Citroën C4 Pallas Flex

As coisas eram mais simples no segmento de sedãs. Hoje é justamente a categoria mais agitada, com várias novidades pipocando a toda hora. Diferente dos tempos em os quatro primeiros eram bem definidos: Civic, Corolla, Vectra e C4 Pallas. O sedã da Citroën foi lançado no Brasil em 2007 e se diferenciou pela quantidade de equipamentos que trazia, alguns comuns a carros premium.

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Se não incomodava os três rivais de cima, o Pallas também não era ameaçado por ninguém: o Mégane, por exemplo, vendia metade de seu volume em 2008. No ano seguinte o Linea o ultrapassou, mas o Fiat apelou para versões mais simples, coisa que o Citroën evitou.

No ano passado, a coisa começou a se complicar. O forasteiro Cerato, da Kia, também passou a vender mais e o C4 Pallas caiu para 6º lugar. Mais uma vez, ele perdia para um carro mais barato, o que não era em si ruim. O problema maior é que as vendas caem ano após ano: em 2008 foram quase 18.000 carros, em 2009, 12.000 unidades, valor repetido em 2010.

Em 2011, a situação piorou de vez. O Pallas é o 7º sedã mais vendido, atrás também do Sentra, e deve perder outra posição para o Jetta.

Perguntamos ao diretor de vendas da Citroën, Domingos Boragina Neto, se a marca pretende reagir. Segundo ele, a queda se deve aos problemas de produção na Argentina, embora negue que a briga entre os governos argentino e brasileiro vá atrapalhar daqui para frente: “temos estoque”, garantiu. Tanto assim que uma campanha de varejo deve ser lançada em breve para voltar a colocar o carro em destaque.

Boragina não quis dar detalhes, mas deixou no ar que haverá promoções para torná-lo atraente perante tantos carros novos.

A verdade é que o C4 Pallas é uma exceção entre os sedãs franceses. Chegou num momento melhor, tinha diferenciais e uma rede que sabe vender carro mais caro – ao contrário da Fiat, por exemplo. No entanto, a briga ficou difícil contra os japoneses, os coreanos e também com a força de marcas como Chevrolet e Volkswagen, que têm redes imensas.

Nesse caso, a Citroën precisará logo de fatos novos em matéria de sedã médio e isso não deve acontecer logo.