importante tomar uma série de cuidados com o seu veículo. Pelo menos uma semana antes, recomenda-se levar o automóvel à uma oficina de confiança para fazer o famoso “check-up” dos componentes mais importantes; que vai desde a parte mecânica até a elétrica.

Confira abaixo alguns itens do seu carro que devem ser checados antes de sair de férias:

Sinalização e iluminação – para garantir a sua segurança e também dos outros veículos que trafegam na via, deve-se realizar a inspeção de faróis; lanternas; luzes de freio; luz de marcha ré e luzes de placas, desde sua funcionalidade até intensidade. É importante ainda inspecionar as luzes indicadoras do painel de instrumentos (quando acesas, é sinal de que há alguma anomalia no veículo); e o triângulo de sinalização.

Inspeção mecânica e elétrica – esse é um dos pontos mais importantes que devem ser levados em conta ao realizar uma visita numa oficina, já que não há nada mais desagradável que parar no acostamento de uma rodovia por falha mecânica.

Sendo assim, verifique o nível e prazo do óleo do motor, do óleo da direção hidráulica, do fluido de freio, do fluido da transmissão automática e do fluido de arrefecimento; sistema de freio (discos e pastilhas); conjunto de suspensão; conjunto de direção; velas e cabos; correias de acessórios e sincronizadora; filtro de ar, combustível e ar-condicionado; bateria e alternador e diagnóstico técnico.

As luzes do painel de instrumentos podem indicar que algum componente do carro está com problema

As luzes do painel de instrumentos podem indicar que algum componente do carro está com problema

Segurança – você estar seguro dentro do seu próprio carro é algo mais que importante. Logo, fique atento às condições dos pneus (incluindo o estepe) e a calibração correta de uso e o nível do reservatório de água do esguicho. Além disso, lembre-se sempre de usar assentos apropriados para as crianças de acordo com a idade e dispositivos de segurança para os animais.

Ferramentas – caso aconteça algo inesperado e você precise realizar um reparo no veículo (como trocar um pneu furado), as ferramentas devem estar em boas condições. Veja se a chave de roda (os parafusos possuem aperto correto para sua fixação, mas muitas pessoas têm dificuldade ao desparafusa-los; no mercado há extensores que se conectam à chave de roda para facilitar este processo); a chave especial do parafuso de roda (chave-segredo) e se o macaco estão nos conformes.

Nível do combustível – você provavelmente conhece alguém que anda só na reserva. Porém, isso não é bom para o carro, em especial durante viagens. Sempre que possível, mantenha pelo menos a metade da capacidade do tanque de combustível. Assim, caso tenha a necessidade de reabastecer durante o trajeto, o novo combustível irá se misturar ao antigo que você abasteceu em um posto de sua confiança.

Garantia do seu veículo – caso o seu carro tenha sido garantido há pouco tempo, muito provável que ele esteja no período de garantia. Deste modo, verifique o período de revisão do veículo e mantenha contato com a concessionária para tomar as providências adequadas caso necessário.

Crianças devem ser transportadas sempre em cadeiras apropriadas

Crianças devem ser transportadas sempre em cadeiras apropriadas

Cuidados ao dirigir – o motorista também deve se precaver na estrada. Há algumas dicas que devem ser lembradas ao volante. São elas: planeje o itinerário da viagem (como o horário que melhor satisfaz o condutor; além das vias que irá percorrer para não ter surpresas no trajeto e com pedágios); e programe também as pausas para descanso e relaxamento e para abastecer o seu veículo.

Não dirija com sono nunca e, caso haja outro motorista habilitado no veículo, faça o “rodízio” de direção com ele; não realize paradas para descanso no acostamento; todos os ocupantes devem utilizar cinto de segurança; respeite os limites de velocidade da via; realize ultrapassagem apenas em trechos permitidos; ao trafegar com caminhões e ônibus, sempre realize a ultrapassagem para a esquerda (esses veículos têm muitos pontos cegos e o motorista pode não enxergar você caso estiver ultrapassando pela direita) e mantenha uma distância segura do veículo da frente.

Lembre-se ainda de utilizar o pisca-alerta somente em condições de emergência; sob neblina ou chuva intensa, reduza a velocidade, aumente a distância do veículo da frente e utilize o sistema de iluminação para neblina; siga atentamente as placas de sinalização das vias e não faça manobras inapropriadas nas vias.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Saiba como revisar seu carro e planejar as férias