Ford Mustang GT 350R 2015

Ford Mustang GT 350R 2015

Usando o esportivo Mustang, a Ford divulgou uma história que conta a evolução dos volantes de direção. A marca apresenta em imagens seus padrões de design dos volantes mais representativos do modelo clássico.

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A primeira geração do Ford Mustang, lançada em 1964, trazia um volante emblemático de três raios de alumínio com aro imitando madeira e buzina no centro, com diâmetro de 16 polegadas e assistência hidráulica como opcional. Em 1967, o modelo ganhou direção ajustável em sete posições.

No ano de 1968, o esportivo estreou uma coluna de direção retrátil para reduzir a possibilidade de lesão em acidentes, com volante de dois raios com uma seção central maior e almofadada, com controle da buzina no aro de metal.

Ford Mustang SVO 1984

Ford Mustang SVO 1984

A geração do Mustang, de 1974, ganhou volante de dois raios revestido em couro e 15 polegadas de diâmetro, com opção de direção assistida com pinhão e cremalheira. Em 1979, o volante de dois raios deu lugar a um de quatro raios, que incorporou ainda os comandos do limpador de para-brisa e faróis na coluna, além do piloto automático através de botões.

Em 1984, o Mustang SVO (Special Vehicle Operations) trouxe um volante de três raios com ajuste de altura e profundidade, aro mais grosso, diâmetro menor e logotipos Ford e SVO gravados no centro do revestimento de couro. Já em 1990, o modelo incorporou o airbag de série, transferindo a buzina para dois botões laterais

A quarta geração, em 1994, trouxe volante com buzina integrada à tampa articulada do airbag. No ano de 2005, a quinta geração do Ford trouxe volante como uma releitura do modelo 1965-1967, com raios de polímero, ou opcionalmente de alumínio.

Ford Mustang 1965

Ford Mustang 1965

Já em 2010, o volante recebeu botões para os comandos de voz do telefone, músicas, rádios e outras funções do sistema YNC. O emblema central de acrílico foi trocado por um de alumínio polido, estampando o cavalinho ou uma cobra, no caso do Shelby GT500.

Em 2013, o volante passou a incluir um botão de quatro vias, além de um “OK” para controle da tela do painel de instrumentos. Nos modelos Boss 302 e Shelby GT500, era revestido em couro Alcantara, inspirado em competições.

Por fim, a sexta geração do Mustang, em 2015, trouxe um volante totalmente redesenhado com até 20 botões. Os da direita comandam o SYNC e o rádio, enquanto os da esquerda controlam o piloto automático adaptativo e a tela do painel de instrumentos. Os controles de marcha no volante “paddle shift” foram oferecidos pela primeira vez no Mustang com transmissão automática. Seu airbag circular, projetado especialmente, é o único com esse formato em toda a linha Ford. É também o volante de menor diâmetro da marca, com apenas 14 polegadas. Os raios de alumínio têm um acabamento nas bordas para que o motorista toque apenas no couro ao segurar o volante.

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No caso do bólido GT350, há um volante de base reta e acabamento em Alcantara, inspirado em carros de corrida.

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Ford Mustang mostra história da evolução dos volantes