GWM Ora 03 Skin Copacabana

GWM Ora 03 Skin Copacabana

A padronização na divulgação da autonomia de carros elétricos no Brasil trouxe consigo números que surpreenderam muitos consumidores. Os dados revelam uma redução de aproximadamente 30% em comparação com as estimativas anteriormente fornecidas pelas fabricantes. No entanto, é crucial ressaltar que essa mudança não está relacionada a alterações nas baterias ou tecnologia dos veículos.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

O que, de fato, sofreu alterações foi o método de aferição. A partir de agora, todas as marcas são obrigadas a seguir o padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que, por sua vez, adota a norma norte-americana de medição.

Novo Padrão de Medição adotado pelo Inmetro

Com a divulgação de uma tabela detalhada, apresentamos aqui a autonomia atual de todos os carros elétricos homologados pelo Inmetro, além de compará-la com os valores anteriores.

Até o ano passado, cada fabricante divulgava a autonomia dos veículos de acordo com diferentes padrões. O WLTP, amplamente utilizado na Europa, era adotado pela maioria, combinando testes de laboratório e de rodagem nas ruas. Algumas optavam pelo ciclo chinês, o mais otimista, com alcances superiores.

Outras ainda preferiam a regra norte-americana EPA, mais próxima da realidade e a escolhida para ser replicada pelo Inmetro. No entanto, persistiam diferenças na autonomia de modelos testados sob o padrão dos Estados Unidos.

Volvo C40 um dos melhores carros elétrico do Brasil chega por R$ 419.950

Volvo C40 um dos melhores carros elétrico do Brasil chega por R$ 419.950

Variações na Autonomia: Um Novo Olhar sobre os Números do Carros Elétricos

O Inmetro explica que a EPA “fornece aos fabricantes três métodos para avaliação em veículos elétricos”. Para o Brasil, o órgão escolheu um padrão que considera “custos e prazos para a realização dos ensaios e obtenção dos resultados mais adequados à realidade brasileira, bem como para garantir a uniformidade na apresentação dos dados”.

Dessa forma, surgem diferenças consideráveis. Um exemplo é o Audi e-tron Sportback, que nos Estados Unidos apresenta autonomia de 341 km, segundo o ciclo EPA. No entanto, a versão homologada para o Brasil revela um alcance 26,1% menor, atingindo 252 km.

A maior discrepância nos dados é observada no Porsche Taycan 4S. No teste norte-americano, o alcance é de 378 km. Entretanto, no Brasil, a autonomia é 36,3% menor, limitando-se a apenas 241 km.

Mudanças Planejadas desde 2020: A Visão do Inmetro sobre os Carros elétricos

O Inmetro assegura que essa mudança foi discutida com as fabricantes desde 2020. Explica que a medida foi adotada para aproximar a autonomia anunciada com a realidade que o motorista pode experimentar no dia a dia. Este é um esforço conjunto para garantir transparência e precisão nas informações fornecidas aos consumidores brasileiros, alinhando-se com a evolução global no setor de carros elétricos.

Modelo Nova autonomia (Inmetro) Antiga autonomia
Audi e-tron 249 436
Audi e-tron S Sportback 252 370
Audi e-tron Sportback 246 446
Audi RS e-tron GT 313 472
BMW i4 40 422 590
BMW i4 M50 335 510
BMW iX 40 327 425
BMW iX 50 528 630
BMW iX3 381 460
BYD D1 258 371
BYD ET3 170 262
BYD Tan 309 437
BYD Yuan 294 458
Caoa Chery iCar 197 282
Chevrolet Bolt 390 416
Citroën E-Jumpy 289 330
Dongfeng Seres 3 206 300
Fiat 500e 227 320
Fiat E-Scudo 289 330
Jac E-J7 249 402
Jac E-JS1/E-JS1 EXT 161 302
Jac E-JS4 256 420
Jaguar I-Pace 362 446
Mercedes-Benz EQA 304 496
Mercedes-Benz EQB 291 474
Mercedes-Benz EQC 271 440
Mercedes-Benz EQE 369 645
Mercedes-Benz EQS 373 580
Mini Cooper S E 161 234
Nissan Leaf 192 272
Peugeot E-2008 234 340
Peugeot E-208 220 345
Peugeot E-Expert 289 330
Porsche Taycan 286 444
Porsche Taycan 4 Cross Turismo 272 490
Porsche Taycan 4S 241 454
Porsche Taycan 4S Cross Turismo 300 490
Porsche Taycan GTS 318 504
Porsche Taycan Turbo 281 507
Porsche Taycan Turbo S 278 468
Renault Kangoo ZE 148 270
Renault Zoe 254 385
Volvo C40 247 440
Volvo XC40 P6 231 420
Volvo XC40 P8 305 418

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Carros Elétricos a autonomia do Inmetro