Audi Q3 2012

Se existisse a categoria dos carros “coxinha” o Q3 seria um candidato. O novo crossover (aliás, categoria quase sinônimo de coxinha) da Audi segue à risca o que os consumidores preocupados com o que o vizinho mais querem: visual de off-road, vários equipamentos de segurança ativa para compensar o centro de gravidade alto e, claro, o preço bem mais alto que o de um eficiente sedã ou perua.

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Antes que me persigam aqui, não culpo a Audi por ter criado o Q3. Nem a BMW o X1. Nem a Ford o Ecosport. Elas simplesmente atendem aos anseios do público, geralmente esse que não se importa em pagar 50%, 70% ou até 100% a mais pela mesma coisa. Quer dizer, a única vantagem é a posição mais alta de dirigir e, de vez em quando, o espaço interno um pouco maior.

Pelo menos os alemães fazem dos seus crossovers carros com apetite esportivo e comportamento prevísivel, graças aos sistemas eletrônicos. Bem, mas no caso do Q3, o que temos de novo? Uma nova “geração” de iluminação de leds. Agora as luzes contornam os faróis e têm uma disposição muito interessante nas lanternas, em faixas, conforme a função.

No design, o carro segue a mesmice do sr. Walter de Silva, o pasteurizador-mor do grupo VW: Linhas horizontais, grade trapezoidal e o vinco levemente curvo trazido do A5 Coupé. O painel, se não é uma revolução, tem bom gosto e um formato mais “tridimensional”. Continuam lá, no entanto, os botões de temperatura do ar de funcionamento bem chatinho – você precisa incliná-los para os lados para cada grau que quiser aumentar ou diminuir (não bastava um botão giratório?).

Os motores, vejam só, são apenas dois: um 2.0 a gasolina e outros diesel. No caso do gasolina, há duas versões, a top com 211 cv (é o TFSI conhecido de outros carros) e outra mais fraca, com apenas 177 cv e que deve se restringir à Europa. O porta-malas só leva 460 litros, o que prova que nem sempre tamanho é documento.

A Audi ainda não revelou os números de desempenho, mas não dá para esperar milagres com um peso certamente na faixa dos 1.7o0 kg. O modelo será revelado oficialmente no Salão de Xangai e lançado na Europa em junho a partir de 29.900 euros.

No Brasil, dá para esperá-lo para 2012 e vamos arriscar o preço: R$ 160.000 pela versão com motor 2.0 TFSI de 211 cv. É R$ 40.000 a menos que o Q5 com o mesmo motor e pouco menor que o do BMW X1 xDrive28i, seu rival direto, porém, mais potente. Vamos ver se acertamos até lá.

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