Ontem havíamos noticiado aqui que a General Motors teria mantido a liderança em vendas no mercado mundial, porém, mais uma vez, a empresa usou de um expediente um tanto fictício. como possui 34% das ações da marca chinesa Wuling, a GM computa o total de vendas dela na sua conta. Ou seja, soma mais de 500 mil carros ao seu portfólio de maneira injusta já que as demais montadoras não consideram essas vendas quando não possuem mais de 50% das ações.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Sem contar esses números, ou mesmo considerando apenas um terço deles, a General Motors ficará muito atrás da Toyota quando esta divulgar os dados oficiais, próximos a 9,37 milhões de carros vendidos.

Abaixo, está o texto anteriormente publicado, para quem quiser entender melhor a história.
GM, ainda líder

É o que diz a Reuters, baseada numa fonte dentro da Toyota. Explicamos: a General Motors divulgou o total de veículos vendidos em 2007. Foram 9 369 524 unidades em todo o mundo, incluindo suas diversas marcas.

A Toyota, por sua vez, só divulgará os dados oficiais no final do mês, mas o informante da agência de notícias Reuters revelou que o número da empresa japonesa ficará em torno de 9 366 000, ou seja, pouco mais de 3 mil carros atrás.

A diferença é praticamente pífia, algo como 0,04% a menos, ou o equivalente as vendas do Corolla brasileiro em um mês. Em outras palavras, qualquer soluço em algum mercado poderia ter virado o jogo para a japonesa.

Apesar disso, há quem diga que a GM pode manter o posto em 2008, ao contrário do que se pensava. A razão seria a melhor posição da empresa norte-americana nos mercados emergentes como a China e o Brasil (onde a GM vende sete vezes mais que a Toyota) e sua recuperação na Europa.

Mesmo assim, os japoneses levam enorme vantagem em dois aspectos mais importantes: são mais lucrativos e têm uma das marcas mais valiosas do mundo.