A Honda deve anunciar nesta quarta-feira, 7, a construção da sua segunda fábrica de automóveis no Brasil. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a cidade de Itirapina, no interior de São Paulo, é o local para o investimento de R$ 1 bilhão. A nova unidade será responsável pela produção de um inédito modelo compacto a partir de 2015.

Honda Fit na linha de produção em Sumaré (SP)

Linha de produção em Sumaré (SP)

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

A segunda fábrica da Honda era há tempos aguardada já que a unidade de Sumaré, aberta em 1997, opera no limite há algum tempo. O Civic, Fit e City acabam dividindo a linha de montagem o que faz com que haja falta de modelos no mercado. A montadora japonesa abriu uma pequena linha de montagem na Argentina há alguns anos, mas a capacidade limitada só serviu mesmo para dar conta das vendas em outros mercados da região. A solução? A nova unidade de Itirapina.

Apesar de boatos na época colocarem o modelo Brio como candidato a ser vendido no Brasil, é pouco provável que ele seja o escolhido para estrear a linha de montagem da nova fábrica. A razão é que o Brio é um hatch de dimensões modestas e feito para mercados asiáticos. Escolada com a situação da Toyota, que lançou o Etios no Brasil com a mesma receita do Oriente e seu deu mal, a Honda deve seguir a fórmula da Hyundai e projetar um modelo com a cara do Brasil.

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

Antes da fábrica de Itirapina, a Honda estreará no Brasil um SUV compacto para brigar com o EcoSport e cia. Nesse caso, o modelo, que usa a base do novo Fit, será inspirado no Urban SUV Concept, mostrado em Detroit.

Honda Urban SUV

Honda Urban SUV

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.