Agindo como sempre, os japoneses, discretamente, tomam conta dos segmentos de carros em que atuam. Quando seus planos são revelados, geralmente pegam os concorrentes desprevenidos.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Pois bem, o já mais que comentado projeto de um compacto da Toyota no Brasil pode esconder um projeto mais ambicioso do que se imaginava. Muita gente aposta que será um rival para o Fit ou, então, um hatch bem equipado, na faixa de R$ 40 000. Reportagem do jornal Valor Econômico revela, no entanto, que a nova fábrica da Toyota terá capacidade para 200 mil veículos por ano.

É muita coisa. Para vocês terem idéia, a unidade de Betim da Fiat, a maior fábrica do Brasil, produz 700 mil unidades/ano, com quatro linhas de montagem diferentes. A montadora japonesa quer produzir apenas um modelo, inicialmente.

Mesmo que esse volume seja em parte direcionado para a América Latina, estamos falando de pelo menos 12 mil carros vendidos internamente. O Toyota seria o 3º modelo mais vendido do Brasil e certamente não deverá ter versão popular.

Sabe-se que a diretoria da Toyota acelerou o desenvolvimento do compacto, com planos de lançá-lo em 2010. A marca está prestes a decidir o local da nova fábrica e o favorito é o estado do Paraná, num terreno perto das fábricas da Renault e Volkswagen, em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba.

Com a demanda em queda nos Estados Unidos e ciente da desvantagem para a rival GM na América Latina, a Toyota quer mais do que nunca recuperar o tempo perdido. Melhor para nós…