Chevrolet Malibu 2010

O novo sedã da Chevrolet no Brasil, o Malibu custará R$ 89 900, R$ 500 a mais do que o valor que havíamos divulgado na semana passada. A montadora apresentou o modelo a um pequeno grupo de jornalistas nos Estados Unidos nesta semana e disse que quer vender 200 unidades por mês.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Curiosamente, ela venderá o Malibu em todas as suas quase 600 concessionárias, ou seja, na prática apenas uma parte delas realmente negociará o sedã, o que é previsível. Um dos grandes problemas das grandes marcas é justamente ensinar vendedores de Celtas e outros populares a saber apresentar um carro mais caro.

Outra pérola do comunicado da Chevrolet é que o Malibu não é rival do Fusion, da Ford: “terá como principais concorrentes o Honda Accord e o Toyota Camry”, diz o release. Na GM americana, no entanto, essa informação é diferente. Toyota Camry, Ford Fusion, Honda Accord, Nissan Altima constam da lista de concorrentes no site da matriz.

A atitude não surpreende já que a maior parte das marcas evita nomear concorrentes mais fortes, claro. Mas não se pode culpar a GM por essa desvantagem. O Malibu é um carro nascido para o público norte-americano e com a dura missão de atrapalhar a, até então, preferência deles pelos japoneses. Se fosso produzido no México como o Fusion chegaria mais barato.

Uma coisa é certa: a GM ganhará bem menos com cada Malibu que a Ford com o Fusion. São R$ 8 980 a mais cobrados pelo Chevrolet, mas ela paga 35% de alíquota de importação enquanto o rival chega imune a isso. Nos Estados Unidos, aliás, o custo de produção no México não é tão visível assim. Lá, o Malibu está atrás do Fusion, mas com uma diferença de menos de 5 mil unidades no acumulado de 2010.

Agora, a GM não precisa dizer que “O sucesso do Malibu é tamanho nos Estados Unidos – onde sua participação de mercado no segmento cresceu de 2% para 13% nos últimos dois anos – que a GM já está ampliando a sua produção”. Na realidade, o carro é o 7º automóvel mais vendido do país (sem contar utilitários), atrás não só do Ford como também do “massacrado pelo recall” Camry e do Honda Accord, seus rivais. E ameaçado pelo Sonata, da Hyundai, diga-se de passagem. Uma presença importante, mas ainda aquém da concorrência, seja ela reconhecida ou não.

Carros mais vendidos nos EUA201040269var. abril-2009var-2009
Toyota Camry / Solara965092791410.24.3
Honda Accord94890293110.312.3
Toyota Corolla / Matrix916722793250.717.3
Honda Civic7866925042-4.62.5
Nissan Altima742451476222.920.4
Ford Fusion70382189713.550.4
Chevrolet Malibu658751653612.831.1
Chevrolet Impala5441716144-7.920.8
Honda CR-V530091666136.84.7
10ºHyundai Sonata502831853656.934.2