Bugatti Chiron Profilée

Bugatti Chiron Profilée

O Bugatti Chiron Profilée é um solitário automotivo. Um membro único da linha Chiron, concebido como uma interpretação menos radical do Pur Sport, é único em caráter, design e detalhes. Com todos os slots de construção para o Chiron fechados, o leilão do Profilée em Paris em 1º de fevereiro de 2023 é a única oportunidade de adquirir uma das criações finais da Bugatti com motor W16 diretamente do Molsheim Atelier.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Com a revelação do Chiron Pur Sport em 2020, o mundo mostrou a personalidade mais extrema da família Chiron até agora. Com uma asa traseira fixa de um metro e oitenta de largura, relações de transmissão mais curtas, rodas de magnésio avançadas e uma série de outras inovações, o Pur Sport foi projetado para curvas. Ele se esgotaria rapidamente, mas alguns clientes perguntaram se um modelo Chiron poderia ser feito que integrasse aspectos de seu caráter, mantendo a elegância atemporal de modelos como o Chiron ou o Chiron Sport. Foi aqui que a Profilée nasceu.

É raro os fabricantes gastarem tempo e esforço para trazer um carro para a especificação de produção completa quando sabem que apenas um pode ser produzido. Mas o Profilée foi totalmente desenvolvido, testado e superou cada um dos padrões de alta qualidade que a Bugatti aplica a todos os seus carros, permitindo-lhe adquirir um único tipo de homologação para a Europa.

O Profilée é um design sob medida com uma cauda fixa na parte traseira, que realiza duas funções cruciais. Em primeiro lugar, a asa garante estabilidade e controle até a velocidade máxima de 380 km/h do Profilée, aumentando a força descendente sobre o eixo traseiro e, em segundo lugar, usa pressão negativa para sugar o ar quente do compartimento do motor através de dois túneis internos no alto -asa de carbono de temperatura. O ar flui sobre o topo da asa para gerar downforce, mas também sob a asa para extrair o ar do compartimento do motor.

Frank Heyl, vice-diretor de design da Bugatti Automobiles, disse: “Com os desejos do cliente em mente, incorporamos uma elegante cauda fixa que é otimizada aerodinâmica e termodinamicamente para o desempenho incomparável disponível para o proprietário do Chiron Profilée, mantendo a forma graciosa e atemporal do Chiron original. O nome Profilée é inspirado em uma das primeiras criações de Jean Bugatti – o Type 46, que também carregava aquele toque elegante na cauda.

Na frente deste carro hiperesportivo exclusivo, o Profilée recebeu entradas de ar mais largas e uma grade de ferradura Bugatti ampliada para ajudar a canalizar mais ar de resfriamento para os radiadores. Um divisor dianteiro revisado funciona em conjunto com uma parte inferior da carroceria esculpida para aumentar ainda mais a força descendente e maximizar o fluxo de ar. Como acontece com qualquer Bugatti, o domínio do fluxo de ar para resfriamento, redução de arrasto e downforce é fundamental para oferecer o desempenho extraordinário que se tornou uma marca registrada dos carros Bugatti modernos.

Em caráter, o Profilée mantém muito da pureza do Pur Sport; projetado para aderência lateral e aceleração máxima. Ele é alimentado pelo mesmo desenvolvimento de 1.500 cv do motor Bugatti W16, com relações de transmissão 15% mais curtas do que o Chiron Sport. O Profilée acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e até 200 km/h em 5,5 segundos. Tem uma velocidade máxima de 380 km/h em comparação com os 350 km/h do Chiron Pur Sport.

O ajuste do chassi inclui uma mudança nos ângulos de cambagem das rodas nos eixos dianteiro e traseiro e molas mais duras com um equilíbrio frontal pesado. As molas são dez por cento mais rígidas em comparação com o Chiron Sport e o eixo traseiro carrega 50 por cento a mais de cambagem negativa, oferecendo melhor aderência nas curvas, sem perder o conforto de direção. É uma mistura das melhores características do Pur Sport com um design bonito e elegante.

O Profilée é apresentado em uma cor primária de Argent Atlantique, desenvolvida exclusivamente para este carro. Nenhum outro modelo Chiron foi configurado nesta tonalidade. A parte inferior do carro tem acabamento em fibra de carbono exposta, tingida na cor Bugatti existente de Bleu Royal Carbon. As rodas são – novamente – únicas, especialmente projetadas, fabricadas e testadas para o Profilée, e com acabamento em um tom de Le Patron, criado para combinar com o tom de carbono da metade inferior da carroceria. Elementos de alumínio polido refletem a famosa forma da grade em forma de ferradura Bugatti.

O interior do Profilée é familiar para os proprietários do Chiron, finalizado à mão no Bugatti’s Atelier em Molsheim. Projetado com materiais autênticos e de alta qualidade, como couro, carbono ou alumínio sólido, cada componente é trabalhado e refinado à mão por horas. O próprio design segue uma filosofia de minimalismo definido, reduzindo cada componente à sua forma mais simples e bonita.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

No entanto, o Profilée torna-se o primeiro Chiron equipado com acabamento em couro trançado no interior, aplicado no painel de instrumentos, painéis das portas e console central. No total, são utilizados mais de 2.500 metros de tiras de couro para criar esse complexo e belo acabamento. O Profilée está equipado com assentos confortáveis com acabamento em couro Gris Rafale e Deep Blue, com o padrão acolchoado ‘air parade’. Uma moldura anodizada preta incrustada no console central apresenta a assinatura Profilée; um toque final único aplicado a esta criação especial.

O Bugatti Chiron Profilée será leiloado pela RM Sotheby’s em 1º de fevereiro, com uma porcentagem dos lucros revertendo para causas beneficentes.

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Bugatti Chiron Profilée o último zero