Chevrolet Volt

Parece que o governo, enfim, chegou à um consenso sobre como incentivar o uso de carros elétricos e híbridos. Segundo reportagem do jornal Valor, os ministérios da Fazenda e da Ciência e Tecnologia definiram que esses veículos terão benefício semelhante ao do carro flex e gasolina em relação IPI.

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Ou seja, se o modelo é elétrico ou híbrido que usa biocombustível terá as mesmas alíquotas do flex e se usa motor a gasolina combinado com elétrico, as alíquotas dos carros a gasolina.

Como é tradição no Brasil, a legislação poderá criar situações inusitadas. Exemplo: o Volt, da Chevrolet, é considerado elétrico nos Estados Unidos apesar do motor 1.4 a gasolina porque esse só alimenta as baterias – a propulsão é 100% elétrica, diferentemente do Prius, da Toyota. Será que o governo saberá diferenciá-los ou o fato de ter um motor a combustão o tornará híbrido no ponto de vista da lei brasileira?

O pacote de medidas ainda está sendo concluído antes de ser divulgado e incluirá medidas para incentivar a pesquisa tecnológica no Brasil também.