Kia K3 chega no México e deve vir para o Brasil

Kia K3 chega no México e deve vir para o Brasil

A Kia lançou no México o novíssimo Kia K3, que assume o lugar do Rio. E como o Brasil tem acordo de livre comércio com o México, o modelo é um forte candidato para passear pelas ruas do Brasil. No passado, o K3 era um nome alternativo para o Cerato e o Forte, mas parece que a fabricante sul-coreana optou por reorganizar os nomes de seus modelos, pelo menos no México.

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É importante destacar que a atual geração do Cerato, a terceira em sua linhagem, fez a sua estreia em janeiro de 2018 e recebeu um facelift recentemente em abril de 2021. Enquanto isso, o Rio de quarta geração está presente desde 2016 e recebeu uma atualização em 2020, tornando-se pronto para ser substituído.

Vale ressaltar que a mudança para uma designação alfanumérica para o Rio é semelhante ao que aconteceu com o Optima (agora conhecido simplesmente como K5), o que nos faz questionar como será chamada a próxima geração do Cerato, será o K4?

O K3 está sendo lançado inicialmente como um sedã de quatro portas, com os veículos de mídia mexicanos relatando que um hatchback de cinco portas será lançado posteriormente. O Rio de quarta geração anterior também estava disponível nos mesmos estilos de carroceria.

No formato sedã, o novo K3 é consideravelmente maior do que o Rio anterior, medindo 4.545 mm de comprimento (+160 mm), 1.765 mm de largura (+40 mm), 1.475 mm de altura (+15 mm) e com uma distância entreeixos de 2.670 mm (+90 mm). O espaço do porta-malas também aumentou como resultado, com o K3 agora oferecendo 544 litros em comparação com os 387 litros do sedã Rio.

Em termos de design, a parte frontal do K3 parece ter sido inspirada no K5, com sua ampla grade estilo “tiger nose”, que é enquadrada por luzes de circulação diurna distintas que se estendem ao longo das bordas. O veículo na imagem é da versão GT-Line, portanto, o para-choque tem um visual mais agressivo com “presas” na entrada inferior.

Kia K3 chega no México e deve vir para o Brasil

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Quanto à parte traseira, as lanternas envolventes têm uma assinatura luminosa quase em forma de J e uma barra luminosa no porta-malas robusto que conecta os dois grupos de luzes. Também é possível notar um toque de estilo SUV com os revestimentos pretos sobre os arcos das rodas e ao longo da borda inferior.

O interior também passou por uma renovação completa, apresentando um design de painel mais simples que nos lembra do EV6. Comparado ao Rio anterior, agora há um painel de instrumentos digital de 4,2 polegadas, que compartilha o mesmo suporte com uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas. O painel abaixo das saídas de ar centrais e do painel de controle do ar condicionado também parece ter um toque do EV6, já que possui controles para reprodução de mídia e o sistema de climatização de zona dupla (com saídas de ar traseiras).

Outra semelhança com o EV6 é o design do volante, enquanto recursos notáveis incluem iluminação ambiente de 64 cores, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conexão Bluetooth para dois dispositivos e portas USB-C.

Os recursos de segurança padrão para o K3 incluem seis airbags, ABS e ESC, com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) disponíveis em versões selecionadas. Evitação de Colisão Frontal, Assistência de Manutenção de Faixa, Assistência de Evitação de Colisão em Ponto Cego, Assistência de Evitação de Colisão de Tráfego Cruzado Traseiro e Aviso de Atenção à Condução são algumas das tecnologias ADAS oferecidas.

Kia K3 chega no México e deve vir para o Brasil

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Em termos de motores, o K3 estará disponível com um motor a gasolina de quatro cilindros e 1.6 litro, com 123 cv, que pode ser combinado com uma transmissão manual ou automática de seis velocidades. Também existe um motor 2.0 litros de quatro cilindros, disponível na versão GT-Line, que oferece 152 cv e é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com trocas de marcha manuais. Um motor de 1.4 litros voltado para exportação também estará disponível.

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O K3 será produzido em Nuevo León, México, e será vendido em mercados selecionados a partir do quarto trimestre do ano. Relatos indicam que o Rio foi descontinuado em mercados como a Europa, América do Norte, Reino Unido, Austrália e África do Sul, o que indica que o K3 provavelmente será direcionado a mercados em desenvolvimento, como América Latina, Oriente Médio e Sudeste Asiático.

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