Toyota Etios sedã

Se dizermos que ficamos empolgados com o que vimos estaremos mentindo. O Toyota Etios, compacto que a marca japonesa fará no Brasil nas versões hatch e sedã, foi revelado oficialmente hoje no Salão de Nova Delhi e é um carrinho bonitinho, como diz o ditado – um feinho bem arrumado.

Afinal, não há como fazer milagres. Para se enquadrar nos valores que os consumidores de países em desenvolvimento podem pagar – pior ainda no Brasil com sua carga tributária absurda -, o produto tem de ser espartano. Por isso, apesar de algumas ousadias como a grade estilizada e os repetidores de setas nos retrovisores, o Etios é bem “arroz com feijão”.

A carroceria tem formas retas, para-brisa pouco inclinado e lanternas de encaixe simples na traseira. Podem até nos criticar, mas achamos o Etios uma espécie de Logan da Toyota mesmo, mais caprichado, claro. O importante aqui nem será mesmo o visual e sim um preço competitivo e o trunfo maior da marca japonesa, a confiabilidade. Se ela conseguir isso no Brasil terá um produto de sucesso.

Por dentro, as imagens divulgadas são projeções de computador e parecem promissoras. Velocímetro e conta-giros ficam no centro do painel, mas são analógicos. Há comandos satélites no volante e um sistema de entretenimento com uma generosa tela. Será verdade mesmo? Não dá para julgar o acabamento afinal imagem de computador não passa essa impressão, mas vejam lá os comandos manuais de ajuste dos retrovisores externos, cena rara na marca.

Estamos à espera de mais fotos e informações.