Chevrolet Malibu 2010

O novo sedã da Chevrolet no Brasil, o Malibu custará R$ 89 900, R$ 500 a mais do que o valor que havíamos divulgado na semana passada. A montadora apresentou o modelo a um pequeno grupo de jornalistas nos Estados Unidos nesta semana e disse que quer vender 200 unidades por mês.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Curiosamente, ela venderá o Malibu em todas as suas quase 600 concessionárias, ou seja, na prática apenas uma parte delas realmente negociará o sedã, o que é previsível. Um dos grandes problemas das grandes marcas é justamente ensinar vendedores de Celtas e outros populares a saber apresentar um carro mais caro.

Outra pérola do comunicado da Chevrolet é que o Malibu não é rival do Fusion, da Ford: “terá como principais concorrentes o Honda Accord e o Toyota Camry”, diz o release. Na GM americana, no entanto, essa informação é diferente. Toyota Camry, Ford Fusion, Honda Accord, Nissan Altima constam da lista de concorrentes no site da matriz.

A atitude não surpreende já que a maior parte das marcas evita nomear concorrentes mais fortes, claro. Mas não se pode culpar a GM por essa desvantagem. O Malibu é um carro nascido para o público norte-americano e com a dura missão de atrapalhar a, até então, preferência deles pelos japoneses. Se fosso produzido no México como o Fusion chegaria mais barato.

Uma coisa é certa: a GM ganhará bem menos com cada Malibu que a Ford com o Fusion. São R$ 8 980 a mais cobrados pelo Chevrolet, mas ela paga 35% de alíquota de importação enquanto o rival chega imune a isso. Nos Estados Unidos, aliás, o custo de produção no México não é tão visível assim. Lá, o Malibu está atrás do Fusion, mas com uma diferença de menos de 5 mil unidades no acumulado de 2010.

Agora, a GM não precisa dizer que “O sucesso do Malibu é tamanho nos Estados Unidos – onde sua participação de mercado no segmento cresceu de 2% para 13% nos últimos dois anos – que a GM já está ampliando a sua produção”. Na realidade, o carro é o 7º automóvel mais vendido do país (sem contar utilitários), atrás não só do Ford como também do “massacrado pelo recall” Camry e do Honda Accord, seus rivais. E ameaçado pelo Sonata, da Hyundai, diga-se de passagem. Uma presença importante, mas ainda aquém da concorrência, seja ela reconhecida ou não.

Carros mais vendidos nos EUA 2010 40269 var. abril-2009 var-2009
Toyota Camry / Solara 96509 27914 10.2 4.3
Honda Accord 94890 29311 0.3 12.3
Toyota Corolla / Matrix 91672 27932 50.7 17.3
Honda Civic 78669 25042 -4.6 2.5
Nissan Altima 74245 14762 22.9 20.4
Ford Fusion 70382 18971 3.5 50.4
Chevrolet Malibu 65875 16536 12.8 31.1
Chevrolet Impala 54417 16144 -7.9 20.8
Honda CR-V 53009 16661 36.8 4.7
10º Hyundai Sonata 50283 18536 56.9 34.2