Fiat Bravo T-Jet 2011

A Fiat apresentou nesta noite de quarta-feira no Rio de Janeiro o novo Bravo, o hatch médio que sucede o Stilo depois de um período extremamente longo de gestação. O carro não é novidade: existe na Itália desde 2007 e já era testado no Brasil há um bom tempo, mas a crise financeira assustou a montadora que preferiu segurar seu lançamento. Além disso, o Bravo compartilha muitos componentes com o Stilo – até o entreeixos é o mesmo, de 2,6 m.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Mas o modelo tem outra concepção, talvez a mais racional e bela que a Fiat produziu nos últimos tempos. Não tem, claro, mais impacto, mas agora sim a marca pode ter alguma chance de competir no segmento – que me perdoem os fãs do Stilo, mas o carro nasceu de forma estranha: tem ideias de minivan, formato retangular e uma identidade visual que nunca teve nada a ver com outros produtos da marca.

O Bravo não. É Fiat – e até em certos ângulos um Alfa – com design esportivo e soluções mais simples e objetivas. Vamos andar no carro só amanhã na pista de Jacarepaguá e na região da Barra da Tijuca, mas o carro promete agradar, pelo menos na explicação técnica da montadora.

Os preços, bem, esses subiram. Tudo bem que o Stilo já estava numa situação enfraquecida no mercado e por isso custava menos, mas a Fiat começou pedindo R$ 55.200 pelo Bravo Essence manual, valor que sobe para R$ 57.800 no modelo com câmbio Dualogic – que a Fiat insiste em chamar de “automático”.

A diferença para o Absolute é de R$ 7.000 que inclui o ABS, item inexplicavelmente tirado do Essence – em vez disso, temos faróis de neblina de série em todas as versões. Ou seja, o Bravo Absolute custa R$ 62.250 no manual e R$ 65.200 no Dualogic. Detalhe: as borboletas no volante são item exclusivo desta versão.

Por fim há o T-Jet, que só será vendido entre fevereiro e março de 2011. Com preço convidativo (R$ 67.700), o Bravo T-Jet é mais discreto que seu irmão Punto, mas traz vários equipamentos de série como ESP, ASR e câmbio de seis marchas manual importado da Itália. Para completar, o botão Overbooster no painel dá mais 2 kg de torque entre 2.000 e 4.000 rpm, uma forma de compensar o maior peso do Bravo em relação ao Punto.

Aliás, o Bravo T-Jet tem velocidade máxima maior que o Punto T-Jet – 206 km/h contra 203 km/h, mas perde em aceleração – 8,7s contra 8,4 segundos do hatch compacto.

O Bravo Essence e Absolute, com o motor 1.8 16V E.torQ, chegam a 191 km/h com gasolina e 193 km/h com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 10,3 segundos e 9,9 segundos, respectivamente.

O T-Jet tem suspensão 2 cm mais baixa com acerto mais rígido, o que deve propiciar boa diversão para os jornalistas amanhã. Vamos ver se o Bravo tem cartas na manga para encarar a dupla Focus/i30 ou se vai brigar pelo pelotão de trás como seu antecessor.