Placa dos veículos do Mercosul

Assim deve ficar a nova placa que os carros brasileiros usarão a partir de 2018. A montagem foi feita pelo Blogauto seguindo o que foi visto no ônibus que levou o presidente Lula durante a assinatura do acordo que padroniza a identificação dos veículos dos países do Mercosul.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A ideia é parecida com a que é aplicada no continente europeu nos membros da União Europeia, mas aqui a placa será mais simples. A diferença estará na adição das letras do país e nas bandeiras da respectiva nação e do Mercosul.

O acordo fechado prevê que os caminhões que circulam entre os países e que hoje precisam trafegar com o Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV) sejam os primeiros a adotar a placa unificada. Depois, em 2018, todos os carros que forem emplacados a partir daí já usarão o novo padrão.

Um detalhe importante é que o padrão de letras e números caberà a cada país, dependendo da necessidade de combinações diante da frota – obviamente, o Brasil precisará de algo cada vez maior visto o crescimento das vendas todos os anos.

Após a publicação deste post, o leitor Eduardo Matos que, aparentemente, está envolvido no projeto, nos enviou um e-mail com a imagem abaixo, diferente do que se vê no ônibus do presidente (que tinha quatro letras e três números). Segundo Matos, o padrão continuará o mesmo, por isso mudamos a ilustração acima: “A placa anterior, com 4 letras e 3 números foi uma consideração para não haver problemas com o número de combinações possíveis. No final da discussão, foi aprovada a placa com 3 letras e 4 números, como é hoje. Produzimos as placas nas duas versões e a que escolheram foi a de 3 letras e 4 números. O esboço acima errou nesse item e no fundo, que será amarelo. Segue anexa a foto da placa escolhida.”

Obrigado, Eduardo.

Placa aprovada pelo governo brasileiro