Futura fábrica da JAC Motors na Bahia

Futura fábrica da JAC Motors na Bahia

O JAC J3 feito cápsula do tempo e enterrado em Camaçari pode ser o único exemplar ‘nativo’ da fábrica planejada pela JAC na região. Isso caso as informações do jornal O Estado de São Paulo se confirmem. Segundo ele, a JAC Motors estaria de mudança para o Rio de Janeiro. A razão seria a falta de incentivos para construir a unidade no estado nordestino.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A construção da fábrica da JAC está bastante atrasada. Da pedra fundamental, lançada em novembro de 2012, ao primeiro veículo produzido no local, deveriam ter se passado dois anos, mas até agora apenas a terraplanagem foi feita. A SHC, parceira nacional da JAC, explicou que os problemas com licenças ambientais e linhas de financiamento do governo baiano atrasaram o projeto. Com isso, a sociedade, que tinha como principal acionista o grupo brasileiro, passou a ser comandado pela montadora chinesa.

A expectativa é que o trabalho seja retomado em outubro, mas o jornal diz que o que os chineses querem é trocar de lugar. Segundo apurado, os incentivos baianos não seriam suficientes para viabilizar a produção na Bahia, distantes dos principais mercados do país. Situação diferente do Rio de Janeiro, que é vizinho de São Paulo e Minas, os maiores consumidores de veículos do Brasil.

Fábrica confirmada

A SHC divulgou nota em que nega a mudança: “não há intenção de alterar a localização de sua planta industrial, lembrando que todas as etapas de terraplenagem já foram concluídas no terreno de Camaçari, BA, e as obras civis estão previstas para serem iniciadas em outubro”. Segundo a empresa, as reuniões entre membros da JAC e os governos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, que ocorreram em junho, tinham outro objetivo, o de instalar uma nova fábrica no Brasil, mas voltada para caminhões.

Veja também: Uno 2015 terá Start-Stop e interior novo

Independentemente do lugar escolhido, a JAC tem pressa. Para ter os descontos nos impostos, a montadora se comprometeu a atender o Inovar-Auto até 2017. Se isso não ocorrer, será um custo extra no caixa da marca, que anda em baixa com vendas modestas nos últimos meses.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

JAC