Motor Sigma 1.6 16V, da Ford

Motor Sigma 1.6 16V, da Ford

Passado o momento de decepção – ou ilusão, na verdade -, vamos aos fatos. O motor Sigma não trouxe o comando variável, nem a injeção direta de combustível ou alguma solução extraordinária que o fizesse uma referência no mercado. Em vez disso, a Ford procurou torná-lo leve e, dizem, econômico, informação que só saberemos nas próximas semanas quando o Focus for apresentado. Pesquisamos outros 1.6 à venda no Brasil e a verdade é que o Sigma só perde mesmo para o seu similar da Renault. Veja tabela a seguir:

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Fabricante Des.cm³Válv.Cab.Com.cvrpmTorquerpm
Hyundai-Kia159116DOHCvariável126630015,94200
RenaultK4M159816SOHCfixo1155750163750
FordSigma159616DOHCfixo1155750164250
PSA158716SOHCfixo113560015,54000
ToyotaVVT-i159816DOHCvariável1106000154400
PSA1.6 16V158716SOHCfixo110560014,24000
Nissan159816SOHCfixo108575015,33750
FordRocam15988SOHCfixo107550015,34250
VolkswagenVHT15988SOHCfixo104525015,62500
10ºRenaultK7M Hi-Torque15988SOHCfixo95525014,12850

O motor 1.6 16V da Hyundai/Kia, por exemplo, tem comando variável e rende 126 cv com gasolina ou próximo do que se imaginava se o Sigma viesse mesmo com esse recurso. Aliás, a semelhança de desempenho com o motor da Renault é imensa exceto pelo pico de torque numa rotação mais alta que o francês.

Resta saber como será o comportamento dele a bordo do Focus e como será o casamento com o câmbio. A Ford costuma fazer bem esse trabalho. Vamos esperar.

Se alguém der falta de algum motor ou notar algum dado errado, por favor, nos avise!