Renault equipará Logan e Sandero com câmbio automatizado

Marca francesa registrou nomes que fazem alusão ao equipamento. Novidade deve chegar ao mercado no 2º semestre de 2014

Suposta alavanca de câmbio automatizado no Logan

Suposta alavanca de câmbio automatizado no Logan

Suprimida no lançamento do novo Renault Logan 2014, a versão automática do sedã voltará em 2014. E deve estrear uma novidade, um sistema automatizado de trocas de marchas, ou melhor, “robotizado”, como a Renault fez questão de registrar no INPI este ano. “REC – Robotized Efficient Clutch” e “Easy-R” são as marcas que a marca francesa protegeu no órgão de patentes brasileiro.

Nenhuma delas é usada hoje no exterior, mas indicam que a Renault tem pretensões com a tecnologia, conhecida como Dualogic na Fiat e I-Motion na Volkswagen. Sim, os franceses deve abandonar o câmbio automático tradicional em favor de uma embreagem automatizada, que faz o papel de “pé esquerdo” e tem como vantagem a economia de combustível – e a desvantagem dos trancos nas trocas.

Confira o calendário de lançamentos de 2014

Para corroborar com as marcas registradas, a Renault expôs um poster durante o lançamento do Logan que mostrava uma alavanca suspeita (foto acima), em que as posições escritas na manopla eram apenas “R”, “N” e “D”,  e cujo formato está mais para uma haste desse tipo que automática, com base mais robusta.

Questionada, a marca disse na época tratar-se de uma imagem de um Logan argentino usada por engano, mas nem no vizinho existe essa opção. O diretor de marketing da Renault, Bruno Hohmann, no entanto, admitiu que o sistema automatizado está em estudo “juntamente com outras tecnologias”.

Renault Logan supostamente equipado com o câmbio automatizado

Renault Logan supostamente equipado com o câmbio automatizado

Veja também: Avaliação: Novo Renault Logan 2014 é uma espécie de “Logan Reloaded”

O que leva a crer que o câmbio robotizado será o escolhido é o fato de ser mais acessível, o que coincide com a proposta do Renault Logan. E do Sandero, que chega no 2º semestre de 2014, provavelmente com o item em sua linha.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

6 Comments on “Renault equipará Logan e Sandero com câmbio automatizado

  1. Esse é um carro queimado no nosso mercado, porque depois do Latin NCAP seus compradores agora sabem a verdade sobre a extrema fragilidade de sua estrutura. Quanto ao câmbio robotizado de apenas uma embreagem, se VW, GM e Fiat não conseguiram bons resultados neste tipo de câmbio, a Renault deveria recolher-se à sua insignificância e inferioridade, e continuar assistindo a ascensão da Hyundai aqui no Brasil. Vai embora Renault!!

    • Definitvamente Carissimo FreeCustomer… Ou você tem uma revenda concorrente da Renault ou é completamente alienado em termos de automoveis. Tu realmente acredita que milhões de pessoas que compraram e estão comprando o Logan são deficientes mentais pra embarcar em alguma furada!?!?… Fala sério meu, se vai opinar que seja com algum bom senso!!!

      • Concordo plenamente com você, Eduardo, apesar de eu nunca ter possuído um Renault (Já possuí um palio e agora tenho um Uno sporting), tenho a pretensão de comprar um sandero stepway até o final 2014. O cidadão que fez o comentário falando mal da Renaul provavelmente não conhece e não está informado do grande número veículos Renault vendidos no Brasil, principalmente SANDERO e DUSTER. O Sandero, por exemplo há muitos meses está entre o 9º e o 11º no ranking de carros mais vendidos no Brasil. Se não for um bom carro, então, todas essas pessoas que estão comprando são deficientes mentais.

  2. caro amigo FreeCustomer vc deve ter um gol que julga ser carro. eu Mauro tenho clio campos e um sandero, vou trocar um deles por novo logan, toda vez que vou trocar de carro vejo os demais, não adianta a tecnologia,
    diribilidade da renault prevalece. (viva o tricolor paulista).

  3. @Antonio  

    Posso garantir que não irá se arrepender da escolha do Stepway, Antonio…é um carro muito justo pelo preço, confortável e espaçoso. Pretendo trocar o meu pelo 2015 assim que lançarem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>