Depois da Meriva, agora a Opel trabalha no projeto da nova Zafira, minivan de sete lugares derivada do Astra. O site Carscoop conseguiu flagrar o modelo com bastante camuflagem, mas notou que ela cresceu em tamanho e continua convencional – as portas suicidas da Meriva, por exemplo, não foram adotadas.
Pelo menos uma ideia das rivais francesas foi copiada: reparem no para-brisa alongado, que invade o teto, mesmo recurso usado pela C4 Picasso. Por dentro, nada de painel digital ou com dois andares. A Opel deve seguir a mesma receita do Astra europeu, o que em si não é má ideia. Pelo estágio do protótipo, dá para arriscar que a nova Zafira será mostrada em Frankfurt, em setembro.
Enquanto isso, numa terra muito, muito distante…
…a GM continua a trabalhar na PM7, minivan que fará o papel de Meriva e Zafira por aqui, seguindo a mesma sacada da Nissan com a Livina: uma versão curta com 5 lugares e outra alongada com 7 assentos. Plataforma derivada do Cruze, mais simples, e acabamento mais barato.
Prezado Ricardo Meier.
Fiquei com uma curiosidade. Que terra é esta que é muito muito, muito distante que recebe veículos com acabamento mais simples? Mas já que o acabamento é simples imagino que os carros de lá são bem baratos não é?
Caro Powerbest,
essa "terra distante" cobra caro pelos carros, mas por uma boa razão: os impostos lá são usados na íntegra para prover educação, saúde e segurança da melhor qualidade, assim o habitante desse lugar maravilhoso não precisa pagar seguro de carro, escola particular ou plano de saúde à parte.
Abs,
Ricardo Meier
Enquanto isso no Brasil,a velha Zafira segue sem nenhuma alteração,sendo bom carro para taxista e consumidores conformados com o marasmo da Chevrolet no país.Esse projeto PM 7 DEVE SER MAIS UMA GAMBIARRA DA GMB!
Hmmm…
Se a plataforma da Livina é a do Logan, então seria correto afirmar que a plataforma da PM7 seria a do Prisma? Ou Classic?
Ainda prefiro a Zafira atualmente montada, apesar da plataforma de 1998. Pelo menos tem subchassi…
Já repararam que a GM anda se inspirando muito na Renault? O Horragile foi idealizado como um compacto grande para concorrer com Sandero.O Prisma, a princípio, foi idealizado pra brigar com o Logan, mas o péssimo acabamento fez com que seus potenciais compradores comprassem Classic, mantendo-o em linha. Agora querem matar 2 (bons) carros – Meriva e Zafira – pra colocar outro frankenstein. Depois a GM tem que investir intensamente em feirões, campanhas publicitárias e emplacamentos pra ludibriar seus números de venda. Com isso sobra menos dinheiro pra investir em carros, no mínimo, honestos.
Mundo maravilhoso volkswagen; terra dos duendes da GM… o que o marketing não faz, hein? Desenvolvimento do produto, isso sim que interessa, fica devendo. A GM Brasil parou no tempo e, continuando como está, vai ficar pra tras da Ford , Hiunday, Kia, Renault, Peugeot… parou por quê, GM ? Eu me lembro dos tempos bons da GM lançando carros bons como o Kadett. Saudade…