Hyundai Elantra

Achou maluquice? Pois é isso  que revela a edição desta semana da revista Veja. Segundo ela, a CAOA, representante da marca coreana no Brasil, teria pressionado a Hyundai a autorizá-lo a produzir o ix35 e o Elantra no país. Mas os coreanos relutavam, é claro.

Certamente, com a fábrica de Piracicaba a pleno vapor, imaginavam que tomariam a frente do negócio. Mas o dono da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, teria ameaçado representar outras duas marcas chinesas (nosso palpite: BYD e Great Wall) e abrir duas novas fábricas no Brasil para elas.

Sem saída, a Hyundai aceitou que a CAOA abra duas novas linhas de montagem tocadas pela CAOA: uma em São Paulo (não se sabe se junto do projeto HB, em Piracicaba, ou em outra localidade) e outra em Pernambuco, provavelmente para aproveitar a brecha legal que a Fiat conseguiu para levantar sua segunda fábrica no país.

Em São Paulo, segundo a Veja, será feito o ix35, que chegou-se a cogitar como produto a ser feito em Anápolis, onde a CAOA monta o HR e o Tucson. Já em Pernambuco será montado o novo Elantra, sedã médio que está dando trabalho ao Civic e ao Corolla nos EUA e que chegará ai Brasil como importado entre junho e julho.

Se tudo isso for verdade, CAOA ainda vai mandar muito mais do que se pensa na Hyundai brasileira.

Hyundai ix35