Toyota Etios hatch

Toyota Etios hatch

Ontem (17), uma nota do jornal japonês Nikkei causou uma certa confusão entre os veículos de imprensa nacionais. O diário divulgou que a Toyota havia retomado o projeto da fábrica de Sorocaba, aquela que fará o compacto Etios. Reproduzida por várias agências, a notícia acabou sendo publicada com informações erradas.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Nela se dizia que o projeto da planta de Sorocaba estava parado desde 2008, na época da crise financeira. Estranhamos porque, na época do lançamento do Corolla 2.0, fizemos questão de parar o carro ao lado do terreno da empresa, na Rodovia Castelo Branco, para ver como estavam os trabalhos. Lá, descobrimos que a terraplenagem estava em andamento, interrompida apenas pela chuva que caía no mês de março.

Dois meses antes, a montadora apresentou o Etios na Índia, nas versões sedã e hatch. Ou seja, o projeto da Toyota de lançar um compacto no Brasil nunca parou.

Por isso, o site Fast Driver, nosso braço no portal iG, com apuração do repórter Rodrigo Mora, contestou a informação e disse que a montadora japonesa quer, sim, acelerar o projeto, entregando a unidade em 2011. Mora soube pela prefeitura de Sorocaba que o trabalho no terreno nunca parou nesse período, exceto pelas chuvas.

Hoje, uma nota do jornal Folha de São Paulo seguiu o mesmo tom da nossa nota, anunciando que a Toyota quer “agilizar” a construção e não retomar o projeto. A Folha soube pela montadora que as licenças ambientais já foram conseguidas para permitir a construção das instalações.