Hyundai HD 80

Hyundai HD 80

A Hyundai CAOA anunciou recentemente a chegada do novo caminhão leve HD 80. O modelo, produzido na planta da marca em Anápolis (GO), chega para ocupar o lugar do HD 78. Ele se diferencia de seu antecessor pelo novo motor biturbo a diesel, que é mais potente e atende às normas do Proncove P7; além de uma série de outras características – como o PBT maior. O novo Hyundai HD 80 está disponível em versão única de acabamento, com preço sugerido de R$ 118,8 mil.

De acordo com a empresa, o novo caminhão oferece um chassi bastante resistente, que possibilita ao proprietário configura-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. O Hyundai pode receber baú carga seca; baú isotérmico; baú frigorífico; carroceria aberta; plataforma de guincho; cesto aéreo e food truck.

Na parte estética, o modelo também traz diferenciais. Há uma nova grade frontal e adesivos diferenciados. Já o interior oferece painel de instrumentos e console central do painel redesenhados; nova manopla de acionamento do freio de estacionamento (agora pneumático) e um novo computador de bordo como item de série.

O motor é um 3.0 litros biturbo a diesel de quatro cilindros; dotado de intercooler e sistema EGR de recirculação de gases do escape (que dispensa o uso do ARLA); reduzindo a emissão de poluentes e assim, atendendo à sétima fase (P7) do Proncove. Ele consegue entregar até 170 cavalos de potência, a 3.500 rpm; e 40,8 kgfm de torque, entre 1.500 e 2.00 rpm. Para efeito de comparação, a unidade do antigo Hyundai HD 78 gerava 155 cv e 40 kgfm.

Há também um novo sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Agora o reservatório de expansão do líquido de resfriamento é externo, atrás da cabine do Hyundai HD 80; o que torna a verificação do nível mais simples e rápida.

O propulsor está associado a um câmbio manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido. Esta caixa é ligada ao diferencial traseiro por um novo eixo cardan, do tipo monotron; ou seja, os dois segmentos que compõem o eixo (frontal e posterior) são balanceados em conjunto. Este diferencial oferece uma nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta quando comparada ao do seu antecessor, contribuindo, assim, para uma melhora no desempenho.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Ainda entre as novidades, o Hyundai HD 80 oferece um novo sistema de freios pneumáticos (o antigo tinha sistema hidráulico); freios ABS de série; sistema de ajuste automático da folga das lonas de freios; ne ovos eixos e suspensões dianteira e traseira. O Peso Bruto Total (PBT) passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80.

Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.

Hyundai HD 80 chega ao Brasil e substitui o HD 78