Suposta alavanca de câmbio automatizado no Logan

Suposta alavanca de câmbio automatizado no Logan

Suprimida no lançamento do novo Renault Logan 2014, a versão automática do sedã voltará em 2014. E deve estrear uma novidade, um sistema automatizado de trocas de marchas, ou melhor, “robotizado”, como a Renault fez questão de registrar no INPI este ano. “REC – Robotized Efficient Clutch” e “Easy-R” são as marcas que a marca francesa protegeu no órgão de patentes brasileiro.

Nenhuma delas é usada hoje no exterior, mas indicam que a Renault tem pretensões com a tecnologia, conhecida como Dualogic na Fiat e I-Motion na Volkswagen. Sim, os franceses deve abandonar o câmbio automático tradicional em favor de uma embreagem automatizada, que faz o papel de “pé esquerdo” e tem como vantagem a economia de combustível – e a desvantagem dos trancos nas trocas.

Para corroborar com as marcas registradas, a Renault expôs um poster durante o lançamento do Logan que mostrava uma alavanca suspeita (foto acima), em que as posições escritas na manopla eram apenas “R”, “N” e “D”,  e cujo formato está mais para uma haste desse tipo que automática, com base mais robusta.

Questionada, a marca disse na época tratar-se de uma imagem de um Logan argentino usada por engano, mas nem no vizinho existe essa opção. O diretor de marketing da Renault, Bruno Hohmann, no entanto, admitiu que o sistema automatizado está em estudo “juntamente com outras tecnologias”.

Renault Logan supostamente equipado com o câmbio automatizado

Renault Logan supostamente equipado com o câmbio automatizado

Veja também: Avaliação: Novo Renault Logan 2014 é uma espécie de “Logan Reloaded”

O que leva a crer que o câmbio robotizado será o escolhido é o fato de ser mais acessível, o que coincide com a proposta do Renault Logan. E do Sandero, que chega no 2º semestre de 2014, provavelmente com o item em sua linha.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.