Chevrolet Montana 1.4 Arena

Chevrolet Montana 1.4 Arena

Perguntei ao diretor de marketing por que a GM demorou tanto para preencher o espaço entre a Montana Conquest e a Sport 1.8. Gustavo Colocci, que assumiu o cargo há cerca de um ano, respondeu: “boa pergunta”. O executivo da GM reconheceu com extrema sinceridade que a montadora “precisa ser mais rápida” em responder ao mercado.

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Colocci não tem culpa disso, pelo contrário. Mesmo com todo o foco no Agile, o mais importante lançamento da marca este ano, conseguiu corrigir essa deficiência na linha da Chevrolet. A picape Montana, desde o lançamento da versão 1.4, tem vendido muito bem, mas inexplicavelmente ficou muito tempo sem uma alternativa intermediária para os clientes.

A Conquest, segundo a GM, responde por nada menos que 97% das vendas – a Sport 1.8, com preço de R$ 46 mil, é quase um objeto de decoração na linha. Em números é como se em 2 600 unidades, a versão mais cara entre com apenas 80 veículos. Por isso a chegada da versão Arena e da Sport 1.4 deve colocar o modelo numa situação mais justa contra as rivais Strada e Saveiro.

A Arena é um pacote para equipar a Conquest e, por cerca de R$ 6 mil a mais (R$ 29 102 contra R$ 35 087) traz diversos itens de série além de um visual um pouco mais exclusivo, composto basicamente por rodas de alumínio aro 14 e decalques na carroceria. Entre os equipamentos mais interessantes estão ar condicionado, direção hidráulica, santantônio, faróis com máscara negra, faróis de neblina, capota marítima e comando elétrico de ajuste de altura dos faróis, importante numa picape, que muda de ângulo conforme a carga transportada.

O visual, como se nota nas fotos, é mais robusto e com ar esportivo. Já a Sport 1.4 transformou a opção mais sofisticada numa versão mais acessível. Ela traz praticamente o mesmo da Sport 1.8, mas por um preço bem mais acessível de R$ 38 787. Para não acabar com a Sport 1.8 a GM acrescentou ABS e airbag de série.

A montadora quer acrescentar em torno de mil unidades às vendas mensais, 600 da Arena e 400 da Sport 1.4. Como se vê, a GM perdeu neste ano cerca de R$ 350 milhões de faturamento se tivesse lançado as duas versões no começo de 2009 (10 mil unidades por um preço médio de R$ 35 mil).