Chassi do Bugatti Type 64

O The Mullin Automotive Museum, um dos museus de carros mais famosos dos Estados Unidos, assumiu uma missão e tanto. Há anos, um Bugatti Type 64 de 1939 repousa na construção, mas com um detalhe: não fabricado até o final. Está à mostra um chassi já motorizado e com parte da cabine confeccionado (foto acima). O mais legal é que funciona mesmo assim. Mas ainda falta o restante da carroceria, que por sinal, mesmo nos idos da década de 1930, era toda de alumínio. A tarefa do museu agora é concluir o carro.

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Mas não trata-se “apenas” de uma fina restauração, baseada em estudos profundos sobre o histórico do carro, cujos projetos sumiram com o tempo, assim como as poucas unidades que foram produzidas. O Bugatti em questão seria um presente de Ettore Bugatti, o fundados da marca, para seu neto mais velho, Jean Bugatti. No entanto, Jean morreu em 39 vítima de um acidente com um Type 57, então o carro vencedor das 24 de Le Mans daquele ano, enquanto seu presente era preparado na fábrica de seu avô.

Desolado, Ettore paralisou a construção do carro que seria de seu neto e o guardou. Depois de sua morte, em 1947, o modelo incompleto passou por diferentes donos até chegar ao museu nos EUA. Segundo a entidade, uma empresa especializada em trabalhos com alumínio já aceitou o projeto e em breve o Type 64 de Jean será finalmente terminado após 72 anos.

Um raro Bugatti Type 64 completo, também de 1939