Innocenti 90L

Innocenti 90L

A Fiat pretende criar uma marca de baixo custo na Europa, a exemplo do que fez a Renault com a Dacia, afirmou Sergio Marchionne, CEO da empresa. O executivo disse que a Fiat está estudando se há espaço para uma marca mais barata no grupo. Caso seja aprovada, a marca terá linha de produção fora da Europa.

Um dos nomes cotados para batizar a marca seria “Innocenti”, empresa que a Fiat comprou nos anos 90, mas não manteve em linha. A Innocenti lançou em 1974 o Mini, um projeto de carro compacto desenhado pelo estúdio Bertone para brigar com o Mini inglês.

Lucro com baratos

Até pouco tempo atrás, marcas de baixo custo eram consideradas certeza de prejuízo, mas o sucesso da Dacia com seus modelos inicialmente voltados para o Leste Europeu mudou essa visão. A Dacia tem aproveitado a crise financeira da Europa para vender seus produtos no lugar de modelos mais sofisticados. Além disso, a Renault tem usado seus modelos  para vender mais em mercados em desenvolvimento como o Brasil.

A Fiat não é a única a ver os carros de baixo custo como saída. A Nissan já estuda relançar a marca Datsun com o mesmo propósito. Volks e Fiat, aliás, já desenvolvem modelos de baixo custo para o Brasil, o up! nacional e o Projeto 344, respectivamente.