Fiat Uno Cabrio

Não é todo dia que temos a chance de dirigir um protótipo. A Fiat convidou o iG Carros para dar uma voltinha do Uno Cabrio, o “concept” que a marca mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, e eu, como também escrevo para o portal do cachorrinho fofinho, fui tocar a pauta no Kartodromo da Aldeia da Serra. Para quem não conhece essa é uma das melhores pistas de kart no estado de São Paulo. Chato, não?

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Quem se lembra da plaquinha de identificação desse carro no Salão também deve recordar que ele possui o motor 1.4 do Punto T-Jet com seus 152 cavalos de potência. Se já era interessante ali parado no estante giratório, imagina na prática. Sim, esse Uno Cabrio anda demais! É algo fora do comum. Tenho o privilégio de já ter provado centenas de carros, mas nunca havia dirigido algo como o conceito da Fiat. Ele é tão forte quando um Polo GTI (o original, por favor!) só que sem capota. Alias, teto nem retrátil nesse carro. “É um showcar”, me disse o engenheiro da Fiat na pista.

A sensação de aceleração desse Uno é muito forte, até por que é atenuada pela ausência de uma capota. Isso também faz o ronco do motor invadir a cabine. Nas curvas ele é tão radical quanto o Punto ou o Bravo com motores turbo: gruda no chão, apesar de fazer um barulhão. É a borracha dos pneus raspando no chão. Mas dirigi com precaução até exagerada. Fui o primeiro de uma lista de jornalistas a andar no carro nesse dia e fiquei com receio por ser um carro único. Imagine se acontece alguma besteira? Achei melhor não me empolgar tanto.

Fiat Uno Cabrio

E pior que esse Uno te provoca a pisar fundo. O interior tem volante e bancos do 500 Abarth. Chique, não? E eles são muito bons. O volante é rápido e direto. Sem exagerar, mas lembrou a condução de um Audi A3 dos novos. E o assento em formato concha me segurou com suas “abas” nas curvas mais fortes. A suspensão também é bem mais dura que a do Uno normal, o que deixa o carro mais rápido nas curvas e retas, já que a carroceria tende a balançar menos com as mudanças de marcha.

Mas já pra cortar o barato de vocês, o carro jamais será fabricado em série. O pessoal da Fiat diz que o Brasil ainda não tem público para um carro assim, além de uma série de outras desculpas… Mas é compreensível. Ao menos, a hipótese de um Uno T-Jet é plausível. O que também seria uma ótima ideia, além de mais versátil durante um  dia de chuva.